Diz o Lidl que se deve tudo aos impostos praticados no nosso país. E à inflação.
Foi no passado mês de abril que o Lidl Portugal começou por anunciar o novíssimo Monsieur Cuisine Smart, fabuloso robô de cozinha que tivemos oportunidade de analisar e que, de resto, tem feito as delícias cá por casa.
O robô foi então posto à venda em várias lojas Lidl (não todas, atenção) e foi, como se esperaria, um sucesso de vendas, tendo rapidamente esgotado, muito graças ao excelente preço praticado na altura: 449€. O robô esteve à venda, portanto, entre abril e maio, e, esgotadas todas as unidades, somente voltou a estar à venda mais perto do final de julho. O preço manteve-se.
Ora, nos últimos dias de novembro, o Lidl voltou a disponibilizar o Monsieur Cuisine Smart nas suas lojas, mas com uma diferença significativa de preço. E, confessamos, não reparámos logo.
Um leitor atento comentou o nosso artigo de abril quando referiu que o preço estava errado, devendo ser de 499€ e não 449€. Estranhámos, porque apesar de errarmos – todos erramos, somos humanos, aceitem isso -, os algarismos “4” e “9” não estão propriamente ao lado um do outro do teclado, logo seria um erro demasiado evidente da nossa parte. Ou seja, o preço inicial estava correto.
Por outras palavras, o Lidl passou a vender o Monsieur Cuisine Smart 50€ mais caro relativamente ao preço inicial de venda praticado em abril/maio e em julho, que era de 449€. Muitos terão reparado, outros não, mas a verdade é que, publicamente, nada foi dito sobre este súbito aumento de preço.
Em França, o Monsieur Cuisine Smart chega a ser 140€ mais barato
Como referimos, alguns consumidores são mais atentos que outros, e têm vindo a inundar as redes sociais do Lidl a questionar o porquê deste preço, especialmente quando outros países europeus praticam preços mais acessíveis.
Por exemplo, em França, o Monsieur Cuisine Smart custa atualmente 429€, mas, se recorrerem à app Lidl Plus, conseguem um desconto extra de 70€, o que faz com que o robô de cozinha custe uns excelentes 359€. Em Portugal não existe qualquer campanha do género.
O que diz o Lidl Portugal?
Respondendo a alguns comentários nas redes sociais, o retalhista alimentar justifica-se basicamente com dois motivos: impostos e inflação.
Em resposta a alguns comentários, a empresa diz que a “diferença nos preços entre as diversas lojas na Europa, deve-se sobretudo às taxas de impostos de cada país”. Já noutras respostas, diz que, “dada a conjuntura atual, nos últimos tempos, tem vindo a registar-se um aumento de custos nas matérias-primas a nível global, transportes, gás, entre outros, impactando diretamente a todos nós. No Lidl Portugal, trabalhamos em verdadeira parceria junto dos nossos fornecedores, apoiando-os e analisando de que forma podemos enfrentar em conjunto os desafios inerentes ao mercado, procurando absorver ao máximo os incrementos que se fazem sentir”.
E o desconto na app Lidl plus também não é feito cá por causa da inflação e imposto? Que tristes.
Quando o Lidl volta a ter em venda o Monsieur Cuisine Connect?