Criada rede de postos prioritários com limite de abastecimento de 15 litros por veículo

por Echo Boomer

O caos continua enquanto o Sindicato Nacional de Motoristas de Matérias Perigosas e o Governo não estiverem em sintonia. E já depois de termos falado de um site que deixa saber onde já não há combustível, além da Câmara Municipal de Lisboa ter incentivado os cidadãos a utilizarem bicicletas elétricas, o Ministério do Ambiente e da Transição Energética resolveu avançar com a criação de uma Rede Estratégica de Postos de Abastecimento (REPA) para racionar o combustível a 15 litros por veículo, independentemente de ser a gasolina ou gasóleo.

Em Portugal existem 3.068 postos de abastecimento de combustível. Com a criação desta rede, são 310 os postos definidos como de abastecimento prioritário. É algo que equivale a cerca de 10% dos postos de abastecimento existentes no país.

“Atendendo à atual situação de dificuldade do abastecimento público de combustíveis, importa adotar medidas de caráter excecional que assegurem a manutenção do funcionamento dos serviços e forças de segurança, e bem assim o serviço às populações”, refere em comunicado José Pedro Matos Fernandes, Ministro do Ambiente e da Transição Energética em comunicado oficial.



“Os postos de abastecimento pertencentes à REPA ficam obrigados a reservar, para uso exclusivo das entidades prioritárias, uma quantidade de 10.000 l de gasóleo, ou 20% da sua capacidade, 4.000 l de gasolina e 2.000 l de GPL-auto.”

Como entidades prioritárias entenda-se as Forças Armadas, as forças de segurança e os agentes de proteção civil, os serviços de emergência médica e transporte de medicamentos, as entidades públicas ou privadas que prestam serviços públicos, designadamente transporte coletivo de passageiros, recolha de resíduos urbana e limpeza urbana, serviços de água, energia e telecomunicações, bem como entidades que asseguram o transporte de pessoas portadoras de deficiência.

Recorde-se que a greve dos motoristas de matérias perigosas começou às 00h e está ainda a decorrer por tempo indeterminado.

Também pode interessar

Deixar uma resposta

O Echo Boomer utiliza cookies para dar a melhor experiência possível aos nossos leitores. Aceitar Ler mais

%d bloggers like this: