E que tal um bolo-rei que faz lembrar o vinho Alvarinho?

Sim, existe, mas só no norte do país.

bolo-rei
Foto de: Ernesto Fonseca
- Publicidade -

Alguma vez imaginaram como seria juntar ao mais delicioso bolo-rei todas as sensações do vinho Alvarinho? Pois bem, essa maravilha existe, e chega-nos por parte da reconhecida confeitaria A Colonial.

A Colonial é, há mais de 100 anos, uma referência em Barcelos. Há quinze anos, Francisco Gomes, reconhecido chef pasteleiro, e a sua equipa decidiram inovar e criar um bolo-rei irreverente, selecionando um sabor especial para cada edição. Já tiveram bolo-rei de rosas, laranja e chocolate, cenoura, abóbora e nozes, dióspiro, caramelo salgado, entre outros.

Este ano, o chef resolveu, então, homenagear o vinho Alvarinho. Muros de Melgaço 2019 era a escolha perfeita e Anselmo Mendes, produtor e enólogo, não hesitou, aceitou o desafio… e adorou o resultado!

O Bolo-rei de Alvarinho é feito com a massa tradicional, sendo acrescentada a amêndoa, a parte de cima leva um crumble e a decoração que o assina: um cacho de uvas feito de pasta cigarrete. O recheio central é uma verdadeira explosão de aromas e sabores, já que tem uma geleia de Alvarinho, obtida a partir do vinho Muros de Melgaço, envolvida por uma mousse de chocolate branco Ivoire, da Valrhona.

Esta foi a primeira vez que uma casta portuguesa, rainha no norte e embaixadora no mundo, foi usada, e isso enche toda a equipa de orgulho.

Parece-vos bem? Podem encomendar um destes bolos tanto na A Colonial, como no Club del Gourmet El Corte Inglés, em Vila Nova de Gaia. O preço é de 16€/kg. Apressem-se, pois esta é uma edição exclusiva e limitada, pelo que não existirão muitas unidades disponíveis.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Parceiros

Relacionados

O já icónico bolo-rei da Gleba está de regresso

Sim, estamos naquela altura do ano...

Para este site, o Bolo Rei é a pior criação da gastronomia portuguesa

O melhor? O Pastel de Nata e as Amêijoas à Bulhão Pato.
- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Recentes

Afinal, a tarifa social da Internet não vai ter os serviços propostos pela Anacom

Menos velocidade e menos gigabytes. Estará disponível a partir de 1 de janeiro de 2022.

Makro Portugal tem 15 cabazes de Natal disponíveis a pensar nesta época

Há para todos os gostos... e para todos as carteiras.