fbpx

Já existem autocarros movidos a biodiesel em Lisboa

A Carreira de autocarros 702, da Carris, é a primeira a circular em Lisboa com recurso ao biodiesel, um novo combustível especialmente produzido pela Prio a partir de óleos alimentares usados, que reduz em 83% as emissões de gases de efeito de estufa dos tradicionais combustíveis fosseis.

Este é um projeto que surge de uma parceria entre Carris e a Prio em prol da mobilidade sustentável na cidade de Lisboa. Assim, o projeto-piloto Movido a Biosiesel promove a utilização deste tipo de combustível, permitindo reduzir quase integralmente as emissões de dióxido de carbono (CO2 equivalente) sem necessidade de avançar com qualquer alteração aos motores dos veículos.

Na verdade, este biodiesel é um combustível 100% livre de energia fóssil, sendo produzido na fábrica da Prio, no Porto de Aveiro. Para já, está a ser utilizado por seis autocarros da Carris que asseguram todos os dias o percurso da carreira 702, entre a Serafina e o Marquês de Pombal.

Segundo José Ribeiro, Diretor de Manutenção de Autocarros da Carris, não foram identificadas “diferenças significativas nos autocarros que têm usado este combustível, quando comparados com veículos similares e utilizados nos mesmos percursos”, o que permite desmistificar a ideia de que os combustíveis produzidos a partir de óleos alimentares usados têm impacto negativo nos veículos.

A curto-médio prazo, o objetivo é alargar esta solução a mais autocarros da Carris, bem como replicar este e outros projetos de sustentabilidade avançada na mobilidade com outros clientes nos próximos meses.

- Publicidade -

Afiliados

Sigam-nos

10,779FansCurti
4,064SeguidoresSeguir
629SeguidoresSeguir

Media Partner

Relacionados

Transportes Sul do Tejo. Carreiras de e para Lisboa suspensas a partir desta quinta-feira

A partir de amanhã, quinta-feira, dia 9 de abril, as carreiras de e para Lisboa ficarão suspensas, sendo a alternativa as carreiras que asseguram a ligação aos terminais fluviais e ferroviários (Transtejo/Soflusa).

Viagens nos autocarros da Carris com validação facultativa

Nem tudo é mau nestes dias. A Carris anunciou este sábado, dia 14 de março, que as validações por parte dos passageiros são facultativas. Ou seja, quer isto dizer que andar nos autocarros da empresa passa a ser grátis.

Porto. Abrigos para autocarros STCP vão ser mais confortáveis para os passageiros

A cidade do Porto prepara-se para uma mudança na via pública.

Cascais vai ter viagens de autocarros gratuitas já a partir de janeiro

Para que possam usufruir das condições, os interessados têm de fazer obrigatoriamente o registo na plataforma MobiCascais.
- Publicidade -

Mais Recentes

A Amazon lançou um novo Fire Stick e atualizou um dos já existentes

Mas há um problema: a Amazon não está a enviá-los para Portugal.

Bosch tem aquele que diz ser o teste de PCR mais rápido do mundo para o SARS-CoV-2

A partir de agora disponível na Europa, o teste aprovado pela CE ajuda a evitar o tempo em quarentena, dispensa laboratórios e torna as viagens e o trabalho mais seguros.