CP compra 117 novos comboios à Alstom

- Publicidade -

Espera-se que o primeiro comboio comece a circular em 2026.

Há bastante tempo que sabemos que a CP iria avançar com a aquisição de 117 novos comboios, tendo em conta o concurso público que foi lançado em 2021. Já em março deste ano, o ex-Ministro das Infraestruturas, João Galamba, referiu que, desses 117 comboios, 62 serão utilizados nos serviços suburbanos da CP, ao passo que as restantes 55 composições servirão para o serviço regional. As novas unidades irão substituir as automotoras UTE 2240.

Na mesma altura, foi também anunciado que Portugal iria voltar a contar com uma fábrica de comboios, a ficar localizada em Ovar, e que servirá, ao que tudo indica, para a construção destas novas unidades. E eis que finalmente temos mais novidades sobre este processo.

Em comunicado, a CP anuncia ter adjudicado “a aquisição de 117 unidades automotoras elétricas ao agrupamento Alstom Transporte S.A.U., Alstom Ferroviária Portugal, S.A. e Domingos da Silva Teixeira S.A.”.

“A aquisição compreende 62 Unidades Automotoras para o serviço urbano e 55 Unidades Automotoras para o serviço regional, refletindo o compromisso da CP em responder às crescentes necessidades de mobilidade dos cidadãos, com soluções de transporte mais sustentáveis”, refere o mesmo comunicado, o que vai de encontro ao que já tinha sido anunciado.

“A incorporação destes novos comboios na frota da CP representa um avanço significativo na melhoria da eficiência, conforto e frequência dos serviços oferecidos, contribuindo decisivamente para a mobilidade sustentável e a diminuição da pegada ecológica no transporte nacional. Com esta aquisição, a CP reafirma o seu papel de líder na promoção de um transporte terrestre, eficiente e ecologicamente responsável, ao serviço do desenvolvimento socioeconómico de Portugal”, diz ainda a empresa na mesma nota.

Recorde-se que o concurso público fou lançado em dezembro de 2021, com um valor de 819 milhões de euros. Espera-se que o primeiro comboio comece a circular em 2026, sendo que o objetivo é ter todos os novos comboios a circular e 2029.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados