Análise – Pikmin 3 Deluxe

Pikmin 3 Deluxe é um jogo cativante para quem aprecia a resolução de puzzles num mundo em contra-relógio e com uma mensagem escondida.

Pikmin 3 Deluxe
- Publicidade -

Texto por: Margarida Valente

Pikmin 3 Deluxe é uma das mais recentes apostas para a Nintendo Switch, correspondendo a uma versão melhorada do seu predecessor Pikmin 3, de 2013, lançado para a Nintendo Wii U. Este lançamento no final de outubro deste ano, para além de ser esperado com bastante entusiasmo pelos fãs deste franchise, constitui também uma agradável surpresa para os novos jogadores.

Incluindo-me neste último grupo, devo dizer que, apesar de ser alheia a esta saga, Pikmin 3 Deluxe conquistou um lugar especial, não só pelos seus gráficos adoráveis, mas também pelos seus puzzles num mundo mágico por explorar.

Em tom de síntese, Pikmin 3 Deluxe, à semelhança dos jogos anteriores, é um jogo de estratégia e ação. Acompanhamos três exploradores que, pela falta de recursos no seu planeta Koppai, partem rumo ao planeta PNF-404, por forma a encontrar frutos e sementes. No entanto, devido a uma aterragem de emergência, vimo-nos num planeta desconhecido: na pele destes exploradores e com a ajuda de uma equipa que pode ir até 100 Pikmin, devemos reparar a nossa nave e reunir alimentos suficientes para voltar para ao nosso planeta, Koppai.

Podendo dividir o grupo até três subunidades lideradas por cada um dos exploradores, resolvemos quebra-cabeças com a ajuda destes pequenos Pikmin, que não só nos transportam objetos e mercadorias, como também lutam contra outras criaturas sob o nosso comando. Considerando que cada Pikmin tem uma habilidade inerente à sua cor, devemos usá-los de forma estratégica, mediante os obstáculos encontrados e até na própria escolha do número de cada tipo de Pikmin que queremos ter na nossa equipa.

Contudo, estamos condicionados a explorações diárias de cerca de 15 minutos no planeta, sob pena de termos a nossa inteira equipa de Pikmin devorada, caso não esteja connosco, por predadores noturnos. Para além desta responsabilidade, acresce o facto de nós próprios precisarmos de consumir as nossas reservas de fruta para continuarmos a explorar os recursos existentes neste planeta.

Pikmin 3 Deluxe

Relativamente aos modos de jogo, é-nos aconselhado o Story Mode, apresentando três níveis de dificuldade: Normal, Hard e Ultra-Spicy. Esta diferença de dificuldade prende-se com o tempo disponível por cada dia de exploração, quantidade de vida dos inimigos e, no caso de Ultra-Spicy, limitação do número máximo de Pikmin na equipa. Para além do exposto, temos ainda o Mission Mode, Bingo Battle em Cooperative Mode e, finalmente, Side Stories, com o Capitão Olimar e o Louie, que funcionam como um prólogo do Pikmin 3.

Uma das novidades deste jogo está precisamente neste Cooperative Mode, permitindo a divisão do ecrã enquanto se joga em Story Mode. Infelizmente, tal só é possível localmente na mesma consola, não estando disponível uma vertente online. Ou seja, torna-se complicado para utilizadores da Switch Lite, uma vez que este modo cooperativo requer um comando compatível por jogador.

Os gráficos do jogo, como referi anteriormente, são adoráveis, desde a caracterização dos Pikmin até ao mundo que nos rodeia e que tanto se assemelha ao nosso planeta Terra. Esta componente só nos faz querer proteger mais estas criaturas que tanto nos ajudam nesta nossa aventura.

Por sua vez, no que toca à jogabilidade, temos um lock-on que nos permite fixar o alvo num inimigo ou num determinado objeto aquando do lançamento de Pikmin, tornando essa tarefa muito mais fácil. Com este melhoramento, vem também a possibilidade de selecionar apenas um tipo de Pikmin em charge.

Neste sentido, é um jogo bastante acessível, cujos comandos nos vão sendo explicados à medida que avançamos nesta aventura desde o nosso primeiro encontro com este seres apelidados de Pikmin. Possuímos um apito que atua num raio de ação considerável, permitindo-nos reunir aqueles Pikmin que, por vezes, ficam perdidos no fim de realizarem aquela tarefa que lhes foi atribuída por nós. Resta depois lançá-los e aumentar a nossa equipa de acordo com as nossas necessidades.

É aqui que reside a essência do jogo. Podemos fazer um charge de todos os tipos de Pikmin e esperar pelo melhor ou, então, avaliar a situação e usar os Pikmin de acordo com as suas habilidades e de maneira a ter menos baixas na nossa equipa.

Pikmin 3 Deluxe

Contudo, surgem quebra-cabeças que, com essa lógica, não nos deixa ser tão bem sucedidos. Será sempre melhor avaliar a situação e tomar decisões de acordo com o número e tipo de Pikmin disponíveis, já que há barreiras que apenas podem ser quebradas por determinados tipos de Pikmin.

A divisão da nossa equipa de acordo com o número de exploradores também é bastante importante quando surgem obstáculos, como um pequeno riacho ou até zonas demasiado altas. Esta subdivisão permite-nos, assim, ir em diferentes direções e alternar entre equipas. No final do dia, resta-nos recolher os nossos Pikmin e regressar à nossa nave onde podemos ler os relatórios diários redigidos pelos nossos explorados e verificar qual o nosso próximo destino.

Considerando que cada dia de exploração não leva mais que 15 minutos a concluir, Pikmin 3 Deluxe é um jogo cujo progresso se grava facilmente, sendo possível, caso necessário, repetir esse mesmo dia de exploração. Todavia, faz-nos também querer continuar a jogar e ir buscar aquela peça de fruta que ficou ali esquecida e não tivemos tempo de recuperar, ou até explorar aquela zona do mapa cuja barreira ainda não conseguíamos destruir. É, essencialmente, um título que apela a todas as idades e que nos faz querer explorar mais, face à dimensão deste mundo desconhecido.

No geral, Pikmin 3 Deluxe é um jogo cativante pela sua natureza, para quem aprecia a resolução de puzzles num mundo em contra-relógio e com uma mensagem escondida. Para os mais hesitantes, está disponível um demo gratuita na loja online, cujo progresso poderá ser transferido para o jogo após a compra.

Nota: Muito Bom

Plataformas: Nintendo Switch
Este jogo foi cedido para análise pela Nintendo Portugal.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Sigam-nos

12,784FansCurti
4,064SeguidoresSeguir
656SeguidoresSeguir

Relacionados

Análise – Microfone Trust GXT 259 Rudox

Qualidade, versatilidade e conforto são as palavras de ordem na nova aposta da Trust para o mercado dos podcasts e streaming.

Análise – MXGP 20

Progressão e carreira desapontantes num jogo de corridas divertido.

Hitman 3 vai também chegar à Nintendo Switch via cloud

Será necessária uma boa ligação à internet para vestir a pele do Agente 47.
- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Recentes

Plex Arcade é o novo serviço que permite jogar clássicos da Atari

O melhor de tudo? Podem até adicionar os vossos emuladores e ROMs à plataforma.

Conservatórias e registos encerrados. Somente funcionam os serviços essenciais

A medida foi ontem divulgada pelo Sindicato dos Trabalhadores dos Registos e do Notariado (STRN).