NOS promete oferecer a primeira experiência Gaming em 5G em Portugal, mas o que não vai faltar são alternativas

A NOS vai aproveitar a chegada do 5G para lançar a sua proposta de gaming via Cloud com a ajuda da Blacknut.

nos 5g blacknut
- Publicidade -

A NOS revelou esta semana as capacidades das suas ligações 5G que irão trazer até aos portugueses uma nova forma de navegar na internet e de consumir conteúdos, a altas velocidades e com latência mínima.

Na revelação, a operadora anunciou também uma série de parcerias exclusivas, dedicadas à produtividade e lazer, que servirão não só de demonstração das capacidades das ligações 5G, mas também de novos serviços exclusivos aos utilizadores da nova rede NOS.

Um desses serviços é cloud gaming, da Blacknut, um serviço cloud que dá acesso a um catálogo de 500 jogos em cloud via streaming numa série de dispositivos, como smartphones, tablets, portáteis, PCs e TVs, com exceção dispositivos iOS. Mas terá sido esta a melhor opção para usufruir do cloud gaming ou para demonstrar as capacidades do 5G?

Os detalhes de parceria da NOS com a Blacknut são escassos, assim como a forma de operação do serviço, sabendo-se apenas que prometem uma transmissão acima de 6mb/s e com qualidade de imagem até 4K a 60FPS, algo que não é garantido e que, tal como noutros serviços semelhantes, depende da máquina que está a renderizar o jogo, das definições e otimizações de cada título e de cada dispositivo usado.

Apesar da presunção da NOS e da Blacknut em elaborarem que vem oferecer a primeira experiência Gaming em 5G em Portugal, esta não será, de todo, verdade. E olhando para o catálogo completo (que inclui alguns jogos populares, entre outros de qualidade duvidosa) ou para os preçários das Blacknut, levantamos dúvidas sobre a sua oferta no geral.

Atualmente, os portugueses já podem usufruir quase sem compromissos de serviços de cloud gaming, sem quaisquer contratos obrigatórios a uma operadora, com qualidades de serviços variáveis e ajustáveis às preferências, necessidades e expectativas de cada utilizador. O GeForce Now permite que os jogadores possam usar um servidor para jogar uma seleção de jogos das suas bibliotecas da Steam, uPlay e Epic Games, tirando até partido das capacidades das melhores placas gráficas no mercado (RTX); o PS Now oferece um catálogo com mais de 700 jogos via streaming, com jogos da PS2, PS3 e PS4, incluindo exclusivos PlayStation, através das consolas e do PC; o Xbox Game Pass Ultimate dá acesso a uma lista curada e otimizada de jogos Xbox em dispositivos Android, via xCloud, com alguns títulos onde não é necessário um comando; e por fim temos o infame Google Stadia, que promete também versatilidade e uma experiência até 4K 60FPS com HDR, com alguns dos jogos mais importantes do momento otimizados para esta nova forma de jogar.

A Blacknut, no entanto, coloca-se na posição de pioneira em cloud gaming em Portugal, apesar de não faltarem alternativas de qualidade, mais abrangentes, diversas e acessíveis ainda antes do 5G chegar.

Não é claro se o serviço da Blacknut irá entrar nas mensalidades e pacotes da NOS quando for lançado, mas, em separado, é possível usufruir da sua oferta por 15,99 dólares por mês.

Fonte:Blacknut
- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Parceiros

Relacionados

NOS estreia-se na entrega de produtos ao domicílio

Promete entregas em até duas horas.

Já existe uma praia 5G em Portugal

Só falta mesmo o 5G ficar disponível para os utilizadores, o que está difícil.

Trust coloca o jogo nas nossas mãos com dois novos ratos

Conheçam o GXT 922 Ybar e o GXT 131 Ranoo.

Análise – Asus ROG Phone 5

Jogos móveis, evoluídos.
- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Recentes

91.ª Feira do Livro de Lisboa vai ser a segunda maior de sempre

Só mesmo a edição de 2019 teve mais expositores.

Crunchyroll Premium está a dar 3 meses de acesso ao Xbox Game Pass para PC

Não, infelizmente não se trata do Xbox Game Pass Ultimate.