fbpx

Municípios têm até 2025 para implementar soluções de recolha seletiva de resíduos têxteis

Muitos podem não saber, mas a verdade é que uma diretiva da União Europeia obriga a que, até 2025, os municípios estejam obrigados a implementar soluções de recolha seletiva de resíduos têxteis. E já há pelo menos uma cidade portuguesa a fazê-lo. E bem.

A Maia já faz esta recolha desde 2011 e, no ano passado, foram depositados cerca de 230 toneladas de resíduos têxteis nos roupões disponíveis no concelho. Essas toneladas de resíduos têxteis permitiram angariar 10 mil euros que foram doados a instituições locais, como a Didasan, Re-food Maia, Socialis, entre outras.

Na cidade, a iniciativa é promovida pela MAIAMBIENTE e pela Wippytex (empresa responsável pela recolha destes resíduos). Desde que começaram com o projeto, já foram recolhidas 1.663 toneladas de roupa, tendo resultado na angariação de mais de 72 mil euros, distribuídos por 41 instituições locais.

Em Portugal, deitam-se para o lixo cerca de 200 mil toneladas de têxteis por ano, sendo que apenas 4,3% destes resíduos é enviado para valorização.

- Publicidade -

Afiliados

Sigam-nos

10,779FansCurti
4,064SeguidoresSeguir
628SeguidoresSeguir

Media Partner

Relacionados

Sabem como se deve reciclar cada produto? O Continente ajuda

Dividir frasco e tampa, espalmar as embalagens de leite ou escorrer as garrafas dos iogurtes líquidos (antes de colocar no contentor) são algumas das indicações simples que passam a estar presentes nos produtos.

Bota icónica da Timberland é agora feita com 40% de material reciclado

Falamos do modelo 6-Inch, pois claro, que ganha agora uma versão mais amiga do ambiente. Chama-se 6-Inch Premium ReBOTL e conta agora com material reciclado.
- Publicidade -

Mais Recentes

drand: um serviço público de números aleatórios

O que têm em comum a segurança do seu home banking, as auditorias eleitorais, e o sorteio semanal do Euromilhões? Todas requerem números aleatórios.

Crítica – The One and Only Ivan

The One and Only Ivan é um dos filmes mais bonitos de 2020.

Protege A Criança mais importante da galáxia no novo set LEGO de The Mandalorian

Agora que já todos conhecem, finalmente, A Criança, ou Baby Yoda para os amigos, o Grupo...