Os burlões do MB Way estão cada vez mais astutos

Ou seja, agora já nem pedem à vítima para inserir um número de telemóvel diferente.

do MB Way
- Publicidade -

Já por diversas vezes falámos aqui no Echo Boomer sobre burlas do MB Way, dando a conhecer alguns esquemas para roubar dinheiro. Pois bem, parece que, agora, os burlões, certamente cientes de que cada vez mais e mais pessoas estão informadas destes esquemas, arranjaram uma “nova” forma de ludibriar as vítimas.

Como? É que, desta vez, já nem dizem para inserir um número de telemóvel diferente, mas somente um pin. E sim, funciona.

Hugo Medeiros, também conhecido no mundo da Internet como MedHug, fez um vídeo a alertar dessa mesma burla.

Imaginemos que colocam algo à venda no OLX ou outra plataforma do género e são contactados por alguém nos minutos seguintes. O que tem acontecido é que esses burlões tentam “fazer o negócio” via MB Way, sabendo da facilidade de efetuar burlas através deste método de pagamento. Aí, pedem à vítima para associar um número de telemóvel diferente à conta bancária, concluindo os passos seguintes.

Na prática, e sem se aperceber, a vítima está a dar acesso ao seu banco. Neste “novo” método, a coisa difere um bocadinho. E é uma burla tão disfarçada que muitos poderão cair na esparrela.

No caso do vídeo de Hugo Medeiros, o burlão começa por dizer para ir ao Multibanco e selecionar a opção MB Way, fazendo uma nova adesão. Aí, pede à vítima para colocar o seu número de smartphone (ou seja, não o do burlão, mas o correto), mas colocar um PIN diferente. A vítima aceita, conclui tudo e retira o cartão do Multibanco.

Mas é o passo seguinte que estraga tudo. O burlão, do outro lado da linha, o que vai fazer é usar o MB Way, mas com o número de telemóvel da vítima. Como? Ao instalarmos pela primeira vez a app da SIBS num qualquer smartphone, e ao indicarmos o número de telemóvel e o PIN, é de seguida enviado um código de confirmação para esse número.

Ora, e sabendo disto, como o burlão neste caso terá colocado o número de telemóvel da vítima na app do MB Way, juntamente com o PIN que indicou anteriormente, o que este faz é dizer à outra pessoa que o banco enviará um código de acesso. Pois bem, já adivinharam: está a mentir. Na prática, o burlão está, através do smartphone, a pedir acesso ao MB Way, necessitando desse código para completar o esquema.

A vítima, ao dar esse código, está a dar ao bandido a permissão de usar o MB Way. Essencialmente, a grande diferença é que estes bandidos passam a usar a conta bancária da vítima, mas com o número de telemóvel correto, ou seja, aquele que é suposto.

Esta burla é muito semelhante àquela que quase toda a gente já conhece por esta altura, mas pode ser ainda mais difícil de detetar. Mantenham-se atentos. E já sabem: transferências MB Way só via smartphone, não é necessário ir ao Multibanco!

Fonte:MedHug
- Publicidade -

Sigam-nos

12,691FansCurti
4,064SeguidoresSeguir
656SeguidoresSeguir

Relacionados

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Recentes

UNO celebra 50º aniversário com novo baralho de cartas premium

Sabiam que, atualmente, são vendidos 17 baralhos de cartas UNO a cada minuto?

Resident Evil vai ter uma apresentação especial já para a semana

Esperam-se novidades do próximo jogo da série e muito mais.

Riders Republic, o jogo de desportos radicais da Ubisoft, foi adiado

Tinha data de lançamento originalmente marcada para dia 25 de fevereiro.