Como impedir que os websites recolham os vossos dados?

Vivemos num mundo onde a Internet se tornou indispensável no nosso dia-a-dia. Várias atividades que antes eram realizadas de forma física, hoje foram substituídas praticamente, como aulas, compras e processos bancários.

- Publicidade -

Tendo em conta esta realidade e evolução tecnológica, os crimes identitários assumiram novas formas. Se, antes, era necessário roubar documentos fisicamente, hoje em dia as ações fraudulentas tornaram-se mais acessíveis. Os criminosos podem ter acesso aos vossos dados bancários e documentos através de hackers.

Neste artigo encontramos algumas medidas para impedir a recolha dos vossos dados por websites. Vamos cobrir alguns métodos, desde a utilização de navegadores focados na privacidade até à instalação de bloqueadores de anúncios, VPNs, Tor, firewalls e outras técnicas.

Diferentes formas de recolha de dados por parte dos websites

Infelizmente, os websites podem recolher os nossos dados de cada vez que os visitamos. Começaremos com uma discussão sobre porque é que os sites recolhem os vossos dados. Em seguida, cobriremos as diferentes medidas que podem ser usadas para impedir que os websites recolham os vossos dados. Neste artigo, iremos fornecer-vos algumas dicas sobre como se manterem seguros online.

Análise de tráfego do site

Os sites também recolhem os vossos dados para analisar o tráfego do site. Ao rastrear as páginas que visitam e quanto tempo gastam em cada página, os websites podem ter uma boa ideia de quais páginas são populares e que precisam de ser melhoradas. Esta informação pode ajudar os proprietários do site a tomar melhores decisões sobre que conteúdo criar e como melhorar o seu site.

Publicidade direcionada

Uma das principais razões pelas quais os websites recolhem os vossos dados é para vos direcionar com anúncios. Ao rastrear os sites que os utilizadores visitam, os anunciantes podem obter uma boa ideia dos respetivos interesses e, em seguida, mostrar anúncios direcionados.

Identificar e parar atividades fraudulentas

Os websites também recolhem os vossos dados para identificar e parar atividades fraudulentas. Ao rastrear os endereços IP dos utilizadores, os websites podem obter uma boa ideia de onde está a ocorrer atividade fraudulenta. Estas informações podem ajudar os proprietários de websites a parar atividades fraudulentas e proteger os seus utilizadores.

Experiência de navegação personalizada

Outra razão pela qual os sites recolhem os vossos dados é criar experiências personalizadas para cada utilizador. Ao rastrear quais páginas o utilizador visita e quais ações realiza nessas páginas, os sites ficam com uma boa ideia desses gostos e interesses. Dessa forma, os proprietários de sites e empresas podem usar essas informações para fornecer uma experiência mais personalizada quando os utilizadores regressarem ao site.

Conformidade com os Requisitos Legais

Por fim, os sites geralmente recolhem os vossos dados para cumprir leis e regulamentos. Ao rastrear as páginas que são visitadas pelos utilizadores, conseguem garantir que os mesmos não estão a violar nenhuma lei ou regulamento.

Como impedir que os websites recolham os nossos dados?

Há muitas maneiras de impedir que os sites recolham os vossos dados. Descubram aqui as técnicas mais comuns.

Usem um navegador focado em privacidade

Uma das formas mais simples e fáceis de impedir que os websites recolham os vossos dados é usar um navegador focado na privacidade. Protegem a vossa privacidade e mantêm o utilizador anónimo. Alguns dos navegadores mais populares com foco na privacidade são o Firefox, Brave e Tor.

Utilizem uma rede privada virtual

Uma terceira opção para impedir que os websites recolham os vossos dados é utilizar uma VPN. Neste caso, VPN significa um programa de software especializado que encripta todo o vosso tráfego e o encaminha através de um servidor remoto. As VPNs impedem que os websites rastreiem a vossa atividade e recolham os vossos dados. É como se estivessem a usar uma espécie de manto de invisibilidade, um túnel, para ofuscar o vosso verdadeiro IP e impedir que terceiros intercetem as vossas comunicações. Em todo o caso, convém que compreendam conceitos como a política de não registo encontrada nos termos e condições do fornecedor VPN.

Usem o Tor conhecido como Onion Router

Outra forma de impedir que os websites recolham os vossos dados é utilizando o navegador Tor. O Tor Browser é um navegador focado na privacidade que encaminha todo o vosso tráfego através de uma série de túneis encriptados. O Tor impede que os websites rastreiem a vossa atividade e recolham os vossos dados.

Instalem uma firewall

Instalar uma firewall é uma das muitas opções para impedir que os websites recolham os vossos dados. Este programa de software sofisticado bloqueia todo o acesso não autorizado ao vosso computador. As firewalls impedem que os websites recolham os vossos dados, analisando as páginas que visitam.

Os perigos dos sites que recolhem os vossos dados

Assim como existem muitas razões válidas para que os websites recolham os vossos dados, há também vários perigos associados a ele. Mostramos os tipos de ameaças associadas à recolha de dados do site:

Roubo de identidade

Um dos perigos dos sites que recolhem os vossos dados é que esses mesmos websites podem usá-los para roubar a vossa identidade. Ao rastrearem a vossa atividade, os websites podem ter uma boa ideia das vossas informações pessoais e usá-la para cometer roubo de identidade.

Ataquem de spam e phishing

Um dos maiores perigos dos sites que recolhem os vossos dados é que essas informações podem ser usadas para lançar spam e ataques de phishing. Ao rastrearem a vossa atividade, os websites podem ter uma boa ideia dos vossos interesses e enviar spam ou ataques de phishing. Os ataques de phishing mais populares são phishing enganoso, pharming e clone de phishing.

Ataques de fraude financeira

Outro risco dos sites que recolhem os vossos dados é cometer fraude financeira. Ao rastrearem a vossa atividade, os websites podem ter uma boa ideia dos números da vossa conta bancária e outros dados financeiros.

Malware e ataques de vírus

Os websites também podem usar os vossos dados para instalar malware e vírus no vosso computador. Ao rastrearem a vossa atividade, os websites podem ter uma boa ideia dos websites que visitam e dos ficheiros que descarregaram. Os hackers podem utilizar esta informação para instalar malware e vírus no vosso computador.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Parceiros

Relacionados

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Recentes

Nova atualização de Gran Turismo 7 adiciona novos carros e eventos

Com destaque para vencedor das 24 Horas de Le Mans, o novo Toyota GR010 HYBRID.

EKSA GT1 Cobra – Qualidade a preço de saldos

A EKSA volta a lançar um produto de referência. Desta vez com um design bem conseguido e único, qualidade de construção e som surpreende pela positiva.

Returnal está a caminho do PC, segundo da base de dados da Steam

A PlayStation ainda não confirmou, mas a informação vem reforçar os leaks e rumores.