Esporão distinguido com Prémio Inovação/Investigação 2017 pela Revista de Vinhos

por Echo Boomer

A Revista de Vinhos, responsável pelos “óscares do vinho”, distinguiu o Esporão, uma das mais importantes empresas de vinho em Portugal, com o Prémio “Inovação/Investigação do Ano 2017”.

Na última década, o Esporão tem procurado alterar o modo de produção para um novo modelo agrícola que permita fazer os melhores produtos. Isto fez com que passasse a trabalhar toda a área agrícola em modo de produção biológica, sendo atualmente a maior área de vinha biológica de Portugal.

Na base desta alteração está o estudo exaustivo dos solos, do ecossistema e também dos edifícios – as adegas e lagar de azeite, que foram construídos com métodos e materiais naturais e numa lógica de economia circular.

Mereceu ainda destaque o crescimento significativo do campo ampelográfico de estudo de castas, iniciado em 2010, que ocupa hoje 10 hectares e alberga cerca de 189 castas nacionais e internacionais.

Produzir de forma racional e responsável através da recuperação e promoção da fertilidade dos solos, potenciar o equilíbrio entre as pragas e os auxiliares, reduzir o consumo de água utilizada e utilizar compostos orgânicos (recorrendo a subprodutos gerados pela atividade) são pormenores que o Esporão destaca na produção dos seus vinhos.

Também pode interessar

Deixar uma resposta

O Echo Boomer utiliza cookies para dar a melhor experiência possível aos nossos leitores. Aceitar Ler mais

%d bloggers like this: