“Encontro Silencioso” recria o mundo oculto das praxes universitárias

Inspirada em acontecimentos reais, a primeira longa-metragem de Miguel Clara Vasconcelos conta a história de cinco estudantes que, motivados pela praxe académica, emergem num ritual místico. Chama-se Encontro Silencioso e ganhou o Prémio de Melhor Longa-metragem no festival Indie Lisboa.

- Publicidade -

No filme, um grupo de cinco universitários de Lisboa organiza um encontro secreto no interior do país. Na ânsia de obter um estatuto superior e aceder ao verdadeiro conhecimento, os estudantes submetem-se a estranhos rituais inventados pelo seu líder, o obscuro Dux (interpretado por Alexander David).

Miguel Clara Vasconcelos, realizador e argumentista de Triângulo Dourado (Melhor Curta-Metragem, Vila do Conde, 2014), acredita que há um pacto silencioso entre os estudantes universitários, envolvidos em cerimónias de iniciação, também conhecidas como praxes. “Defendidos como um processo de integração no espirito académico, estes rituais impõem uma hierarquia interna” refere. Desta forma, o realizador procura explorar as relações humanas e os jogos de poder que se formam no seio de organismos sociais, não apenas académicos.

A música original de Encontro Silencioso é composta pelo músico português The Legendary Tigerman e o elenco conta com Ágata Pinho, Alexander David, Isabel Costa, Filipe Abreu e Nuno Fonseca.

Encontro Silencioso chega hoje aos cinemas nacionais.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Sigam-nos

12,987FansCurti
4,064SeguidoresSeguir
785SeguidoresSeguir

Parceiros

Relacionados

Mortal Kombat e Nomadland entre os filmes que vão estar no cinema a partir de 19 de abril

Falta menos de uma semana para algo que os portugueses desejam há bastante tempo: a possibilidade de ver um filme no grande ecrã.

Crítica – Thunder Force

Thunder Force é mais uma peça de storytelling sem sentido e absurda de Ben Falcone, caraterizada por um humor insuportavelmente seco e forçado, para além de uma história facilmente esquecível.

Crítica – Voyagers

Voyagers possui uma fórmula bem-sucedida de ficção científica e leva-a por um caminho de desenvolvimento desinteressante, nada surpreendente e frustrantemente genérico.
- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Recentes

Mercadona passa a vender as suas pizzas em embalagens com plástico reciclado e reciclável

A cadeia espanhola está a levar a cabo a sua Estratégia 6.25 para a redução de plástico e a gestão dos resíduos e investirá neste plano mais de 140 milhões de euros até 2025.

7UP está a oferecer bilhetes para o Rock in Rio Lisboa

Além dos bilhetes para o Rock in Rio Lisboa, há também vouchers FNAC, guitarras e colunas de som para ganhar.

VI edição do Ciclo de Concertos de Coimbra acontece em maio

Há 30 atividades presenciais e online para descobrir a cidade.