Crítica – I Know This Much Is True

- Publicidade -

A nova aposta dramática da HBO com Mark Ruffallo não é para estômagos fracos.

I know this much is true

I Know This Much Is True é a nova aposta da HBO baseada na obra literária com o mesmo nome da autoria de Wally Lamb. A história aborda toda o drama de uma família com fundações italianas, mas que vive perseguida pela tragédia. O foco principal da história é a relação entre dois irmãos gémeos, Dominic e Thomas Birdsey, sendo que o último sofre de esquizofrenia paranóide.

Apesar de abordar ao pormenor a espiral descendente em que Dominic e Thomas se encontram no presente, durante o desenrolar da história somos transportados a momentos no passado onde é explicado com consistência e clareza como é que as coisas chegaram a este ponto de situação. No entanto, todo o plano principal da narrativa assenta nos ombros de Dominic Birdsey, que é também o narrador da história em voz off. O ritmo da série é lento, por isso, os seis episódios são um número ideal para I Know This Much Is True. Há tempo para tudo ser bem explorado e explicado, até mesmo nos momentos do passado que referi anteriormente.

Dominic e Thomas Birdsey são interpretados por Mark Ruffallo, que assume dois papéis algo distintos. Nunca valorizei muito o trabalho de Ruffallo por não estar familiarizado com o seu historial, mas posso garantir que, nesta mini-série, tem uma prestação digna de Emmy/Globo de Ouro. O argumento é muito pesado, no entanto, Ruffallo tem a capacidade de nos absorver e manter-nos intrigados devido à forma como aborda todas as interações sociais e como carrega praticamente toda a carga emocional de uma ponta à outra da série sem inconsistências.

Esta produção contém ainda uma carga emocional acrescida, visto que trazer à vida o livro de Wally Lamb era um projeto que Mark Ruffallo já tinha em mente há algum tempo, sendo que tal foi possível com a ajuda de Derek Cianfrance. Ao fazê-lo, o ator quis dedicar a série ao seu falecido irmão, Scott Ruffallo (1969-2008). Entretanto, a série foi também dedicada a Megan Cianfrance (1983-2019), irmã de Derek, que faleceu durante as filmagens da série.

Não aconselho quem não tem estômago ou não se encontra num bom momento atualmente a ver a série. Muito menos aconselho a fazerem o mesmo que eu e ver três episódios seguidos de cada vez (isto se não quiserem seguir I Know This Much Is True semanalmente).

I know this much is true

É, de facto, um trabalho excelente, mas não é ordinário, nada hollywoodesco e não tem qualquer tipo de filtros. É um drama nu e cru bastante perturbador. Ainda por cima, estando quase toda a gente em isolamento ou obrigada a mudar/adaptar muitos hábitos antigos, gerando algum desconforto, ver I Know This Much Is True não vos vai ajudar em nada. A fotografia raramente capta momentos de luz e felicidade e a banda sonora e a edição de som é bastante sombria.

Se a vossa mente estiver sã e se se sentirem “frescos”, é uma aposta sólida. Mas aviso já: caso se deixem emergir no enredo da série e tentarem absorver bem a história, vão dar por vocês a acabarem os episódios exaustos mentalmente.

Só para perceberem melhor a sensação, tenho uma analogia que encaixa na perfeição para vos explicar como se irão sentir caso decidam entregar-se de alma e corpo a esta produção. Em Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban (J.K. Rowling) são introduzidos os Dementores (monstros que sugam a alma) e, ao estar na presença de um Dementor, a sensação com que se fica é descrita como se toda a luz e felicidade do mundo vos tivesse sido roubada.

Penso que muita gente não vai gostar do novo de Ruffallo e Cianfrance pelo motivo que decompus anteriormente: é perturbadora e não é a melhor altura para este tipo de séries.

Pessoalmente, defendo que o nosso julgamento crítico jamais pode ser toldado pelo nosso estado de espírito, caso contrário não há imparcialidade. E estando farto de séries de ocasião sem profundidade emocional só para entreter, prefiro (de longe) produções que me façam pensar, sentir e, sobretudo, que mexam com o meu estado de espírito. I Know This Much Is True é uma aposta segura.

I Know This Much Is True estreou hoje na HBO Portugal.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Parceiros

Relacionados

HBO renova House of the Dragon até à quarta e última temporada

A HBO renovou House of the Dragon para uma quarta e última temporada com estreia em 2028. E A Knight of the Seven Kingdoms caminha para a segunda.

A Knight of the Seven Kingdoms recebe primeiro trailer estreia em janeiro

A HBO revelou o primeiro trailer de A Knight of the Seven Kingdoms, a nova série passada um século antes de A Guerra dos Tronos, com estreia a 19 de janeiro na HBO Max.

Neil Druckmann vai manter envolvimento na adaptação de The Last of Us apesar de já não ser co-showrunner

Neil Druckmann esclareceu porque deixou de ser co-showrunner de The Last of Us na HBO, garantindo que continuará a acompanhar a série a um nível criativo superior.

Neil Druckmann afasta-se da adaptação de The Last of Us para a HBO antes da terceira temporada

Neil Druckmann anunciou que vai abandonar a série The Last of Us na HBO antes da terceira temporada, para se focar no próximo jogo da Naughty Dog.
- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Recentes

Não, os triângulos de sinalização não vão ser proibidos nas estradas portuguesas em 2026

Um vídeo amplamente partilhado nas redes sociais avança com uma informação importante sobre os triângulos de sinalizaçao que não se dirige ao território nacional.

Aldi reabriu lojas em Alfragide, Carregado e Torres Novas

Em 2025, a Aldi Portugal abriu nove novas lojas e reabriu 14 supermercados.

Empreendimento residencial Muralha Residences vai nascer no lugar da antiga gare rodoviária em Setúbal

O Muralha Residences terá um total de 41 apartamentos, mas, para já, não há dados sobre áreas e valores de venda.