Municípios têm até 2025 para implementar soluções de recolha seletiva de resíduos têxteis

- Publicidade -

Muitos podem não saber, mas a verdade é que uma diretiva da União Europeia obriga a que, até 2025, os municípios estejam obrigados a implementar soluções de recolha seletiva de resíduos têxteis. E já há pelo menos uma cidade portuguesa a fazê-lo. E bem.

A Maia já faz esta recolha desde 2011 e, no ano passado, foram depositados cerca de 230 toneladas de resíduos têxteis nos roupões disponíveis no concelho. Essas toneladas de resíduos têxteis permitiram angariar 10 mil euros que foram doados a instituições locais, como a Didasan, Re-food Maia, Socialis, entre outras.

Na cidade, a iniciativa é promovida pela MAIAMBIENTE e pela Wippytex (empresa responsável pela recolha destes resíduos). Desde que começaram com o projeto, já foram recolhidas 1.663 toneladas de roupa, tendo resultado na angariação de mais de 72 mil euros, distribuídos por 41 instituições locais.

Em Portugal, deitam-se para o lixo cerca de 200 mil toneladas de têxteis por ano, sendo que apenas 4,3% destes resíduos é enviado para valorização.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados