Edward Snowden vai abrir a Web Summit 2019… mas não vai estar presente em Lisboa

- Publicidade -

Ou seja, tal como aconteceu com Stephen Hawking na edição de 2017. Edward Snowden, conhecido por ter revelado informação confidencial da Agência Nacional de Segurança (NSA) – por outras palavras, deu a conhecer ao mundo programas de espionagem e cibervigilância feitos pelos Estados Unidos -, vai discursar na conferência de abertura da Web Summit 2019, que acontece já a 4 de novembro. Mas o mesmo não estará presente fisicamente no conhecido evento de tecnologia, pelo que tudo será feito com recurso a vídeo.

Caso não saibam, o ativista e antigo informático da NSA está impedido de sair da Rússia dada a perseguição judicial do Governo norte-americano, pelo que estará na sessão de abertura da maior feira de tecnologia do mundo através de um vídeo em direto.

Nas palavras da própria organização do evento, Snowden irá “revelar a história por detrás da NSA, como ajudou a construir um sistema de vigilância global que recolheu milhões de chamadas telefónicas, de mensagens e de emails de cidadãos dos EUA e por que escolheu revelar isto da forma como o fez”.

O ativista é, portanto, um dos nomes fortes da próxima edição da Web Summit, a decorrer em novembro, em Lisboa, na Altice Arena e na FIL. Recorde-se que o antigo administrador de sistemas da CIA já havia participado virtualmente nas Conferências do Estoril, em 2017, pelo que este acaba por ser um “regresso” a Portugal.

De resto, Edward Snowden publicou recentemente o livro de memórias – Vigilância massiva, registo permanente.

Em relação à Web Summit propriamente dita, Paddy Cosgrave, cofundador e presidente executivo do evento, referiu à Agência Lusa que espera 70 mil participantes, incluindo 1.800 startups. Estarão presentes 1.500 investidores e dois mil membros da comunicação social.

Um dos objetivos da edição de 2019 é o foco nas alterações climáticas, sabendo-se que o evento caminha a passos largos para se livrar da utilização de plástico. Ao todo existem mais de 20 palcos e há oradores como CEO do Tinder, o chairman da Huawei, entre outros, confirmados no evento.

A decorrer no Parque das Nações de 4 a 7 de novembro, a Web Summit tem os bilhetes à venda no site oficial.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados