Municípios têm até 2025 para implementar soluções de recolha seletiva de resíduos têxteis

Muitos podem não saber, mas a verdade é que uma diretiva da União Europeia obriga a que, até 2025, os municípios estejam obrigados a implementar soluções de recolha seletiva de resíduos têxteis. E já há pelo menos uma cidade portuguesa a fazê-lo. E bem.

- Publicidade -

A Maia já faz esta recolha desde 2011 e, no ano passado, foram depositados cerca de 230 toneladas de resíduos têxteis nos roupões disponíveis no concelho. Essas toneladas de resíduos têxteis permitiram angariar 10 mil euros que foram doados a instituições locais, como a Didasan, Re-food Maia, Socialis, entre outras.

Na cidade, a iniciativa é promovida pela MAIAMBIENTE e pela Wippytex (empresa responsável pela recolha destes resíduos). Desde que começaram com o projeto, já foram recolhidas 1.663 toneladas de roupa, tendo resultado na angariação de mais de 72 mil euros, distribuídos por 41 instituições locais.

Em Portugal, deitam-se para o lixo cerca de 200 mil toneladas de têxteis por ano, sendo que apenas 4,3% destes resíduos é enviado para valorização.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Parceiros

Relacionados

Maia é o primeiro município do país a indexar tarifa à produção de resíduos

Até ao final do ano, os munícipes abrangidos vão conseguir perceber a diferença entre a fatura atual, indexada ao consumo de água, e a fatura virtual, que vão passar a receber, que revelará a tarifa que pagariam calculada através do novo modelo.

Cascais já tem máquinas que dão prémios em troca de embalagens de bebidas

São 10 as máquinas disponíveis que podem dar prémios ou experiências como visitas a museus, escovas de dentes em bambu, entre outros.
- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Recentes

Fórmula 1 – Grande Prémio da Hungria fica para a história graças a um Alpine e a um Mercedes

O Grande Prémio da Hungria fica marcado por uma primeira volta cujos acontecimentos, proporcionados em grande parte pelo Mercedes nº 77, conseguiram meter 5 pilotos de fora, mas também pela vitória de Esteban Ocon e ainda por termos não um, mas dois carros da Williams nos pontos.

Preparem a carteira: Combustíveis voltam a aumentar de preço já amanhã

Começa a ser um mau hábito, mas os portugueses não conseguem fugir desta realidade.