Estas são as características oficiais da PlayStation 5

A PlayStation revelou finalmente algumas das características e funcionalidades da sua futura consola.

Numa transmissão muito especial, adaptada da palestra que estava programada para a Game Developers Conference, cancelada devido à Covid-19, Mark Cerny revelou aos jogadores, mas em particular aos produtores, quase todas as suas ambições no processo de desenvolvimento da consola.

Por vezes aborrecida, mas extremamente interessante para quem gosta de saber ao pormenor como as coisas funcionam, ficaram de fora da palestra o aspeto da PlayStation 5, o seu preço ou exemplos de jogos para o seu catálogo. Mas nem tudo é mau.

Ao longo de uma hora de tecnicidades, onde Cerny explicou a importância dos discos SSD mais rápidos, da forma como vão funcionar os novos processadores, o que o ray-tracing pode trazer aos jogos e como, por exemplo, a PS5 vai ser mais energeticamente eficiente, ficámos a conhecer as características oficiais da PlayStation 5:

  • CPU: 8x Zen 2 Cores at 3.5GHz (variable frequency)
  • GPU: 10.28 TFLOPs, 36 CUs at 2.23GHz (variable frequency)
  • GPU Architecture: Custom RDNA 2
  • Memory/Interface: 16GB GDDR6/256-bit
  • Memory Bandwidth: 448GB/s
  • Internal Storage: Custom 825GB SSD
  • IO Throughput: 5.5GB/s (Raw), Typical 8-9GB/s (Compressed)
  • Expandable Storage: NVMe SSD Slot
  • External Storage: USB HDD Support
  • Optical Drive: 4K UHD Blu-ray Drive

As características da nova PlayStation 5 são expectavelmente parecidas com as da Xbox Series X, com pontos mais fortes, como é o caso da rapidez de leitura do disco, e outras mais fracas, como a velocidade do processador ou o número de Teraflops, mas que prometem resultados consistentes e igualmente impressionantes, se todo o seu potencial for aplicado como a Sony pretende.

Importante também foi o levantar do véu sobre a retrocompatibilidade da PlayStation 5, que foi confirmada, mas com algumas limitações.

Para já, sabe-se que a PlayStation 5 vai ser compatível com jogos da PlayStation 4 e que vai tirar partido das melhorias dos jogos aumentados na PlayStation 4 Pro. No entanto, há que reforçar que serão apenas alguns dos melhores jogos da PS4, com a sua seleção a ser aumentada ao longo do tempo. Isto porque a retrocompatibilidade na PlayStation 5 requer uma espécie de conversão manual para que os jogos antigos corram na nova máquina. Títulos da PlayStation 3, 2 e da original não foram, para já, mencionados.

À semelhança das novidades da Xbox Series X, o projeto Digital Foundry fez também a sua análise às capacidades da consola, com todas as novas explicações detalhadas no portal da EuroGamer, onde é também feita a comparação com a Xbox Series X e com a atual PlayStation 4.

As novidades da PlayStation 5 não se ficam por aqui. Serão reveladas muitas mais novidades em breve.

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Sigam-nos

12,074FansCurti
4,064SeguidoresSeguir
653SeguidoresSeguir

Relacionados

Análise – Sackboy: A Big Adventure

A grande aventura a solo da mascote da PlayStation começa aqui. A PlayStation sempre teve jogos de plataformas e títulos...

Stock de consolas PlayStation 5 poderá ser reposto apenas em dezembro

Caso não tenham feito pré-reserva da consola, o melhor é que façam a vossa compra o mais rapidamente possível a partir desta quinta-feira.
- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Recentes

Chamadas de valor acrescentado têm os dias contados

A proposta do PAN foi aprovada no Orçamento do Estado para 2021 e não teve votos contra.

Lewis Hamilton, Dua Lipa e outros transformam-se em jogadores virtuais no modo VOLTA de FIFA 21

O que quer dizer que irão defrontar e jogar com estas personalidades.

Crónica dos Bons Malandros. Série estreia na RTP a 2 de dezembro

Depois do livro e do filme, uma série de oito episódios. Marco Delgado, Maria João Bastos, Rui Unas, Joana Pais...