GlobalFood Menu. Esta é a primeira plataforma em Portugal de pedidos para restaurantes sem custos

Os estabelecimentos podem, assim, dizer adeus a comissões.

GlobalFood Menu
- Publicidade -

Recentemente, o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, disse que iria ser criada uma plataforma digital para que os restaurantes da cidade pudessem utilizar para os pedidos de takeaway e delivery. No fundo, uma alternativa a soluções pagas, como é o caso da Uber Eats, que o autarca criticou devido às elevadas taxas cobradas.

Pois bem, e enquanto isso não acontece, eis que existe, efetivamente, uma plataforma que isenta os restaurantes de taxas e custos. Chama-se GlobalFood Menu e afirma ser a “primeira plataforma em Portugal de pedidos para restaurantes sem custos”. Ou seja, existe uma possibilidade de utilização sem se gastar um cêntimo.

Para já, e apesar de existir uma app (Foodbooking) com todos os restaurantes já disponíveis na plataforma, o cliente não é obrigado a utilizá-la para efetuar um pedido. Basicamente, tudo funciona através de um link (que pode ser partilhado pelo restaurante no site oficial ou redes sociais) que redireciona o cliente para um menu online.

Aí, poderão depois escolher o que desejarem e finalizar o pagamento. Nesse momento, o restaurante irá receber o pedido através de uma aplicação específica desenhada para o efeito. Assim que o estabelecimento aceita o pedido na app, o mesmo é impresso automaticamente na impressora de onde saem duas faturas: uma para o cliente e outra para a cozinha.

Em relação ao pagamento dos pedidos, é tudo tratado diretamente com o restaurante, isto é, a GlobalFood Menu não tem qualquer tipo de interferência no processo. Portanto, quando um cliente finaliza o pagamento, o mesmo é enviado na hora e diretamente para a conta do estabelecimento.

Finalmente para a entrega, é possível o takeaway, claro, mas também delivery. No caso das entregas ao domicílio, será o restaurante a decidir qual o raio de atuação (Kms) que quer atuar e definir o valor a ser cobrado tanto na taxa de entrega, como um valor que queira colocar mínimo por entrega dentro do seu painel de administração. Aí, o sistema vai enviar automaticamente o pedido para o estafeta, que o vai levantar ao restaurante e entregar ao cliente.

Essencialmente, a GlobalFood Menu quer que os clientes passem a ficar com a imagem do restaurante na cabeça, ao invés de somente se recordarem da aplicação que usam para os pedidos. Até porque, como referimos, não é necessário que o cliente use uma app específica.

Então, como é que a GlobalFood Menu tem lucro?

Portanto, os restaurantes podem usar a plataforma de forma totalmente gratuita para takeaway, delivery e reservas de mesa. No entanto, como opção, a empresa tem algumas subscrições criadas e pensadas para potenciar ainda mais a presença e imagem do restaurante no digital.

As opções disponíveis são:

  • Pagamentos online – 25€/mês
  • Site otimizado para a venda – 7,99€/mês
  • Aplicação exclusiva/personalizada do Restaurante – 59€/mês
  • Campanhas Automatizadas de SMS e E-MAIL Marketing – 10% sobre pedidos vindos destas campanhas
  • Códigos promocionais/personalizados para oferecer nas campanhas – 19€/mês
  • Utilização da lista de estafetas e serviço para chamar automaticamente alguém disponível – 2€/mês

No caso das entregas, e para os restaurantes que não quiserem pagar os 2€ por pedido, a GlobalFood Menu partilha na mesma a lista de estafetas por zona, mas não os chama automaticamente assim que o restaurante aceita um pedido. Neste caso, o que os restaurantes podem fazer é criar grupos no WhatsApp, ou mesmo via SMS, e, assim que recebem um pedido, enviam a mensagem para o grupo. O primeiro estafeta a aceitar vai levantar o pedido. É um exemplo prático.

O lado bom da utilização do WhatsApp é que tem a possibilidade de partilhar automaticamente dentro da própria aplicação a localização com o cliente final via Waze, enviando um SMS. Desta forma, poderão falar com o próprio estafeta, sabendo onde este se encontra.

Qualquer uma destas opções exclui o pagamento ao estafeta, pelo que terá de ser o restaurante a realizar essa gestão. Claro, se o próprio estabelecimento tiver alguém disponível para entregas, então melhor ainda.

Apesar de recente, a plataforma da GlobalFood Menu já tem uma série de restaurantes integrados, divididos por localizações como Lisboa, Porto, Madeira e Algarve. Qualquer restaurante pode juntar-se e aproveitar todas as vantagens deste novo serviço.

- Publicidade -

3 Comentários

  1. Boa tarde .
    Já somos um restaurante que trabalha desde o inicio com uber e glovo .
    Como podemos entrar a fazer parte dessa plataforma

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Parceiros

Relacionados

Pizza Hut celebra reabertura dos seus restaurantes com desconto de 5€ em todas as refeições

Para isso, porém, é preciso que a refeição custe mais de 15€. E a promoção somente é válida no serviço à mesa dos restaurantes.

Junta de Freguesia do Areeiro lança loja online para apoiar o comércio local

A iniciativa da autarquia quer aproximar negócios locais do Areeiro aos seus habitantes, com uma plataforma digital simples que permite a encomenda e entrega de produtos para os residentes da zona.

Menu – Degustar Matosinhos. Nova iniciativa apoia os restaurantes do concelho

Quem tiver um espaço de restauração pode inscrever-se até 15 de março.

Uber Eats tem nova solução para restaurantes. Cobra 10% de comissão

O novo serviço Pedidos Online vai estar disponível para todos os novos restaurantes e comerciantes e para os mais de 6.000 já disponíveis na plataforma em todo o país.
- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Recentes

Zomato Pro passou a dar descontos em alojamento e viagens

Quem possuir a subscrição Zomato Pro passa a ter acesso ao programa Travel Smart Nível 2, que garante um desconto de até 7% em viagens e estadias

1Click é o primeiro serviço de subscrição mensal de lentes de contacto em Portugal

E promete-se preços competitivos. Nasce com a promessa de descomplicar o dia-a-dia e melhorar a experiência online dos utilizadores de...

MUSA Cascais só regressa em 2022

Fica para julho de 2022.