Metros de Lisboa e do Porto vão precisar de quase 50 novos comboios para expandir redes

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Não foi revelado o valor desse futuro investimento.

Aconteceu esta semana, mais especificamente entre os 16 e 17 de maio, o Portugal Railway Summit 2022, o maior evento do cluster ferroviário, organizado pela PFP – Associação da Plataforma Ferroviária Portuguesa.

No primeiro dia decorreram painéis de discussão dedicados aos temas dos “Investimentos Nacionais” e da “Inovação e Desafios Tecnológicos”. Já no segundo e último dia, aconteceram também dois painéis sobre “Intermodalidade” e “Fórum de Clusters Portugueses”, com o evento a ter terminado com pitching sessions das empresas do setor.

Ora, quando acontecem estes eventos, é normal que surjam vários anúncios interessantes. Um deles diz respeito à nova linha Porto-Vigo, que vai permitir que a cidade do norte fique ligada a Santiago de Compostela vão ficar ligados em apenas 2h30m de comboio a partir de 2030.

Outro assunto relevante que foi debatido no Portugal Railway Summit 2022 diz respeito aos Metros de Lisboa e do Porto, que necessitarão de novos comboios para que as tão almejadas expansões de redes.

Expansão da rede do Metro de Lisboa requer 24 novos comboios

De acordo com o ECO, que assistiu ao evento, serão necessárias 24 novas unidades triplas, isto é, comboios com três carruagens cada, para a expansão da linha Vermelha entre São Sebastião e Alcântara, que deverá estar finalizada em 2026. Em todo o caso, e de acordo com o presidente do Metro de Lisboa, Vítor Domingues dos Santos, se se tal verificar necessário, poderão ser adquiridos outros 12 novos veículos.

Recorde-se, no entanto, que novos comboios irão entrar em funcionamento já no próximo ano ou, no máximo, em 2024, devido ao projeto da linha circular, entre Campo Grande e Cais do Sodré. Neste caso, falamos de 14 novas unidades triplas, produzidas pela Stadler.

Expansão da rede do Metro do Porto requer 22 novos comboios

No Porto, a lógica é a mesma. Somente mudam os números. Estamos a falar da aquisição de 22 novos comboios, sendo que, se tal se verificar ser necessário, poderão ser adquiridas mais 10 unidades.

Os novos veículos deverão chegar até ao final de 2025 e servirão para o projeto de expansão da rede, que prevê cinco novas linhas e o prolongamento da futura linha circular.

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