Como impulsionar as avaliações positivas no vosso eCommerce

- Publicidade -

Sabiam que a grande maioria dos utilizadores consulta as avaliações e opiniões de outros clientes antes de adquirir um produto online?

A ausência de uma experiência tangível durante a compra online fez com que os consumidores se tornassem extremamente cautelosos. Hoje em dia, qualquer compra é antecedida de um período de investigação com o intuito de determinar a qualidade do artigo a adquirir e a idoneidade da loja online. As avaliações de outros utilizadores são muito úteis nesse sentido, pois tendem a dissipar as dúvidas dos mais indecisos.

Mas o que acontece quando a vossa loja não tem avaliações positivas suficientes? Essa situação constitui uma séria desvantagem competitiva, pelo que devem ser tomadas medidas para encorajar os utilizadores a fazerem avaliações.

Estes são alguns dos principais pontos que devem considerar para impulsionar as avaliações no vosso eCommerce e, sobretudo, para garantir que estas são positivas.

1. Demonstrar preocupação real com o cliente

A maioria dos utilizadores que se preocupam em deixar uma avaliação, seja negativa ou positiva, são aqueles que sentem um envolvimento pessoal com a marca.

Quando um cliente entra em contacto com a loja online, seja para obter mais informações sobre um produto, pedir ajuda ou até mesmo para fazer uma reclamação, é essencial demonstrar um interesse real em resolver as suas dúvidas ou problemas. Essa atitude permite estabelecer uma relação entre o cliente e a loja, o que aumenta exponencialmente a probabilidade de receber uma avaliação positiva.

2. Transformar as devoluções numa experiência memorável

Não há nada pior, no que à experiência de compra diz respeito, do que um processo de devolução complicado. Especialmente quando o motivo da devolução se deve a um produto danificado ou a um erro por parte da loja. Por outro lado, um processo de devolução simples e satisfatório pode facilmente transformar uma crítica numa avaliação positiva e até contribuir para a fidelização do cliente.

Para tal, é importante criar uma política de devoluções que tenha em consideração as necessidades e expectativas dos clientes e otimizar a logística inversa para reduzir ao mínimo possível os custos associados às inevitáveis devoluções.

3. Tirar partido do email marketing

Uma estratégia popular é tirar partido do email marketing e enviar emails automáticos solicitando que o cliente faça uma avaliação. O momento mais indicado para enviar este tipo de email é cerca de duas semanas após a aquisição de um produto, de modo a dar ao cliente tempo suficiente para testar o produto e ter uma opinião formada.

Para incentivar os clientes a fazerem uma avaliação, podem oferecer algo em troca, como um cupão de desconto no vosso website.

É essencial terem a vossa base de dados bem segmentada para saberem que perfil de comprador é mais suscetível de deixar um comentário positivo.

4. Ter uma conta em todas as redes sociais relevantes

Possuir contas ativas nas redes sociais frequentadas pelo vosso público-alvo é essencial e não é só para promoverem a vossa loja e respetivos produtos. É precisamente nas redes sociais que a maioria das conversações com e sobre a vossa marca têm lugar. Se os utilizadores falam de vocês, mas não estão presentes para responder, não poderão defender-se de críticas, agradecer comentários positivos e interagir com os clientes e potenciais clientes.

5. Incluir opiniões de outros utilizadores no vosso website

Colocar testemunhos de clientes no vosso website é uma estratégia eficaz para encorajar outros utilizadores a adicionar a sua própria avaliação. Além disso, essa prática transmite confiança e é essencial para consolidar a vossa reputação online. Podem, igualmente, adicionar um botão para que o utilizador possa deixar a sua avaliação sem ter de sair do website. Afinal de contas, quanto mais fácil for o processo, maior a probabilidade de o consumidor deixar uma review.

6. Trabalhar com várias transportadoras

A melhor forma de obter feedback positivo é proporcionar uma experiência de compra de excelência.

A variedade de métodos de envio disponíveis, com diferentes preços e prazos de entrega, é uma das características mais valorizadas por quem compra online.

Se as vossas opções de envio forem muito limitadas porque trabalham apenas com uma transportadora, é provável que não estejam a dar resposta às várias necessidades que os vossos clientes possam ter, sejam elas entregas céleres, portes de envio económicos ou outras.

Esta situação afeta igualmente os métodos de pagamento. Trabalhar com mais do que uma transportadora permite oferecer um maior leque de métodos de pagamento, tais como os envios à cobrança, uma modalidade de pagamento que continua ser extremamente valorizada pelos consumidores.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados