- Publicidade -

Forza Horizon 5 Rally Adventure marca o regresso das expansões de Forza Horizon, com um pacote sólido e satisfatório, mas longe das expectativas traçadas pelas incríveis expansões anteriores produzidas pela Playground Games.

De provas de rally, a montanhas nevadas, passando por loops de Hot Wheels, a costas nórdicas, mundos de LEGO, novamente Hot Wheels e, novamente também, mais provas de rally. Tem sido esta a trajetória da Playground Games que, depois de usar Forza Horizon 5 para celebrar os 10 anos da franquia, regressa com mais conteúdos off-road, a piscar os olhos a outras franquias do género, com Rally Adventure.

Forza Horizon não é estranho a grandes DLCs, especialmente no que toca a expansões, lançadas muito depois do jogo base. Não só servem de extensão do tempo de vida do jogo, atraindo mais jogadores, como servem de experiências para a produtora britânica implementar em futuros jogos, num formato qualificado como o “Padrão de Ouro” de como fazer um DLC de expansão.

No entanto, e apesar de tudo o que entrega, Rally Adventure não atinge os níveis de expectativas anteriormente traçados, apostando num pacote divertido e seguro, é certo, mas menos expansivo e, por vezes, com alguma falta de foco.

Apresenta-se como uma expansão dedicada ao rally. Quem seguiu a série pode lembrar-se do primeiro jogo, que usou o mapa base para lhe injetar novos eventos dedicados à modalidade, assim como a adição de uma enorme variedade de upgrades para os veículos. Em Forza Horizon 2, a Playground Games foi mais longe e adicionou uma nova região com Storm Island, com foco em tudo o que é Off-Road. E agora temos uma espécie de culminar das duas, com Rally Adventure a introduzir novos veículos, atualizações para muitos carros e um mapa completamente novo.

O mapa é o destaque principal desta expansão. Rally Adventure leva-nos até uma nova região do México virtual de Forza Horizon 5, Sierra Nueva, segmentado em diferentes áreas distintas, como uma região com dunas, complexos de escavação, vilas, vales rochosos, selvas, entre outras regiões, mas sem se desvirtuar muito da atmosfera e tom do jogo base, ao ponto de, por vezes, não parecer, de facto, uma nova região completamente nova.

É, provavelmente, o mapa mais pequeno até à data em Forza Horizon, ou, pelo menos, é como se faz sentir. Todas as áreas mencionadas em cima, apesar de distintas, não se estendem em grandes perímetros ou fazem-se perder de vista, por vezes dando a sensação de serem meras miniaturas – como se de um parte temático se tratasse. Algo que traz pontos positivos e negativos. Se torna a exploração do mapa mais divertida e diversa, porém, também se revela rápido de visitar todos os cantos à casa. E isto refletiu-se com a minha experiência, ao terminar esta expansão em apenas dois dias e ficar a pedir por mais.

Mas esta parece ter sido uma decisão consciente, especialmente se olharmos para as estradas e traçados deste mapa. De fora ficaram as longas retas e auto-estradas que cruzam uma região, e o foco ficou-se pelas curvas e contracurvas, elevações e depressões, tão características de provas mais técnicas como rally, mas que abrem as portas a outras modalidades como o drift, tanto em asfalto como em terra batida.

Esta não é uma expansão propriamente direcionada para os fãs de carros rápidos e exóticos, mas sim para quem tem “mãozinhas” e quer voar como o escocês Colin McRae, piloto que é aqui homenageado com o Ford Focus RS WRC de 2001 – uma das 10 adições à garagem do jogo.

Apesar desta forte apresentação e do nome que evoca o rally, puro e duro, como conhecemos das competições como o WRC, Rally Adventure é mais virado para o off-road generalista, picando um pouco de todo o tipo de veículos modalidades. Por exemplo, dos 10 carros, apenas o Ford Focus RS WRC de 2001 é a única adição de um carro de rally mais convencional. A restante lista é composta por jipes, buggies, baja trucks, entre outros. É uma variedade interessante, que permite visitar cada canto do mapa de forma mais diegética, mas que, pessoalmente, gostaria que fosse mais consistente e focada numa única modalidade.

Esta falta de foco faz-se sentir ao longo da campanha, uma nova história com três sequências de eventos aparentemente distintos, onde o jogador terá que se juntar a três fações – a Apex Predators de rally no asfalto, Grit Reapers de rally noturno e Horizon Raptors de Dirt Rally. Cada fação dá-nos um grupo de provas diferentes no setting, mas honestamente muito semelhantes entre si, dado que apenas mudam as condições atmosféricas e se os traçados são mais dentro ou fora da estrada.

Também não ajuda a dualidade que nos é apresentada no início de cada prova, podendo fazer uma corrida tradicional com diferentes carros ou corridas contra o tempo com checkpoints, sendo que a segunda simula a experiência de rally, com o co-piloto a dar indicações que, por sinal, parecem mais uma espécie de paródia à modalidade. Apesar de interessante, esta opção de escolha parece existir para esticar artificialmente a longevidade da expansão, quando podia dar lugar a traçados e provas mais interessantes, distintas e memoráveis.

Com esta expansão, há novas mecânicas introduzidas no jogo, como a possibilidade de aumentar o tamanho das rodas/pneus em alguns carros off-road, ou a ativação do launch control, que, para jogadores mais dedicados em dificuldades maiores, pode definir os tempos registados.

Como é habitual, Sierra Nueva está minada de objetivos, como placas e pinhatas para descobrir e destruir, provas de velocidade e provas de drift – que são aqui bem mais fáceis de completar do que no jogo base – e, claro, temos todas as estradas para descobrir.

Felizmente, Rally Adventure distingue-se pelo fator “por vezes menos é mais” e, apesar destes nitpicks todos, é uma expansão sólida e substancial que, desligando o cérebro de crítico, se revela bastante divertida. Sinto que não está à altura da grandiosidade de uma expansão de LEGO ou Hot Wheels, que me deram muito mais horas de diversão e variedade de oportunidades de jogo, mas sinto que fez o suficiente para me satisfazer, ainda que tenha sido uma aventura bem curta.

Forza Horizon 5 Rally Adventure é uma expansão paga que requer o jogo original e está disponível para PC e Xbox por 19,99€, ou acessível através do Pacote Premium ou do Pacote de Expansões do jogo.

Cópia para análise cedida pela Xbox Portugal

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados