Facebook: jovens ainda o usam, mas não como rede social

- Publicidade -

A Geração Z utiliza a conhecida rede social, sim, mas para outros fins.

Quem acham que, nos dias de hoje, mais utiliza o Facebook? Provavelmente deverão ter respondido “a maioria das pessoas”, mas, no que toca aos mais jovens, não é bem assim. É verdade que os estudos mais recentes partilhados pelo pessoal do New York Times mostram que a rede social de Mark Zuckerberg está longe de ser aquela onde passamos mais tempo. Mas ao contrário do que se possa pensar, a Geração Z, que inclui pessoas nascidas aproximadamente entre 1997 e 2010, ainda usa o Facebook regularmente. Só que esta geração não usa a plataforma como rede social.

O único interesse que a Geração Z encontra no Facebook é a secção Marketplace, onde podem publicar, e consultar, anúncios classificados para comprar ou vender quase tudo. Na verdade, este serviço, lançado em 2016, está longe de ser anedótico. Em 2022, possuía mais de mil milhões de utilizadores ativos, tornando-se o segundo site de classificados mais popular, atrás do eBay. O professor Yoo-Kyoung Seock, da Universidade da Geórgia, aponta que “o Facebook Marketplace é frequentemente chamado de “venda de garagem da Internet” e é uma contraparte moderna do eBay”. Mas porque é que os jovens preferem este serviço a outros serviços?

Dada a sua idade média, a Geração Z enfrenta um aumento maior no custo de vida relativamente à geração anterior. Comprar produtos em segunda mão torna-se, às vezes, uma necessidade. E acima de tudo: as poupanças realizadas são reais. Cher Su, uma jovem de 24 anos que só usa o Facebook para o Markertplace, calculou quanto ela, e a sua colega de quarto, gastaram a mobiliar o seu apartamento em Nova Iorque, usando os anúncios. No total, chegou-se ao valor de 1.400 dólares para produtos que, se adquiridos novos em loja, valiam 4.700 dólares. Ou seja, uma poupança muito significativa de 3.300 dólares.

Geração Z utiliza o Facebook para outros fins

Existem muitos testemunhos deste tipo, sendo que todos eles destacam outro ponto importante. O Facebook Marketplace é fácil de usar e a sua integração com outros serviços da rede social, incluindo o Messenger, tornam-no numa plataforma mais prática que outras, aos olhos dos utilizadores. No entanto, lembrem-se de permanecer vigilantes, pois as fraudes estão ao virar da equina, infelizmente.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados