IKEDA – Cozinha tradicional japonesa no Porto

Com um ambiente intimista e requintado, o IKEDA pretende ser uma extensão de Japão no Porto, apostando no conceito Izakaya, que é um tipo de bar japonês.

- Publicidade -

O IKEDA está dividido em quatro espaços: o balcão Kicchin, onde os clientes podem acompanhar de perto os chefs; o lounge Niwa, ideal para um cocktail antes da refeição, com lugar sentado para 20 pessoas; a sala privada Minka, onde um grupo de até 10 clientes pode viver uma verdadeira experiência japonesa, com um sushiman exclusivo para esse serviço e numa mesa baixa onde será necessário retirar o calçado; e ainda a sala IMA, um amplo e agradável espaço para 44 clientes, num ambiente decorado com 3000 origamis.

Estivemos no IKEDA e começámos a nossa experiência a provar uma Sangria de vinagre balsâmico com canela e pepino. Foi uma ótima combinação para o menu que se seguiu, uma vez que o gosto é suave e fresco, ficando ligeiros aromas a pepino na boca, permitindo “cortar” o sabor das peças provadas.

A carta de bebidas é extensa e conta com os tradicionais vinhos branco, verde, maduro, rosé, refrigerantes, chás frios, cervejas, gin’s, whisky japonês e diversos cocktails, todos eles com toques japoneses.

A lista de entradas conta com Sopa de soja, Arroz salteado, Grãos de soja, Salada de pepino laminado e Raviolis de frango e legumes. Depois seguem-se os pratos frios, entre eles o Maguro Tataki, que são fatias de atum braseado com molho miso picante, cebolinho e sésamo; o Chirashi, composto por 12 fatias de sashimi variado em arroz, ovas e algas; e Tártaro de salmão, composto por salmão picado com mostarda, kizami, cebolinho, caviar e gema de ovo de codorniz no topo. É uma combinação diferente do habitual, uma vez que o sabor do salmão perde destaque para a gema de ovo, o que poderá não ser do gosto de todos.

Provámos ainda Sashimi de lírio com caviar e kizami com aroma a lima e o Soft Shell Crab, que consiste num enrolado de salmão, arroz, tempura de caranguejo de casca mole, maionese picante, alho francês, sementes de sésamo e ovas tobiko, uma combinação fabulosa! Em todas as peças, destaca-se a qualidade das algas utilizadas: bem secas e estaladiças.

Destaca-se, também, o Rainbow (enrolado em arroz, salmão, atum, peixe branco, tempura de camarão, maionese e ovas), e diversos uramakis, como o Ebiten ou o famoso Califórnia.

Experimentámos ainda um bem apresentado Free-Style de 10 peças (cinco combinações diferentes) de variados sabores, degustámos Nigiris de enguia e ainda provámos o Nigiri Wagyu com Foie Gras (tendo sido apresentado como uma das melhores peças da casa), mas não ficámos muito fãs dada a quantidade de cebola que tinha.

Para terminar, nada melhor que uma Tarte de lima, com sabor intenso como se quer, e que veio bem acompanhada de frutos silvestres e uma rodela de lima, além de um delicioso Fondant de chocolate com cobertura de caramelo salgado, acompanhado de gelado Dashi.

Há ainda como opção a Panna cotta de matcha, Tiramisu, Gelado de sake, Yuzo ou então fruta laminada.

O IKEDA está situado no Porto, na Rua do Campo Alegre nº 416, e está aberto de terça a domingo ao almoço das 12h30 às 15h, das 20h às 23h de terça a quinta e domingos e até às 24h nas sextas e sábados.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Sigam-nos

12,691FansCurti
4,064SeguidoresSeguir
656SeguidoresSeguir

Relacionados

Restaurante Astória fecha portas a 10 de janeiro

Mas nem tudo é mau, pois está a ser construído um novo conceito e um novo espaço.

8ª Colina Marquês – O Renascimento da cerveja em pleno centro de Lisboa, agora com pizza

Como em tantos outros projetos que andaram a ser pensados, em construção ou recém-inaugurados, a 8ª Colina (ou Oitava Colina, por extenso) tinha grandes planos que tiveram de ser alterados.

Amor Y Odio. O novo restaurante do SEAME Group é, para já, um exclusivo digital

Os responsáveis prometem uma loja física quando a pandemia de COVID-19 estiver controlada.
- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Recentes

2ª temporada de Batwoman estreia a 19 de janeiro na HBO Portugal

Nesta nova temporada, depois de Kate Kane desaparecer misteriosamente, Ryan Wilder (Javicia Leslie) descobre o Batsuit de Kate Kane e não faz ideia de como a sua vida está prestes a mudar drasticamente.

The Medium recebe um horripilante trailer live-action antes do lançamento

Viaja entre mundos paralelos nesta pequena curta para o novo jogo de horror.