“Encontro Silencioso” recria o mundo oculto das praxes universitárias

- Publicidade -

Inspirada em acontecimentos reais, a primeira longa-metragem de Miguel Clara Vasconcelos conta a história de cinco estudantes que, motivados pela praxe académica, emergem num ritual místico. Chama-se Encontro Silencioso e ganhou o Prémio de Melhor Longa-metragem no festival Indie Lisboa.

No filme, um grupo de cinco universitários de Lisboa organiza um encontro secreto no interior do país. Na ânsia de obter um estatuto superior e aceder ao verdadeiro conhecimento, os estudantes submetem-se a estranhos rituais inventados pelo seu líder, o obscuro Dux (interpretado por Alexander David).

Miguel Clara Vasconcelos, realizador e argumentista de Triângulo Dourado (Melhor Curta-Metragem, Vila do Conde, 2014), acredita que há um pacto silencioso entre os estudantes universitários, envolvidos em cerimónias de iniciação, também conhecidas como praxes. “Defendidos como um processo de integração no espirito académico, estes rituais impõem uma hierarquia interna” refere. Desta forma, o realizador procura explorar as relações humanas e os jogos de poder que se formam no seio de organismos sociais, não apenas académicos.

A música original de Encontro Silencioso é composta pelo músico português The Legendary Tigerman e o elenco conta com Ágata Pinho, Alexander David, Isabel Costa, Filipe Abreu e Nuno Fonseca.

Encontro Silencioso chega hoje aos cinemas nacionais.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados