Há quase 53 mil vagas no acesso ao ensino superior para este ano

- Publicidade -

É um aumento de 2% face ao número de vagas disponibilizadas no ano passado.

Foram divulgados esta madrugada os dados relativos ao Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior Público de 2021.

Assim, no âmbito do regime geral de acesso 2021, serão disponibilizadas um número total de 52.242 vagas, e 721 vagas destinadas aos concursos locais, num número total de 52.963 vagas. As vagas agora fixadas mostram as seguintes evoluções:

  1. O número de vagas disponibilizadas nas instituições localizadas em regiões com menor pressão demográfica cresce 2% quando comparado com as vagas iniciais do ano letivo anterior, enquanto o número de vagas nas demais regiões cresce 1,4%;
  2. Aumenta em 3% o número de vagas em ciclos de estudos que visam a formação em competências digitais face às vagas iniciais do ano anterior (8642 vagas), com um aumento mais expressivo nas instituições localizadas em regiões com menor pressão demográfica, onde o aumento face a 2020 é de 3,4%;
  3. Foram fixadas mais 385 vagas nos ciclos de estudo com maior concentração de melhores alunos (excetuando Medicina), que assim têm um crescimento de vagas de cerca de 14% face às vagas iniciais do ano anterior;
  4. O total de vagas de Medicina cresceu de 1517 em 2019 para 1529 vagas em 2021.

O prazo de candidatura à 1.ª fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior público decorre entre 6 a 20 de agosto.

Tal como nos anos anteriores, a candidatura é apresentada através do sistema online, no site da Direção-Geral do Ensino Superior. Para acesso ao sistema de candidatura, os candidatos podem utilizar a autenticação com o cartão de cidadão ou chave móvel digital.

O ingresso no ensino superior para o próximo ano letivo retoma a normalidade no processo de fixação de vagas, não incluindo nesta fase qualquer das medidas excecionais adotadas no verão de 2020. No entanto, não deixarão de se tomar as decisões apropriadas, caso circunstâncias excecionais idênticas à do ano transato o voltem a exigir.

Relembra-se que o facto de se ter verificado em 2020 o maior número de candidatos ao concurso nacional de acesso desde 1996, aumentando estes 22% face ao ano precedente, foi concretizado um reforço excecional das vagas iniciais disponibilizadas no regime geral de acesso por via da transferência das vagas fixadas e não ocupadas nos concursos especiais de acesso e ingresso no ensino superior.

Podem consultar todos os detalhes aqui e verificar aqui todos os cursos.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados