Análise – Valco Nordell MK3

Após dois lançamentos de auscultadores, a marca finlandesa aposta numa coluna portátil… e com sucesso.

- Publicidade -

Desde a caixa de embalagem à coluna, tudo tem ótimo aspeto na Valco Nordell MK3, que conta com um design simplista e algo premium. A coluna é preta, cor única. É composta por uma grelha de alumínio de ambos os lados, que lhe confere uma sensação agradável de simetria. Na grelha por onde sai o som tem estampado “valco” num cinzento discreto e, na grelha oposta, tem uma tampa em silicone que tapa e protege a entrada USB type-c para o carregamento, a ranhura para introduzir um microSD e a ligação aux. A lona circundante é feita em silicone, dando a sensação de segurança face a impactos inesperados. Numa das laterais da lona há também uma argola metálica que permite pendurar a coluna onde quer que seja.

Na parte superior da lona existem seis botões de controlo muito responsivos ao toque (de dimensão porreira, até para quem tem dedos largos), onde se inclui o botão 3D, que permite alternar entre os modos de equalização disponíveis. O botão 3D é alusivo ao modo de reprodução que dá outra sensação de profundidade ao som. Não há outra explicação para o botão ter esse designação, de todo. Mas a verdade é que não é publicidade enganosa, nota-se bem a diferença entre este modo e os restantes, sendo que o som é mais envolvente.

Som esse que possibilita o uso desta coluna portátil em festas caseiras, permitindo volumes convidáveis sem comprometer a qualidade do som, graças ao poder de 2x20w. Têm ainda a possibilidade de emparelhar duas Nordell em simultâneo, providenciando uma experiência de stereo superior. A conexão é feita via Bluetooth 5.0 através de True Wireless Stereo (onde o dispositivo se liga à coluna e, no caso de haver uma segunda coluna, esta liga-se à principal).

Em alternativa, podem fazer ligação através de cabo aux, mas com Bluetooth 5.0 faz cada vez menos sentido, visto que a transmissão de som é imediata, sem atrasos. E sabendo da capacidade da bateria – 5200mAh com carregamento fast-charging -, ainda faz menos sentido não optar pela ligação Bluetooth. Traduzindo o tamanho da bateria para autonomia, basicamente podem contar com umas 15 horas de reprodução com volume intermédio e até oito horas com o volume máximo.

A portabilidade da coluna faz a autonomia ser um fator importante, visto que as dimensões são 20.3×6.1×7.8 cm e o peso situa-se na casa dos 500 gramas. Posso dizer que ando com a coluna sempre atrás quando vou a algum lado, dado que não ocupa espaço quase nenhum e tem qualidade para começar a festa mais inesperada ou servir apenas para um melhor volume de fundo para qualquer situação. A coluna está equipada com um microfone que permite atender chamadas através dela e suporta Siri e Google Now. Não é algo que use, mas acrescenta valor à coluna.

Já referi acima que o som está ótimo e tenho a acrescentar que, para além deste ser imensamente refinado e cristalino, os graves são estonteantes para uma coluna desta dimensão. Estou perfeitamente ciente que a marca Valco não tem representatividade em Portugal, dado que teve início no ano passado. Como tal, não há produção em massa, pois o crescimento da marca está a ser feito de forma sustentável. Por isso, ainda que esta coluna custe 99.90€, o que soa caro (mas não é, de todo), dificilmente vão conseguir comprar uma, dado que, sempre que há mais remessas, esgotam em pouquíssimo tempo. Nem a Playstation 5 consegue ser tão difícil de adquirir.

Acho que esta foi a minha análise mais sucinta e objetiva, mas quando o produto é ótimo, é fácil descrevê-lo. Se tiverem interesse em ler mais sobre a Nordell MK3, podem ir diretamente ao website oficial da Valco, que vão ficar logo bem dispostos. Isto pode parecer estranho, mas não consigo não me rir quando leio o que quer que seja que o staff da Valco escreve. São hilariantes. Até os manuais de instruções são um espanto.

Se tiverem oportunidade de meter as mãos num dos produtos da marca, não pensem duas vezes. Aproveito também para vos deixar a minha análise aos auscultadores Valco VMK20, que recebi também este ano.

Recomendado

Este dispositivo foi cedido para análise pela Valco.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Parceiros

Relacionados

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Recentes

Nazaré cancela eventos de rua do Carnaval 2022 e ativa Plano Municipal de Emergência

As regras no município podem apertar se o presidente da câmara assim o decidir.

Não haverá festas de passagem de ano no Algarve

E foram também canceladas várias iniciativas que integravam a programação de Natal.

Análise – Sony Pulse 3D Midnight Black

Fez no passado mês de novembro um ano desde que a PlayStation 5 chegou ao mercado. Com ela vieram também os primeiros acessórios, entre eles os Sony Pulse 3D, que recentemente tiveram um “relançamento” numa nova cor.