Facebook usa Inteligência Artificial para melhorar as descrições de fotografias para pessoas com deficiências visuais

- Publicidade -

Apresentado pela primeira vez em 2016, o Texto Alt Automático (AAT – Automatic Alt Text) utiliza tecnologia de visão computacional para gerar descrições automaticamente.

deficiências visuais

Faz em 2021 cinco anos que o Facebook apresentou pela primeira vez o Texto Alt Automático (AAT – Automatic Alt Text), cujo objetivo inicial, e que se mantém até hoje, foi o de usar Inteligência Artificial para melhorar descrições de fotos para pessoas com deficiências visuais.

Pois bem, essa tecnologia está agora mais aprimorada, mais rica e veio melhorar a profundidade e os detalhes das descrições de fotografias.

As atualizações estão disponíveis ao utilizar os leitores de ecrã, a tecnologia de assistência que converte texto e outros elementos no ecrã em discurso áudio. Estas são as principais novidades:

  • O número de objetos e conceitos que o AAT pode agora reconhecer em fotografias no Instagram e Facebook aumentou mais de 10 vezes desde que a ferramenta foi introduzida pela primeira vez, para mais de 1200. Como resultado, mais imagens terão descrições;
  • O Facebook expandiu as categorias de objetos e conceitos existentes e adicionou novas categorias. O novo AAT tem a capacidade de reconhecer atividades, pontos de referência e tipos de animais, permitindo descrições mais completas – por exemplo “Pode ser uma selfie de duas pessoas, ao ar livre, na inclinada Torre de Pisa.”;
  • O AAT está disponível para fotografias no Facebook no feed de notícias, perfis e grupos. O AAT também está disponível quando uma fotografia é aberta na visualização de “detalhes” (onde a imagem aparece em ecrã inteiro e o fundo é preto). No Instagram, o AAT está disponível para fotos no feed, Explorar e Perfil.
  • O AAT também pode agora disponibilizar informações detalhadas sobre uma imagem, incluindo a posição dos objetos numa foto (superior, central, inferior ou esquerda, centro, direita) e o seu tamanho relativo (primário, secundário). A descrição detalhada da imagem pode ser acedida com um toque longo numa foto em Android e com uma “ação personalizada” numa foto em iOS.
- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Parceiros

- Publicidade -

Relacionados

O Facebook vai ficar mais parecido com o TikTok. E isso não é propriamente bom

Afinal de contas, hoje em dia cada rede social acaba por ter o seu propósito.

Facebook vai descontinuar algumas funcionalidades no final deste mês

Já se usaram bastante, mas hoje em dia nem por isso.

Há cada vez mais burlas com lojas no Facebook e Instagram

Entre janeiro e março, o número de queixas disparou 325% face a 2021.

Facebook passa a permitir publicações anónimas nos grupos

A funcionalidade de publicação anónima permite às pessoas publicarem nos grupos, mas sem que tenham de partilhar publicamente os seus nomes.
- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Recentes

Le Club Sushi & Disco. O novo restaurante da Praia de Santa Eulália promete uma experiência multissensorial

Por ali combina-se sofisticados pratos asiáticos com muita música. E o mar como pano de fundo.

Há uma nova loja Meu Super em Castanheira do Ribatejo

É a 63ª loja Meu Super no distrito de Lisboa.