A revolução na DC está apresentada. Entre filmes, séries live-action e séries de animação, são dez os projetos anunciados para os próximos anos. Personagens conhecidas regressam e personagens novas irão brilhar pela primeira vez.
Alguns meses após o anúncio das novas mentes encarregues pelo universo cinematográfico da DC Comics, James Gunn e Peter Saffran, e várias dicas e segredos revelados na conta de Twitter do realizador, há finalmente novidades acerca do futuro das produções da casa do Superman, Batman e Flash.
No último dia de janeiro, e de forma a terminar em grande forma o primeiro mês de 2023,a revolução começou oficialmente com o Chapter 1: Gods and Monsters. James Gunn partilhou um vídeo com o que nos espera do mundo DC no cinema e streaming para os próximos anos, num total de dez novas produções. Houve também a confirmação de que todo o conteúdo DC estará interligado de agora em diante, à exceção da sequela de Batman, de Matt Reeves, e de Joker: Folie à Deux, de Todd Phillips: “É a primeira vez que tudo relacionado com a DC está centralizado sob uma única visão criativa, a de James e eu próprio”, disse Saffran. James Gunn explicou que Shazam: Fury of the Gods leva ao filme Flash, que irá dar um reset em todo o universo DC. Segue-se Blue Beetle, sem ligação a qualquer outra produção, e a sequela de Aquaman, que irá interligar com o primeiro filme do novo universo: Superman: Legacy.
Filmes
Foram cinco os filmes anunciados pelos novos co-CEOs dos DC Studios. Regressam aos ecrãs Superman e Batman, mas também há espaço para novas personagens brilharem.
Superman: Legacy
Este é o filme de Superman escrito por James Gunn e tem data de estreia marcada para 11 de julho de 2025, marcando o início do novo universo cinematográfico da DC. Peter Saffran explica que Superman Legacy irá focar-se no equilíbrio do Super-Homem entre a sua herança kryptoniana e a sua educação humana, ou seja, não será uma história de origem. Ainda não há realizador escolhido, mas Saffran espera poder convencer Gunn a liderar a produção do filme.
The Authority
The Authority é um filme que resultará diretamente de Superman: Legacy, baseado em personagens da Wildstorm, uma banda desenhada que foi comprada pela DC e que James Gunn tenciona utilizar em futuras produções dos DC Studios. “É um tipo muito diferente de história de super-heróis. São basicamente bem intencionados, mas pensam que o mundo está completamente destruído e que a única forma de o consertar é tomar as coisas pelas suas próprias mãos, quer isso signifique matar pessoas, destruir chefes de Estado ou mudar governos”, explicou Gunn.
The Brave and The Bold
A “Bat-família” vai ser explorada em The Brave and The Bold, um filme adaptado da banda desenhada escrita por Grant Morrison. Esta é a história de Damian Wayne, criado como um pequeno assassino e o verdadeiro filho do Batman, que não sabia da sua existência nos primeiros oito a dez anos da sua vida. Saffran garante que este filme “vai incluir outros membros da Bat-Família” porque sente que “foram deixados de fora das histórias do Batman no cinema durante demasiado tempo”. O filme marca a introdução da personagem no novo universo da DC e o reaparecimento de Robin no grande ecrã – não aparece desde o filme Batman and Robin, de 1997.
Supergirl: Woman of Tomorrow
Nesta aventura de ficção científica, baseada nas histórias de banda desenhada de Tom King, o público vai ser apresentado a uma Supergirl que não estão habituados a ver. “Ela estava num fragmento de Krypton que se afastou do planeta e aí viveu durante os primeiros 14 anos da sua vida, numa situação horrível em que viu morrer todos à sua volta”, conta James Gunn.
Swamp Thing
A redenção de Swamp Thing está para breve, e nos será cinemas, após o fracasso da série baseada na personagem. No filme anunciado serão investigadas as origens obscuras do monstro da DC.
Séries
Entre imagem real e animação, foram anunciadas cinco novas séries para a HBO Max. Esqueçam o Arrowverse, James Gunn e Peter Saffran prometem uma revolução completa.
Creature Commands
A primeira série do novo universo DC é uma animação escrita por James Gunn com sete episódios. Pouco se sabe sobre a série, mas vai contar a história de uma equipa de elite criada por Amanda Waller, com personagens como Rick Flag Sr., que irá entrar noutras produções, Nina Mazursky, Doctor Phosphorus, um vilão do Batman, Eric Frankenstein, The Bride of Frankenstein, líder da equipa, G.I. Robot e Weasel.
Waller
Viola Davis vai continuar como a Amanda Waller do universo cinematográfico da DC, desta vez com uma série em nome próprio, que também incluirá algumas personagens da série Peacemaker. Waller localiza-se temporalmente entre a primeira temporada de Peacemaker e a segunda, ainda por estrear. Christal Henry, guionista de Watchmen, e Jeremy Carver, que criou Doom Patrol, estão encarregues desta série. Tanto Waller como Creature Commands são esperadas estrear antes de Superman: Legacy.
Lanterns
Lanterns é um projeto que será liderado por dois Green Lanterns: Hal Jordan e John Stewart. Será uma série ao género de um policial que irá mexer diretamente com os filmes e as séries do novo universo cinematográfico. A história dos Green Lanterns será contada um pouco ao longo de todas as produções.
Paradise Lost
A DC prepara-se para ter a sua própria série ao estilo Game of Thrones. Paradise Lost passar-se-á em Themyscira, local de nascimento de Wonder Woman, e é uma série que vai contar a origem das Amazonas.
Booster Gold
Booster Gold é uma personagem há muito pedida pelos fãs, e por pouco que não apareceu no Arrowverse. James Gunn considera a série como “basicamente a história de se o Síndrome do Impostor fosse um super-herói”. Será uma série fora do normal, com muita comédia.
Estas são as novidades do mundo cinematográfico da DC. Quanto às produções fora desse universo, serão consideradas parte do DC Elseworlds. No campo do áudio também houve novidades com o lançamento de um podcast oficial baseado nas personagens Harley Quinn e Joker. Harley Quinn and The Joker: Sound Mind tem Christina Ricci no papel de Harley Quinn e Billy Magnussen como Joker.