Já falta pouco.
Depois de uma versão preview ter chegado à Internet antes do tempo, a Microsoft foi “obrigada” a apresentar oficialmente o novo sistema operativo alguns dias depois. Na altura do anúncio, que aconteceu em meados de junho, ficámos a saber, por exemplo, que o Windows 11 vem prometer jogos melhores no PC.
Na altura, porém, não tínhamos uma data de lançamento. Algo que agora muda, com a Microsoft a avançar que o novo SO estará disponível a partir do dia 5 de outubro.
Nesse dia, o upgrade gratuito para Windows 11 irá começar nos PCs com Windows 10 elegíveis e também nos PCs disponíveis para venda já com o Windows 11 pré-configurado. Será, portanto, um processo faseado, com a Microsoft a referir que espera que todos os dispositivos elegíveis para fazerem upgrade gratuito para o novo sistema operativo o possam fazer até meados de 2022.
Para já, a Microsoft partilha também uma lista de requisitos gerais para o suporte do Windows 11, que são:
- Processador: 1 gigahertz (GHz) ou superior com 2 ou mais núcleos num processador compatível de 64 bits ou SoC (Sistema num Chip)
- RAM: 4 gigabytes (GB)
- Armazenamento: Dispositivo de armazenamento de 64 GB ou superior
- Firmware do sistema: UEFI com suporte para Arranque Seguro
- TPM: TPM (Trusted Platform Module) versão 2.0
- Placa Gráfica: Compatível com DirectX 12 ou posterior com controlador WDDM 2.0
- Ecrã: Ecrã de alta definição (720p) com mais de 9” (diagonal), 8 bits por canal de cor
- Ligação à Internet e contas Microsoft: Todas as edições do Windows 11 necessitam de ligação à Internet para efetuar e transferir atualizações e tirar partido de algumas funcionalidades. Algumas funcionalidades necessitam de uma conta Microsoft.