Análise – Team Sonic Racing

por David Fialho

Este ano, Sonic regressa ao PC e consolas a toda a velocidade, sob rodas, com um jogo em que é o trabalho de equipa que está em primeiro lugar.

Team Sonic Racing é bem mais contido que os jogos anteriores. É dedicado inteiramente às personagens do mundo do Sonic e limita-se apenas às corridas sobre rodas. Um pequeno passo que parece ser para trás, mas que dá espaço para se tornar um jogo coeso e focado.

Equipa em primeiro, Sonic em segundo

Com uma seleção de pistas bastante variadas e inspiradas em vários níveis e mundos pelos quais Sonic passou ao longo dos seus jogos, há muitos caminhos, atalhos e obstáculos para explorar ao longo da sua campanha, assim como modos de jogo a solo e muitijogador e outros desafios.

Com partidas de três voltas em circuitos coloridos, cheios de obstáculos e de vida, podemos controlar uma de quinze personagens para carregar no acelerador e deslizar entre loops e longas curvas para ganhar aquele boost tão essencial para ultrapassar os nossos oponentes.

A mecânica de grande destaque está no nome de Team Sonic Racing, um jogo que coloca a equipa à frente do Sonic e que aposta na cooperação entre pilotos, com corridas onde, mais do que chegar em primeiro, conta a pontuação geral da nossa equipa em relação aos outros. Quanto mais juntos e perto do topo ficarmos, melhor.

Para esta cooperação, há vários fatores a ter em atenção, especialmente se jogarmos com a inteligência artificial do jogo e quisermos garantir que os nossos colegas fiquem perto de nós.

A troca de itens que apanhamos pode ser uma vantagem, oferecendo projéteis e boosts de velocidade aos nossos colegas de equipa quando estamos em vantagem. Isto abre caminho com um rasto amarelo que os permite ganhar balanço, entre outras mecânicas que podemos pedir em retorno aos nossos colegas apenas com um botão.

Trabalho de equipa e muitas habilidades

Team Sonic Racing faz um ótimo trabalho com a implementação destas funções com o apoio áudio, em que as personagens amigas comentam quanto têm algo para nós ou necessitam de ajuda.

Tudo isto é claramente mais prático e fácil de gerir quando jogamos em partidas online com amigos, ou quando usamos o modo de ecrã dividido, uma função que parece perdida em muitos jogos de corridas arcade e que, aqui, está presente com suporte até quatro jogadores. Esta função permite não só jogar em equipa, como também em separado, para sessões de jogo bem divertidas.

Uma oportunidade perdida de Team Sonic Racing foi a de implementar poderes e habilidades mais conhecidas dos jogos 2D, como os ecrãs de Sonic 3, com poder do fogo, da água ou da eletricidade.

As habilidades em Team Sonic Racing são um pouco mais genéricas e adaptadas dos jogos 3D. Com lulas que nos dão turbo ou servem de projéteis, blocos e bombas que podemos atirar para a estrada ou até um modo fantasma que nos deixa correr sem bater em nada. São estes pequenos pormenores que não inspiram a mesma identidade icónica de jogos como Super Mario Kart, ou até jogos de corrida do Sonic com outras personagens da SEGA.

No entanto, Team Sonic Racing é um jogo bem bonito. Conta com visuais sólidos, ambientes muito animados, cores por todo o lado e uma fluidez constante muito bem aplicada para um jogo destes.

É dos jogos de Sonic em 3D mais sólidos e coesos que a SEGA nos trouxe e, só por isso, já é de louvar. Cheios de contornos, elevações e obstáculos que navegam à nossa frente, os circuitos são largos os suficientes para não afunilar entre jogadores, havendo sempre espaço e tempo para conseguirmos fugir de uma barreira ou entrar num caminho alternativo para nos colocar em vantagem.

Modos simples, desafios divertidos, metas complicadas

A seleção de personagens é, no início, relativamente pequena, com um grupo de 15 personagens divididas entre cinco equipas. Contudo, a personalização do jogo, com itens obtidos através de uma espécie de “ovos kinder”, permite que seja possível alterar as cores e a estética dos veículos, com melhorias nos seus comportamentos.

Os modos de jogos dividem-se na campanha principal, modo de arcada e online. Na campanha, por exemplo, temos uma história onde vamos ganhando pontos e podemos desbloquear personagens para os eventos seguintes, que podem ser corridas normais de team racing, lutas contra o tempo, sessões de drift com pontuação e corridas de eliminação.

Mas enquanto as corridas mais tradicionais são as mais emocionantes, os desafios acabam por ser tão divertidos como frustrantes. Existem ideias boas e objetivos muito interessantes, mas a meta pode ser difícil de atingir devido a uma jogabilidade que nem sempre joga em nosso favor.

Apesar da diversão e fantástica sensação de velocidade, o controlo mais preciso dos veículos não é o ideal, com as entradas em derrapagem a revelarem um pequeno atraso e os veículos a não acusarem uma sensação de atrito e balanço esperado, levando a que, por vezes, seja difícil apanhar a maioria dos anéis ou passar nos checkpoints pretendidos.

Um jogo perfeito para jogar com amigos

Já nos modos mais livres podemos criar as nossas sessões, eventos e taças. Tal como no modo multiplayer, é bastante acessível e simples de entrar em jogo, com a possibilidade de entrar com várias contas na mesma consola em sessões multijogador. Por exemplo, na versão PlayStation 4 (onde jogámos) foi possível usar uma segunda conta sem PS Plus para jogar online.

O único ponto menos favorável nas sessões online é o tempo de loading, por vezes demorado entre partidas. Fora isso, é sempre a carregar no pedal.

Team Sonic Racing é uma aposta segura para quem se quer divertir sem pensar muito. A mecânica principal de jogo em equipa é refrescante e bem aplicada, o que torna as corridas entusiasmantes, e, por vezes, muito tensas. Tal como outros jogos da concorrência, é um excelente party-game para criar rivalidades e amizades.

Team Sonic Racing está disponível para PC, PlayStation 4, Xbox One e Nintendo Switch.

Este jogo (versão para PlayStation 4) foi cedido para análise pela Ecoplay.

Deixar uma resposta

Também pode interessar

O Echo Boomer utiliza cookies para dar a melhor experiência possível aos nossos leitores. Aceitar Ler mais

%d bloggers like this: