Kena: Bridge of Spirits Anniversary

- Publicidade -

Com uma nova atualização, Kena: Bridge of Spirits aterra na Steam Store e na Steam Deck com o suficiente para merecer uma segunda oportunidade.

Lançado há um ano na PlayStation 5 e na Epic Games Store, no PC, ao contrário da maioria, eu não apreciei assim tanto Kena: Bridge of Spirits, a estreia do estúdio de animação Ember Lab no mundo dos videojogos.

Na altura, embora tenha gostado o suficiente da apresentação do jogo, senti que tudo o que nele encontrava era forçado e vazio. Um jogo formulaico, que pica na nostalgia de jogos de exploração e plataformas da geração da Nintendo 64, com mecânicas mais modernas de jogos de ação, mas sem o nível de polimento do qual eu esperava, até para um jogo destas produções.

Por estas razões, e deixei claro na altura, não concluí a jornada de Kena, algo que fui fazendo ao longo do ano em pequenas doses, mas não as suficientes para terminar a história que ronda apenas 10 horas.

Hoje, há muito na minha opinião que pouco muda, mas a oportunidade de jogar fora da PlayStation ou das amarras da minha secretária motivaram-me o suficiente para dar uma segunda oportunidade a Kena: Bridge of Spirits.

A premissa de Kena: Bridge of Spirits é bastante simples. Kena é uma guia de espíritos num mundo que está a ser consumido pelas trevas e o nosso papel é visitar várias regiões, onde um elenco de personagens precisa da nossa ajuda para libertar as almas perdidas pela escuridão e curar este mundo.

Kena: Bridge of Spirits não procura complicar esta premissa. Por um lado, é ótimo, pois é simples e vai direto ao assunto. Por outro, pouco faz para ser, para mim, interessante o suficiente para querer saber da personagem oca que é Kena, ou para me interessar a sério pelo seu mundo. A narrativa é, também ela, formulaica, e a forma como a Ember Lab lhe tenta injetar emoção é extremamente forçada, com cinemáticas que parecem editadas como trailers e um tom tão miserável que tira brio aos adoráveis visuais.

Na altualização de aniversário tudo isto se mantém. É o mesmo jogo. É apenas uma atualização. Mas há melhorias! Visualmente, Kena: Bridge of Spirits mantém-se mais polido, algo expectável para um jogo com suporte de um ano, mas que lhe dá um ar refrescante, já que a apresentação é agora mais sólida e não sofre de tantos erros gráficos com modelos por carregar ou mais embaraçosos.

A atualização de Aniversário de Kena: Bridge of Spirits não vem transformar o jogo para melhor, apenas oferecer mais incentivos e conteúdos para se jogar.

A jogabilidade também sofreu pequenos ajustes. Pareceu-me mais acessível e responsiva, tornando os combates mais divertidos (algo que não gostei tanto na primeira versão), no entanto, o sistema de bloqueio e contra-ataque poderia ter sido um pouco mais afinado.

Outro aspeto que poderia ter sido trabalhado tem a ver com os indicadores em puzzles ambientais que, por várias vezes, pela inexistência dos mesmos, tornam os puzzles mais complicados do que aquilo que realmente são.

No fundo, Kena: Bridge of Spirits Anniversary dedica-se à adição de conteúdos e adaptação do jogo a novas plataformas do que propriamente a alterações estruturais de mecânicas ou design. E isso é Ok.

Uma das adições mais interessantes é a das Charmstones, novas habilidades passivas extra que conferem a Kena mais força de ataque ou defensa em diferentes condições, como por exemplo o Recharge, que restaura energia do escudo em bloqueios; o Mended Strength, que confere mais dano do staff durante 10 segundos depois de usar uma health flower; ou até o Half Moon, que nos dá mais dano ao staff quando temos apenas metade da vida, mas em troca perdemos toda a coragem num último ataque. Ao todo, são 15 Charmstones que vamos desbloqueando, sendo que só podemos usar uma de cada vez. E isto adiciona uma nova camada estratégica, especialmente em dificuldades mais altas, tornado o combate mais desafiante.

Para os que procuram recomeçar de novo esta jornada, mas com todas as habilidades desbloqueadas, o jogo conta agora com um New Game Plus, e para quem gosta da jogabilidade e procura novos desafios, existe um conjunto de desafios, os Spirit Guide Trials, que funcionam como um divertido mini jogo e recompensam os jogadores com novos fatos para Kena.

A atualização de aniversário inclui também novas funções de acessibilidade que permitem personalizar a experiência de jogo, desde ajudas a nível de legibilidade a ajudas de comandos. Mas o que é talvez o mais interessante desta atualização é a chegada à Steam. Não que seja a estreia nos PCs, isso aconteceu no lançamento original na Epic Games Store, mas por se tornar oficialmente compatível com a Steam Deck, recebendo até o selo verde de “Verificado”.

Kena: Bridge of Spirits Anniversary joga-se na Steam Deck com o desempenho expectável de qualquer jogo da PlayStation 4.

kena bridge of spirits anniversary steam deck

E confirma-se, Kena: Bridge of Spirits é 100% compatível com a nova máquina da Valve e nela podemos tirar todo o partido das suas capacidades. Vem com um layout de controlos compatível, com a possibilidade de editarmos e ativarmos os botões traseiros ou o giroscópio, e não desaponta a nível de experiência de jogo.

Contudo, é necessária alguma afinação e sacrifícios para correr o jogo, no mínimo, a 30 FPS constantes. Com um misto de definições em Medium e Low, o jogo apresenta-se belíssimo no ecrã da Steam Deck, mas seja em que configuração for, a resolução dinâmica é obrigatória para obtermos uma fluidez aceitável. Para os que pretendem sacrificar mais a qualidade de imagem, podem escolher a percentagem de resolução nativa, até 50%, que dá ao jogo uma imagem mais suave, mas constante.

No geral, e como outras conversões de jogos da PlayStation, Kena: Bridge of Spirits na Steam Deck joga-se como se seria de esperar numa PlayStation 4. E isso é fantástico, até porque esta oportunidade de poder ir avançando tanto no PC, como na consola portátil, deram-me o incentivo necessário para ir até ao fim e arrumar de vez a história de Kena.

Apesar de ser apenas uma edição de aniversário, com melhorias menores mas uma boa quantidade de extras, Kena: Bridge of Spirits fez o suficiente para merecer a minha atenção e, finalmente, a minha recomendação.

Kena: Bridge of Spirits Anniversary está disponível para PlayStation 5 e PC via Epic Games Store e Steam Store, e a sua atualização é gratuita para todos os jogadores da versão original do jogo.

Recomendado

Cópia para análise (PC Steam) cedida pela Ember Lab.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados

- Publicidade -

Mais recentes