Com os cinemas fechados, filmes portugueses podem chegar mais cedo à TV e plataformas de streaming

É o que diz o Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA), naquela que é uma medida excecional que estará em vigor durante estes dias em que tudo está parado devido à pandemia de COVID-19.

Na prática, os distribuidores que recebem apoio financeiro do ICA terão a oportunidade de disponibilizar os seus filmes através de um serviço de aluguer, ou, então, optar pelo streaming, apostando em serviços como a Filmin, onde surgem várias películas nacionais.

Serviços

Além disso, e devido a esta medida excecional, também os filmes portugueses poderão figurar na grelha de alguns canais de televisão por subscrição, como é o caso dos canais TVCine.

Em comunicado, a ICA dá a conhecer ainda algumas regras. Por exemplo, e no que toca aos canais de televisão, “se um filme tiver uma distribuição prevista de quatro semanas, o filme terá de, durante esse tempo, ser exibido pelo menos uma vez por semana”.

No que às plataformas digitais diz respeito, aplica-se o mesmo princípio, ou seja, imaginando-se que “um filme tem um plano com 10 sessões previstas a decorrer de janeiro a maio, terá de ficar disponível na plataforma pelo menos até maio”.

O ICA diz ainda que “irá manter as datas previstas de fecho dos concursos de apoio ao cinema e ao audiovisual de 2020 e, sempre que possível, acelerar os procedimentos concursais relativos ao processo de atribuição dos apoios ao cinema e ao audiovisual”.

Estas medidas podem ir sendo atualizadas ao longo dos próximos dias.

Fonte:ICA
- Publicidade -

Sigam-nos

10,456FansCurti
4,049SeguidoresSeguir
531SeguidoresSeguir

Relacionados

Cinemateca reforça programação online com mais filmes portugueses e conteúdos para os mais novos

O que é que uma instituição pública dedicada à difusão e preservação da arte cinematográfica e, em especial, do cinema português, pode fazer durante estes dias? Apostar no digital, pois claro. E é mesmo isso que a Cinemateca Portuguesa vai fazer.
- Publicidade -

Mais Recentes

Já podemos fazer viagens em veículos TVDE na Free Now

Táxis, TVDE, trotinetas e bicicletas. Tudo na mesma app. Mas será isso realmente positivo?

1UP Gaming Lounge. Primeiro bar temático de videojogos português fechou de vez

O anúncio foi feito pelo fundador e proprietário, José Amendoeira, através de um longo texto publicado no Facebook.

Este é o aspeto do novo Google Chromecast

Surge com um aspeto mais oval e com uma nova cor. Espera-se que seja apresentado ainda...