Giulietta – Pizzeria & Cucina Vegana volta a surpreender com novo menu com vegetais da época

- Publicidade -

Nem mais. São os novíssimos pratos vegan, à vossa espera no Giulietta da Avenida de Roma, em Lisboa, com ingredientes frescos da estação, tudo vegetal, tudo em nome dos melhores sabores e da comida plenamente saudável.

Com um lema em italiano bem à vista de todos – «La vita è bella. Il futuro è vegetale», o Giulietta, localizado na Avenida de Roma, em Lisboa, destaca-se uma vez mais por proporcionar uma excelente experiência de degustação. Fomos provar pratos específicos, de um menu outono-inverno, inteiramente vegetais e, diga-se, autênticas iguarias.

Eis as novidades, e bem deliciosas que elas são. Logo no couvert, entra o Pane del Nostro Forno; nas entradas (Antipasti), a Vellutata di Zucca, os Ravioli Verdi e a Bruschetta al Pesto Rosso. Nos segundos pratos, temos o Risotto alla Barbabietola, o Burger di Romeo e Bistecca di Seitan. Quanto a pizzas, também há três boas novidades: a Bianca, a Al Pesto Rosso e a Verdure. Na secção de sobremesas (Dolci), contem com uma Pannacotta ai Frutti Rossi e um Cannoli siciliano.

Mas vamos por partes. Antes de mais, lembrar que o restaurante tem disponível um menu de almoço (por 12,95€), composto por entradas, prato e bebida.

No Giulietta, o couvert permite abrir uma degustação bastante agradável. Na verdade, se o Pane all’Aglio já é o que é (servido em triângulos e marcante pela sua textura fina e agradável e pelos perfumados ornamentos de alecrim acabados de sair do forno), imagine-se o Pane dal Nostro Forno: um pequeno pão redondo feito e cozido no forno do Giulietta, acompanhado numa travessa por tapenade (pasta) de azeitona e queijo creme de alho e ervas. É um manjar dos deuses começar a refeição assim…

A acompanhar, um cocktail muito especial, o Vibrante Spritz, com Martini Vibrante, sumo de toranja, soda e zest de laranja. Outras bebidas estão disponíveis, com álcool e sem, assim como kombuchas, refrigerantes, cervejas e vinhos.

Seguem-se as entradas, das quais se destaca a tal Brushetta al Pesto Rosso. Seria injusto dizer que se trata de uma tosta de pão torrado com pesto rosso (patê que, aos ingredientes habituais de manjericão e pimento, adiciona também o tomate seco). Esta Bruschetta é, na verdade, uma especialidade do chef; leva legumes assados e avelãs, entre eles a abóbora, como não poderia deixar de ser, com uma apresentação estética cuidadosa em que vários legumes se apresentam enrolados sobre a tosta, tais como a courgette, o que lhe confere um ar floral, numa decoração que é de um verdadeiro artista. Uma delícia para o paladar e um agrado para os olhos, que também comem…

Já a Vellutta di Zucca é uma sopa cremosa de abóbora com pesto de manjericão e sementes.

Entre as demais novidades, também se apresentam os Ravioli Verdi (Raviollis de legumes fritos com pesto verde e pesto rosso).

Menos novidade, mas igualmente tentadores, são os Arancini ai Funghi, uns ótimos croquetes de cogumelos semelhantes a almôndegas panadas que nos foram gentilmente trazidos para a mesa, por sinal também muito gostosos.

Quanto aos pratos principais, temos como novas entradas o Risotto alla Barbabietola, ou seja, um maravilhoso risotto de beterraba (arroz, beterraba, mozzarella vegan fresca, nozes, avelãs, sementes de abóbora e parmesão vegan), o Burger di Romeo (foccacia, burguer vegetal, molho pesto, mistura de cogumelos e queijo vegetal, acompanhado por batata frita, rúcula e vinagrete balsâmico), e Bistecca di Seitan (bife de seitan servido com pesto rosso, esparregado e batata frita). É usado tofu biológico e de produção local, já que o restaurante tem parceria com empresas locais para o fornecimento de alternativas vegan ao queijo, de alta qualidade, aliás.

Entre as novas propostas, escolhemos a Al Pesto Rosso, muito bem recheada de cogumelos, tomate cherry, parmesão vegan, manjericão e abundantes azeitonas pretas cortadas; e a prova de que estes ingredientes resultam muito bem é que é muitíssimo saborosa!

É igualmente imperativo provar outras duas novidades das pizzas. São a Verdure (com tomate, mozzarella vegan, beringela grelhada, courgette, espinafres e pimento assado) e a Bianca (que leva azeite de alho, espinafres, cogumelos, ricotta vegan e mozzarella). Também não resistimos à Pizza Funghi Al Tartufo, uma das pizzas que já compunham a carta, que leva tomate, mozzarella vegan, cogumelos (marron, paris, shiitake e pleurotus) e azeite de trufa. Não se pode dizer que tenha um sabor muito intenso a trufa, mas o azeite confere-lhe uma nota desse paladar tão especial…

Não é demais lembrar que todas as pizzas do Giulietta, além do ingrediente essencial do mozzarella vegan (presente em praticamente todas as versões), utilizam ótimos ingredientes, sabiamente conjugados para resultarem em sabores mediterrânicos esplêndidos. Todas são confecionadas com farinha 00 italiana, de acordo com uma receita de fermentação lenta, própria do Giulietta, que tornam o alimento mais fácil de digerir, e portanto mais saudável.

Vamos recordar apenas algumas do menu habitual: Margherita (com tomate e manjericão), Giulietta (tomate, cebola roxa caramelizada, cogumelos, rúcula e nozes), Diavola (tomate, pepperoni vegan caseiro e picante da casa), Funghi (tomate e cogumelos), Funghi All Tartufo (tomate, cogumelos vários e azeite de trufa), Green Affair (massa de couve-flor, molho pesto caseiro, rúcula, tomate seco e azeitonas), Staggioni (tomate, azeitona preta, cogumelos, alcachofras e chouriço vegan) e Calzone (tomate, cogumelos e tomate seco, com ricotta e redução de vinagre balsâmico).

Para lá das novidades e das não novidades existe, claro, muito mais para degustar que não apenas pizzas. É o caso das pastas, saladas e risotti, tudo vegetariano e carregado de ótimos ingredientes. Há os Rigatoni Alla Norma, com beringela, tomate, manjericão e ricotta vegan; o Spaghetti Alla Bolognese de cogumelos e tofu bio; o Linguini Al Pesto, com cogumelos e tomate cherry; o clássico Tagliatelle Alla Carbonara, sendo que o molho carbonara é de caju, cogumelos e bacon vegan; e, claro, as lasanhas e ravioli.

Nas Insalate, temos a Panzanella, com foccacia caseira, tomate cherry, pepino, cebola roxa, manjericão, “parmesão” vegetal e vinagrete balsâmico; a Caprese, com mozzarella vegan fresca, rúcula, pesto e manjericão; e a Romana, que leva alface romana, molho césar, tofu, cogumelos, croutons e tomate cherry.

Não esquecendo uma das componentes igualmente deliciosas da carta, há para degustar algumas variedades no capítulo dos risotti, além do já assinalado risoto de beterraba. A saber, Risotto di Asparagi Verdi e Pomodorini, feito de arroz carnaroli, espargos verdes e tomate cherry; o Risotto Ai Funghi, com cogumelos (marron, paris, shiitake e pleurotus); e o Risotto Di Mare, que leva molho “marinho”, tofu, alga wakame e salicórnia.

Por fim, na secção Dolci, não podíamos deixar de experimentar a nova Panna Cotta ai Frutti Rossi. É uma pannacotta com molho de frutos vermelhos e crumble de amêndoa, por sinal, com baixa concentração de doce, ótima para quem aprecia uma sobremesa aveludada e leve. Quanto ao Cannoli (cannoli siciliano recheado com creme de tiramisù, com pistachio e lascas de chocolate), trata-se de um clássico da gastronomia do sul de Itália atualizado para uma versão vegan. Foi pena, mas não o pudemos provar devido a uma falha pontual de fornecimento

Assim, em vez disso, voltámo-nos para a Torta Al Cioccolato Con Gelato Al Pistacchio, e não ficámos a perder! Uma coisa verdadeiramente do outro mundo: um bolo de chocolate com mousse de chocolate amargo no centro, crumble de pistachio e amêndoa por cima e acompanhado por uma bola de gelado artesanal de pistachio. Inesquecível!

Claro que as sobremesas não se esgotam nestes exemplares. Há, ainda, o famoso Tiramisù, com creme de tiramisù vegan, biscoito, café e cacau; o Carpaccio Di Abacaxi, com calda de especiarias, a Pannacotta Al Mango (com molho de manga); o Cheesecake Ai Frutti Rossi (de frutos vermelhos); e a Palla Di Gelato Artigianale.

Portanto, com novos menus e preços bastante acessíveis, além da excelente localização na Av. de Roma, o Giulietta é um ponto de paragem a assinalar no mapa gastronómico de quem aprecia boa comida e procura um ambiente descontraído e cosmopolita próximo de tudo, agora com ingredientes ainda mais saudáveis, numa ementa vegan e vegetariana à altura dos bons sabores da tradicional cozinha italiana.

O Giulietta está aberto todos os dias, das 12h às 23h. Para reservas, basta ligar para o 927397191 ou diretamente via TheFork.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados