Análise – Valco VMK20 Wireless ANC Headphones

A nova aposta da Valco representa uma evolução no caminho certo, com espaço para algumas melhorias.

Valco VMK20
- Publicidade -

No ano passado, tive a oportunidade de testar o modelo anterior da marca, os Valco Wireless ANC Headphones e, no geral, foi uma surpresa muito agradável. Tirando um problema de configuração do limitador de volume em alguns dispositivos e o ANC precisar de ser trabalhado, esse modelo era, de facto, muito bom.

Na viragem do ano, Henri HeikkinenJani Rajaniemi, em parceria com Jasse ”Jazmanaut” Kesti, decidiram pegar no seu produto (que se destacou e esgotou num mercado saturado com concorrência forte) e melhorá-lo, apresentando, assim, os VMK20. Para além de melhorias técnicas, este modelo traz também uma ligeira alteração visual, que lhe confere um look mais moderno e não só.

A promessa da Valco continua a ser a mesma: uma qualidade de som soberba a um preço competitivo. A verdade é que não é, de todo, uma promessa oca, visto que há muitas horas de trabalho de desenvolvimento para garantir o som desejado, ao invés de optar por definições standard de fábrica. Graças a este trabalho extra, em parceria com a Kesthouse, os Valco já são os auscultadores de referência de alguns artistas, músicos e engenheiros de som finlandeses (de onde a Valco é originária).

Para otimizar o sistema de ANC (cancelamento de ruído), foi usado o melhor chipset Qualcomm a nível de qualidade-preço e um chip de ANC da marca Analog Devices, Inc. (ADI). Esse chip ANC está equipado com quatro microfones que estão constantemente a monitorizar o ambiente circundante. Graças a esta combinação, otimizada no DSP (Digital Signal Processor), os VMK20 garantem a mesma qualidade de ANC que podemos constatar nos auscultadores mais caros do mercado (a par do Bluetooth 5.0, um bom ANC é um dos requisitos básicos para vingar neste mercado).

Valco VMK20

No que toca às melhorias que referi acima, uma delas é estética, que se prende com a cobertura externa dos copos (outrora em madeira). Desenhada pela empresa finlandesa Ratamo Industrial Design, para além de ter um ótimo aspeto, surge com propósito funcional: tolera humidade, poeira e uso constante, sendo mais eficaz que a madeira. Para além disso, confere uma proteção extra para os microfones de cancelamento de ruído, que no modelo anterior estavam mais expostos e, por sua vez, mais suscetíveis aos efeitos do vento.

Parte das melhorias feitas foram de “qualidade de vida”, entre as quais o fortalecimento dos botões, o aumento do alcance do Bluetooth com o desenvolvimento de uma nova antena e o microfone passou a ser CVC6 (superior ao usado anteriormente).

O som foi refinado para ambientes silenciosos e otimizado no geral por Jasse Kesti, usando os auscultadores Meze Empyrean como referência (considerados por muitos os melhores do mundo). Isto veio tornar o som dos VMK20 num dos mais fiéis, quando comparado com a maioria dos auscultadores de gama média-alta do mercado.

Pessoalmente, posso dizer que fiquei mesmerizado com a diferença do modelo anterior para este, principalmente no que toca ao cancelamento de ruído, que está qualquer coisa de espantoso. Enquanto no modelo anterior não se notava uma grande diferença com o ANC ativo ou não, neste é um dos pontos mais fortes. A qualidade do som também sofreu melhorias, sendo que a definição sonora está mais cristalina e os graves mais intensos sem comprometer a qualidade das músicas ou surtir um efeito “abafador”.

Valco VMK20

Também notei a melhoria feita no microfone. Enquanto no modelo anterior era complicado para a pessoa do outro lado ouvir o que estávamos a dizer, neste até quando falamos baixo se consegue perceber, apesar de ainda não estar ao nível do microfone dos smartphones (por exemplo). Isto faz destes auscultadores um recurso sólido para chamadas, videoconferências ou até para servir de headset para videojogos.

Algo que se mantém é a capacidade da bateria dos auscultadores, que aguenta até 40 horas entre carregamentos, o que é deveras impressionante. Outra coisa que continua excelente e à qual dou muito valor é o conforto. As almofadas dos copos são feitas com espuma de memória e pele vegana extremamente suave, proporcionando uma experiência deveras agradável.

Posto isto, considero estes auscultadores VMK20 muito bons e recomendo a compra, caso estejam à procura de algo de boa gama por um preço acessível. O próximo passo para os tornar ainda mais incríveis? Desenvolver mais funcionalidades que permitam ao utilizador personalizar o som dentro das várias possibilidades desenvolvidas/otimizadas pela Kesthouse.

Os Valco VMK20 podem ser adquiridos no site oficial por 169€.

reviews 2021 recomendado
- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Parceiros

Relacionados

The Lightbringer – Uma aventura poética

Um jogo de plataformas interessante com algumas escolhas de design que o tornam num produto bizarro.

Gleylancer – Da Mega Drive, com Amor

O título da Masaya Games chega finalmente ao ocidente, 29 anos depois da sua estreia.

Blade of Darkness – À lei da espada

Um regresso ao passado competente que merecia algumas melhorias na jogabilidade.

Shadows of Kurgansk – Fujam desta Zona de Exclusão

Mais um jogo de sobrevivência que faz o mínimo para se destacar.
- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Recentes