Com os cinemas fechados, filmes portugueses podem chegar mais cedo à TV e plataformas de streaming

É o que diz o Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA), naquela que é uma medida excecional que estará em vigor durante estes dias em que tudo está parado devido à pandemia de COVID-19.

- Publicidade -

Na prática, os distribuidores que recebem apoio financeiro do ICA terão a oportunidade de disponibilizar os seus filmes através de um serviço de aluguer, ou, então, optar pelo streaming, apostando em serviços como a Filmin, onde surgem várias películas nacionais.

Serviços

Além disso, e devido a esta medida excecional, também os filmes portugueses poderão figurar na grelha de alguns canais de televisão por subscrição, como é o caso dos canais TVCine.

Em comunicado, a ICA dá a conhecer ainda algumas regras. Por exemplo, e no que toca aos canais de televisão, “se um filme tiver uma distribuição prevista de quatro semanas, o filme terá de, durante esse tempo, ser exibido pelo menos uma vez por semana”.

No que às plataformas digitais diz respeito, aplica-se o mesmo princípio, ou seja, imaginando-se que “um filme tem um plano com 10 sessões previstas a decorrer de janeiro a maio, terá de ficar disponível na plataforma pelo menos até maio”.

O ICA diz ainda que “irá manter as datas previstas de fecho dos concursos de apoio ao cinema e ao audiovisual de 2020 e, sempre que possível, acelerar os procedimentos concursais relativos ao processo de atribuição dos apoios ao cinema e ao audiovisual”.

Estas medidas podem ir sendo atualizadas ao longo dos próximos dias.

Fonte:ICA
- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Sigam-nos

12,948FansCurti
4,064SeguidoresSeguir
656SeguidoresSeguir

Relacionados

Cinemateca reforça programação online com mais filmes portugueses e conteúdos para os mais novos

O que é que uma instituição pública dedicada à difusão e preservação da arte cinematográfica e, em especial, do cinema português, pode fazer durante estes dias? Apostar no digital, pois claro. E é mesmo isso que a Cinemateca Portuguesa vai fazer.
- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Recentes

Impressão digital nos cartões de crédito – FinTech em 2021

A tecnologia financeira, ou FinTech, está a acelerar os efeitos positivos no sector financeiro. A Samsung anunciou a 4 de março que vai lançar um cartão de crédito com um leitor de impressão digital integrado. Quais serão as próximas inovações em 2021?

Glovo também já entrega as pipocas dos Cinemas NOS em casa

Demorou, mas finalmente a plataforma de delivery segue os passos da Uber Eats.

Novo projeto da Samsung ajuda na luta contra a caça ilegal na savana africana

E com isso, podemos ser um guarda florestal virtual e cuidar de animais em vias de extinção.