Análise – Pokémon Mystery Dungeon: Rescue Team DX

A mais recente aposta de Pokémon para a Nintendo Switch faz-se em forma de remasterização de um dos clássicos do Game Boy e da Nintendo DS, com Pokémon Mystery Dungeon: Rescue Team DX.

Desenvolvido pela Chunsoft, um estúdio com grande estofo na produção de RPGs, este jogo Pokémon destaca-se pela sua premissa única de nos colocar na pele de um Pokémon em vez do habitual treinador que viaja pelo mundo a treinar criaturas. Mystery Dungeon é mais politicamente correto na sua abordagem e leva-nos até um mundo dominado por criaturas Pokémon, com a sua própria sociedade e problemas, que nós vamos resolver.

Depois de uma escolha do Pokémon que queremos ser, através de um interessante inquérito de personalidade e de uma seleção pré-definida de criaturas, somos agentes de uma pequena agência de resgate de Pokémon, que responde a pedidos de busca, procura, resgate, escolta, entregas e até de recrutamento.

Pokémon Mistery Dungeon: Rescue Team DX

As nossas aventuras passam-se maioritariamente em cavernas, florestas e outras áreas planas que servem de pano de fundo de um jogo com mecânicas tão únicas, como por vezes aborrecidas. Num roguelike, onde os vários níveis de cada missão são construídos aleatória e proceduralmente, as nossas criaturas movem-se de forma estranha e muito arcaica, algo que reflete bem as origens do jogo nas antigas consolas da Nintendo. A navegação pelo mapa é feita numa matriz, onde cada passo influencia também os movimentos de Pokémon inimigos e da nossa equipa.

Este tipo de jogabilidade abre oportunidades interessantes, pedindo emprestado os ataques por turnos da série principal, mas que aqui são feitos de forma imediata ao premir diretamente nos botões de ataque. As batalhas são pequenas e rápidas, aumentando o ritmo da nossa exploração, onde vamos apanhando moedas, fugindo a armadilhas, descobrindo segredos, recrutando criaturas, lutando contra alguns bosses e cumprindo os nossos objetivos.

Além da exploração, temos ainda atividades secundárias e uma vila para explorar, cheia de personagens interessantes para interagir e pedir missões. Aqui é também um bom momento para olhar para a nossa party e fazer a gestão de recursos e habilidades de cada Pokémon, de modo a tornar as nossas missões mais variadas e eficazes. Contudo, muitas destas atividades e missões acabam por ter exatamente a mesma fórmula entre elas, tornando-se um pouco aborrecidas e repetitivas.

Pokémon Mistery Dungeon: Rescue Team DX

Mas há fatores redentores, especialmente para os fãs do original que procuravam uma pequena desculpa para espreitarem a nova versão. Apesar de não ser revolucionário, o jogo conta com visuais melhorados e bastante bem conseguidos, apostando num aspeto de desenho em tela, como se todo o jogo se tratasse de uma história infantil saída de um livro. A música que acompanha todo o jogo é também deliciosa, mas é uma pena que o título não aposte tanto nas vozes das nossas criaturas, que são silenciosas.

Todas as interações são feitas através de caixas de texto e de animações limitadas que também acabam por interferir com o ritmo do jogo. Com conversas longas e interações por vezes desinteressantes, os momentos entre exploração e missões são facilmente ignoráveis ao clicar no botão de avançar.

Há alguma profundidade na jogabilidade e nas mecânicas de Pokémon Mystery Dungeon: Rescue Team DX, que encontram nesta nova versão algumas melhorias de qualidade de vida, como a automatização de sequências onde a exploração entre batalhas é automática, ou até a velocidade de jogo que pode ser acelerada.

Contudo, Pokémon Mystery Dungeon: Rescue Team DX faz pouco para destacar-se entre as boas conversões modernas, com um regresso que faz o mínimo dos mínimos enquanto remaster, mas não o suficiente para tornar o jogo mais interessante e aliciante, além de ser um aspeto adorável e perfeito para ser reutilizado noutros jogos da série.

Pokémon Mystery Dungeon: Rescue Team DX já está disponível na Nintendo Switch e conta uma demonstração gratuita na eShop para experimentar.

Nota: Satisfatório

Pokémon Mystery Dungeon: Rescue Team DX

Plataformas: Nintendo Switch
Este jogo foi cedido para análise pela Nintendo Portugal.

Pokémon Mystery Dungeon: Rescue Team DX lava a cara de um interessante jogo da série Pokémon, na altura do seu lançamento. Com visuais melhorados e adoráveis e algumas adições na jogabilidade, este remake faz pouco para nos manter investidos nestas novas aventuras na Nintendo Switch.

- Publicidade -

Sigam-nos

10,682FansCurti
4,064SeguidoresSeguir
622SeguidoresSeguir

Media Partner

Relacionados

Análise – Destroy All Humans!

Conquistem a Terra neste regresso a 2005.

Análise – Crysis Remastered (Nintendo Switch)

Só porque a Nintendo Switch consegue correr Crysis, não quer dizer que seja jogável.

A nova série animada de Pokémon chegou ao YouTube

Há uma nova aventura à nossa espera no YouTube.
- Publicidade -

Mais Recentes