Crítica – Human Factors (Sundance 2021)

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Human Factors apresenta uma premissa interessante, mas poderá ser demasiado ambíguo e filosófico para agarrar os espectadores…

Human Factors

Sinopse: “Para escapar das tensão crescente na agência de publicidade que co-possuem, o casal franco-alemão Nina (Sabine Timoteo) e Jan (Mark Waschke) levam os seus filhos, Max (Wanja Valentin Kube) e Emma (Jule Hermann), para a sua casa de férias à beira-mar. O casal assinou com um novo cliente politicamente acusado, forçando-os a confrontar as suas prioridades conflituosas. Mas o que é para ser um retiro idílico fora da época de férias torna-se sinistro quando ladrões entram em casa, invisíveis ao olhos de todos, exceto Nina.”

Uma das minhas intenções com esta edição do Festival Sundance era dar a maior atenção possível a filmes em língua estrangeira, mas sem me sentir forçado a assistir a um filme que não me diga nada. Human Factors tem uma premissa intrigante que captou imediatamente a minha atenção e, por acaso, foi o primeiro filme internacional que adicionei à minha lista de longas-metragens a seguir, logo estava definitivamente animado. Infelizmente, Human Factors não consegue construir o seu conceito de forma convincente durante todo o tempo de execução, mesmo que seja tecnicamente impressionante.

A cinematografia de Klemens Hufnagl é, sem dúvida, o destaque de todo o filme. Ronny Trocker serve-se de takes longos e usa as performances físicas do elenco para passar as mensagens e dicas necessárias para a compreensão dos temas subjacentes que cercam o mistério abrangente. Portanto, diferentes espectadores poderão interpretar esses tópicos de maneiras distintas, e a estrutura do guião permite que a perspetiva de cada personagem sobre a invasão aborde questões como isolamento, paranoia, medos pessoais e muito mais. Infelizmente, estes vão-se tornando menos interessantes e filosóficos demais devido às histórias individuais que se tornam, aparentemente, separadas da trama principal.

Human Factors

O trabalho fantástico e suave da câmara deixou-me à espera de algo que afetaria profundamente o filme de forma positiva, mas o terceiro ato acabou por não compensar o ritmo lento, conversas chatas e falta de energia. O final garante mais tempo para pensar sobre o que aconteceu, mas o sentimento desanimador irá, provavelmente, permanecer. Também achei muito difícil relacionar-me com um único personagem e, se não fosse pelos desempenhos dos atores, este filme teria sido uma grande desilusão.

Human Factors carrega uma premissa interessante e uma estrutura de storytelling que permite que temas subjacentes importantes sejam explorados através de linhas narrativas isoladas. No entanto, apesar da cinematografia notável de Klemens Hufnagl e do compromisso de Ronny Trocker com o seu argumento, a atmosfera filosófica e ambígua presente durante todo o tempo de execução só prejudica o ritmo já pesado e as interações desprovidas de energia, transformando o arco de cada personagem em algo difícil de se investir emocionalmente.

O ato final é o mais próximo que os espectadores recebem de desenvolvimento intrigante, mas os vários twists narrativos não afetam a história geral de uma maneira cativante ou surpreendente. Boas prestações de Sabine Timoteo e Mark Waschke salvam o filme de uma deceção mais significativa.

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