A exceção serão os jogos multijogador.
A estratégia da PlayStation no que toca a lançamentos dos seus jogos exclusivos no PC ficou mais clara, graças a declarações de Hermen Hulst, que, juntamente com Hideaki Nishino, irão ser os CEOs conjuntos da Sony Interactive Entertainment, já a partir do dia 1 de junho.
O compromisso de levar jogos da PlayStation para o PC não é novidade. No passado, Hulst já tinha declarado em entrevistas que os seus jogos característicos, cinemáticos, de aventura e a solo, seriam lançados no PC um ou dois anos após o lançamento na consola. O responsável acrescentou, ainda, que este plano iria, possivelmente, excluir jogos de ambiente online.
Atualmente, é o que temos mais ou menos assistido, com cada vez mais jogos da PlayStation Studios a chegarem a novos públicos, como foi o caso de Horizon Forbidden West e de Ghost of Tsushima nos últimos meses, mas no caso de Helldivers 2, todos tiveram a oportunidade de lhe meter as mãos, no PC e na PlayStation 5, no dia do seu lançamento.
Os exclusivos da PlayStation vão continuar a chegar ao PC
As declarações mais recentes de Hulst, aqui partilhadas por Tom Warren do portal The Verge, vêm reforçar este compromisso agora que entra em novas funções.
“De facto, estamos a trazer os nossos títulos para o PC e temos uma abordagem dupla. No que diz respeito a jogos de serviço (os multijogador), estamos a lançar os nossos títulos em simultâneo, ou seja, no mesmo dia e data na PlayStation 5 e no PC. Mas com os nossos títulos de referência, os nossos títulos para um jogador ou narrativos, que são a espinha dorsal do que a PlayStation Studios tem feito nos últimos anos e na nossa história, adotámos uma abordagem mais estratégica para apresentarmos as nossas grandes franquias a novos públicos, e estamos a encontrar novos públicos que estarão potencialmente muito interessados em jogar, por exemplo, sequelas na plataforma PlayStation. Temos grandes esperanças de conseguirmos trazer novos jogadores para a PlayStation em geral, mas especificamente para as plataformas PlayStation. Na verdade, o mesmo se aplica ao trabalho que fazemos com a extensão das nossas grandes propriedades a outros meios, como séries de televisão e filmes, por exemplo, como se viu com The Last of Us na HBO ou Gran Turismo no filme, que também traz novos jogadores para as nossas franquias.”
Hulst parece, assim, mostrar uma estratégia de equilíbrio para levar os seus jogos a um público mais vasto, sem querer perder a identidade da PlayStation como a “casa dos grandes exclusivos”, mesmo que seja por tempo limitado. Ou seja, lançamento de jogos no PC parece ser também um isco para atrair jogadores de volta à PlayStation, na eventualidade desses jogos receberem sequelas.
Ghost of Tsushima foi a conversão mais recente para PC de um jogo PlayStation e espera-se que o próximo grande exclusivo a receber o mesmo tratamento seja God of War Ragnarok.