Nintendo Switch 2 vai ser compatível com jogos da atual consola

- Publicidade -

A consola manter-se-á fiel à natureza híbrida do primeiro modelo, embora possam existir diferenças importantes na forma de funcionamento.

Se há algo que não agrada os jogadores de consola é que, a cada novo hardware, os jogos mudam. Isso significa que, muitas vezes, as centenas, ou milhares, de euros investidos em jogos são encostados porque uma nova consola nova não suporta os jogos antigos. Felizmente, isso tem mudado muito nos últimos anos. Se a Xbox já oferecia retrocompatibilidade há algum tempo, a verdade é que, com a PlayStation 5, a Sony passou a oferecer essa mesma retrocompatibilidade. Agora, e se tivermos em consideração ao que está a ser avançado, a próxima Nintendo Switch 2 (ou qualquer outro nome que a consola irá ter) vai contar com suporte para jogar os jogos da atual consola.

A informação está a ser avançada pelo jornal chinês BiliBili, que revela algumas informações que afirmam terem sido obtidas de uma “fonte interna”. Alguns deles já haviam sido alvo de rumores anteriores, como os relativos aos comandos de nova geração, que deveriam ser maiores e equipados com um conveniente sistema de fixação magnética. Para ser sincero, a retrocompatibilidade em si já se falava há alguns meses, e agora esses rumores ganharam nova vida: segundo a fonte, o slot físico da Nintendo Switch 2 será retrocompatível com os cartuchos da primeira Switch. Em sentido oposto, os cartuchos do novo modelo não poderão ser utilizados na Switch 1. Além disso, a lacuna técnica entre os dois modelos será considerável, a ponto de não permitir o funcionamento dos jogos da Switch 2 no progenitor.

Pelo que sabemos, a retrocompatibilidade também será garantida com títulos adquiridos em formato digital: embora a fonte não entre no mérito da questão, é provável que os utilizadores simplesmente tenham de descarregar novamente os seus jogos na nova consola.

Retrocompatibilidade a chegar com a Nintendo Switch 2

A nova Nintendo Switch 2 deverá ser equipada com ecrã um pouco maior – tipo LCD, a variante OLED poderá chegar mais tarde – e hardware decididamente mais potente. Em tempos surgiram rumores sobre o suporte de alguns recursos da GeForce RTX 40, mas afinal o coração da consola será uma versão personalizada de um chip NVIDIA. A consola manter-se-á fiel à natureza híbrida do primeiro modelo, embora possam existir diferenças importantes na forma de funcionamento. A princípio falava-se num lançamento para acontecer no final de 2024, mas a Nintendo – que se prepara para atender a toda a procura inicial – pode ter remarcado esse lançamento para o primeiro trimestre de 2025.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados