Já existem autocarros movidos a biodiesel em Lisboa

- Publicidade -

A Carreira de autocarros 702, da Carris, é a primeira a circular em Lisboa com recurso ao biodiesel, um novo combustível especialmente produzido pela Prio a partir de óleos alimentares usados, que reduz em 83% as emissões de gases de efeito de estufa dos tradicionais combustíveis fosseis.

Este é um projeto que surge de uma parceria entre Carris e a Prio em prol da mobilidade sustentável na cidade de Lisboa. Assim, o projeto-piloto Movido a Biosiesel promove a utilização deste tipo de combustível, permitindo reduzir quase integralmente as emissões de dióxido de carbono (CO2 equivalente) sem necessidade de avançar com qualquer alteração aos motores dos veículos.

Na verdade, este biodiesel é um combustível 100% livre de energia fóssil, sendo produzido na fábrica da Prio, no Porto de Aveiro. Para já, está a ser utilizado por seis autocarros da Carris que asseguram todos os dias o percurso da carreira 702, entre a Serafina e o Marquês de Pombal.

Segundo José Ribeiro, Diretor de Manutenção de Autocarros da Carris, não foram identificadas “diferenças significativas nos autocarros que têm usado este combustível, quando comparados com veículos similares e utilizados nos mesmos percursos”, o que permite desmistificar a ideia de que os combustíveis produzidos a partir de óleos alimentares usados têm impacto negativo nos veículos.

A curto-médio prazo, o objetivo é alargar esta solução a mais autocarros da Carris, bem como replicar este e outros projetos de sustentabilidade avançada na mobilidade com outros clientes nos próximos meses.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados