Microsoft acelera as atualizações do Windows 10

- Publicidade -

Convém relembrar que, a 14 de outubro de 2025, acaba o suporte deste sistema operativo.

A Microsoft fez alguns progressos significativos nas atualizações do Windows 10. A empresa anunciou que reduziu significativamente o tamanho das atualizações, o que permite que as mesmas sejam descarregadas, e instaladas, de forma muito mais rápida.

Os utilizadores do Windows 11 já beneficiam dessa situação desde 2021, quando na ocasião a Microsoft revelou que havia reduzido o peso dessas atualizações em cerca de 40%. Agora, a empresa garante que as atualizações do Windows 10 22H2 diminuirão significativamente no futuro devido a algumas otimizações na metodologia de empacotamento.

Essas são as mesmas melhorias que chegaram ao Windows 11 em 2021, incluindo a remoção de diferenciais reversos, melhoria da criação de atualizações do Windows e geração de dados de atualização reversa. A Microsoft também oferece a documentação com todas as informações adicionais sobre o assunto, que podem ser consultadas aqui.

Por exemplo, os utilizadores podem notar que a atualização KB5036892, que foi lançada no passado dia 9 de abril, conta com 830MB, enquanto a atualização KB5036979, que foi lançada a 23 de abril, conta com “somente” 650 MB. E essa redução representa cerca de 22% no tamanho da atualização. Mas como dito anteriormente, o ganho pode chegar aos 40%, dependendo da versão.

Windows 10 com atualizações mais leves

Para quem não sabe, o suporte do Windows 10 acabará a 14 de outubro de 2025. A partir dessa data, a Microsoft não oferecerá mais atualizações… pelo menos de forma gratuita. Aqueles que desejam ver o seu sistema atualizado após essa data terão de pagar. E se o preço a ser pago pelas empresas já é conhecido, a empresa ainda não revelou quanto é que os utilizadores “domésticos” terão de desembolsar.

Os utilizadores que não desejarem pagar para continuar a ter atualizações, têm sempre a possibilidade de atualizar de forma totalmente gratuita para o Windows 11.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados