Como prevenir e resolver se o vosso Cartão Multibanco for clonado?

O número de operações de pagamento com cartões bancários tem vindo a ser cada vez maior – e as opções de pagamento online também têm aumentado. Segundo dados recentes, o recurso a métodos de pagamento eletrónico aumentou, subida essa que é acompanhada pelos números de operações registadas pelo Multibanco. Mesmo com as recomendações dos bancos sobre como ter as melhores práticas no uso do seu cartão e como fazer pagamentos online com cartão de débito, convém saber mais.

- Publicidade -

Um dos riscos destas operações é a possibilidade do cartão ser clonado e usado de forma fraudulenta por criminosos que atingem não só quem faz das opções de pagamento online uma realidade, como o consumidor que usa o cartão no dia a dia. Sim: fazer um pagamento online não é o único risco.

Embora seja mais comum a fraude com cartão clonado ocorrer através das caixas Multibanco, importa também ter cuidados com pagamentos online – aconselhando-se a que o cartão tenha incorporada a tecnologia 3D Secure. Se querem saber como fazer pagamentos online com cartão de débito, informem-se sobre os riscos e formas de se protegerem. O cartão é clonado quando toda a informação que consta neste é copiado através da sua banda magnética por via de um skimmer – um mecanismo colocado nas caixas automáticas ou terminais de pagamento automático.

Outro método comummente utilizado prende-se com a colocação de uma pequena câmara instalada numa caixa Multibanco. Quando se copia essas informações para um cartão clonado, estas poderão ser usado de forma indevida para realizar pagamento de bens e serviços, e também para levantar dinheiro. Lembremos que a fraude da clonagem do cartão – equivalente a “contrafação de moeda” – é um crime punido pela lei portuguesa.

Cartão Multibanco: como prevenir o clone do vosso cartão?

  • Tenham o vosso cartão à vista enquanto fizerem compras;
  • Não partilhem o vosso código PIN e protejam-no dos “olhos do alheio”;
  • Caso ponderem opções de pagamento online, tenham um antivírus e um firewall no vosso aparelho. Muita atenção ao fishing via email;
  • Não realizem operações numa caixa de Multibanco num lugar pouco frequentado;
  • Se se perguntam como fazer pagamentos online com cartão de débito, uma regra básica: não o façam com acesso a redes de Wi-Fi públicas.

Estejam atentos ao vosso extrato bancário. Se verificarem algo de estranho, contactem de imediato o vosso banco para cancelar o cartão e dirijam-se às autoridades. Lembrem-se que, se não comunicarem o extravio ou roubo do cartão, serão responsáveis por todas as despesas com este efetuadas. No caso da Internet, sigam todas as recomendações do vosso banco sobre como fazer pagamentos online com cartão de débito.

Num caso recente e bastante elucidativo da problemática em causa, a PJ deteve um suspeito acusado de mais de uma centena e meia de crimes de burla informática. O meliante instalou dispositivos em máquinas Multibanco para obter dados das bandas magnéticas e aceder a códigos de acesso com o intuito de clonar os cartões e fazer levantamentos. O indivíduo recorria a uma pequena câmara para, assim, captar os códigos dos cartões inseridos pelos clientes. Ao mesmo tempo, introduzia um equipamento junto às máquinas que se confundia com estas e permitia copiar a banda magnética dos cartões ali introduzidos. Não é só nas opções de pagamento online que os cuidados devem ser redobrados.

Em 2013, a UNICRE apresentou uma nova forma de pagamento que não necessita de código PIN, sendo a validação efetuada por aproximação do cartão de débito ao Terminal Automático de Pagamento. De momento, o sistema funciona apenas para compras até 20 euros. No nosso país, já há milhares de terminais preparados para usar esta tecnologia.

Este sistema, contudo, não deixa de estar isento das intenções criminosas, tal como com opções de pagamento online. Em Londres, foi conhecida a história de um homem que se fazia acompanhar de um TPA para se aproveitar desta tecnologia, colocando-se junto às suas vítimas e realizando vários furtos. Se tantas vezes nos perguntamos como fazer pagamentos online com cartão de débito, também devemos atentar em quem não pára de nos surpreender com os seus métodos.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Sigam-nos

12,987FansCurti
4,064SeguidoresSeguir
785SeguidoresSeguir

Parceiros

Relacionados

Clientes ActivoBank vão passar a validar os pagamentos online na app

A app será uma aliada para transações online rápidas e seguras.

Em breve vamos poder renovar o Cartão de Cidadão no Multibanco

A novidade deverá estar ativa muito em breve.

MB Way já é o 2º meio de pagamento mais usado em Portugal

Quem o diz é a fintech portuguesa EuPago, instituição criada em 2015 e especializada no apoio a pagamentos realizados pela internet. A empresa diz que, em termos absolutos, o MB Way é hoje o segundo meio de pagamento mais usado pelos portugueses, surgindo logo a seguir ao Multibanco.
- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Recentes

ClubeFashion passa a entregar encomendas no próprio dia

Mas para já só mesmo na região da Grande Lisboa.

London Grammar editam hoje o novo álbum Californian Soil

Disponível nas plataformas do costume.

Mi Smart Band 6 está quase a chegar a Portugal

Vão poder encontrar a Mi Smart Band 6 ainda este mês nas lojas Mi Store Portugal ou, então, encomendar através do site oficial.