DECO Proteste avança com ação judicial contra a Apple

- Publicidade -

Algo que está relacionado com o facto de a Apple ter criado obsolescência programada para os iPhones 6 e 6S.

iPhone 6

Lembram-se quando, em dezembro do ano passado, referimos aqui no Echo Boomer que a Euroconsumers tinha acusado a Apple de tornar os modelos iPhone 6 propositadamente mais lentos? Na altura, mencionámos também que a DECO Proteste estava a preparar uma ação judicial para janeiro, tendo por base o mesmo enquadramento.

Pois bem, vai mesmo acontecer. Ciente da necessidade de indeminização dos consumidores portugueses, a DECO Proteste avançou com uma ação judicial contra a marca americana, tendo por base a legislação europeia que proíbe expressamente as práticas comerciais desleais, enganosas e agressivas, como é o caso da obsolescência programada.

O critério considerado adequado para apurar o valor de compensação é o custo pela reparação da bateria e 10% do valor de compra do equipamento, ou seja, em média, um valor aproximado de 60€.

Embora a Apple tenha alegado tratar-se de uma atualização para prolongar a vida útil das baterias, a DECO Proteste denuncia a utilização de obsolescência programada para incentivar os consumidores a comprarem novos telemóveis, nomeadamente, modelos mais recentes da marca.

A par das questões financeiras e interesses económicos dos utilizadores, a DECO Proteste afirma também que a obsolescência programada tem efeitos nefastos no ambiente, tendo em conta o descarte prematuro destes dispositivos.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados

- Publicidade -

Mais recentes