Facebook usa Inteligência Artificial para melhorar as descrições de fotografias para pessoas com deficiências visuais

Apresentado pela primeira vez em 2016, o Texto Alt Automático (AAT – Automatic Alt Text) utiliza tecnologia de visão computacional para gerar descrições automaticamente.

deficiências visuais
- Publicidade -

Faz em 2021 cinco anos que o Facebook apresentou pela primeira vez o Texto Alt Automático (AAT – Automatic Alt Text), cujo objetivo inicial, e que se mantém até hoje, foi o de usar Inteligência Artificial para melhorar descrições de fotos para pessoas com deficiências visuais.

Pois bem, essa tecnologia está agora mais aprimorada, mais rica e veio melhorar a profundidade e os detalhes das descrições de fotografias.

As atualizações estão disponíveis ao utilizar os leitores de ecrã, a tecnologia de assistência que converte texto e outros elementos no ecrã em discurso áudio. Estas são as principais novidades:

  • O número de objetos e conceitos que o AAT pode agora reconhecer em fotografias no Instagram e Facebook aumentou mais de 10 vezes desde que a ferramenta foi introduzida pela primeira vez, para mais de 1200. Como resultado, mais imagens terão descrições;
  • O Facebook expandiu as categorias de objetos e conceitos existentes e adicionou novas categorias. O novo AAT tem a capacidade de reconhecer atividades, pontos de referência e tipos de animais, permitindo descrições mais completas – por exemplo “Pode ser uma selfie de duas pessoas, ao ar livre, na inclinada Torre de Pisa.”;
  • O AAT está disponível para fotografias no Facebook no feed de notícias, perfis e grupos. O AAT também está disponível quando uma fotografia é aberta na visualização de “detalhes” (onde a imagem aparece em ecrã inteiro e o fundo é preto). No Instagram, o AAT está disponível para fotos no feed, Explorar e Perfil.
  • O AAT também pode agora disponibilizar informações detalhadas sobre uma imagem, incluindo a posição dos objetos numa foto (superior, central, inferior ou esquerda, centro, direita) e o seu tamanho relativo (primário, secundário). A descrição detalhada da imagem pode ser acedida com um toque longo numa foto em Android e com uma “ação personalizada” numa foto em iOS.
- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Parceiros

Relacionados

Acontece este mês o primeiro evento online pago no Facebook em Portugal

Os Eventos Online Pagos do Facebook são uma nova forma de as páginas ganharem dinheiro com eventos online naquela rede social.

Facebook vai restringir o alcance de grupos que violam as regras

Será desta que vamos deixar de ver os famosos diretos de venda de roupa e outros produtos?

Facebook expande eventos online pagos e subscrições de fãs a Portugal

Desta forma, os criadores de conteúdos têm novas formas de ganhar dinheiro no Facebook.
- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Recentes

LENNA. Nova marca aposta em sapatos vegan, sustentáveis e feitos em Portugal

Na verdade, trata-se de uma fusão entre alpercatas e ténis. E é bem provável que tenhamos aqui a sensação do verão.