Análise – New Super Mario Bros. U Deluxe

por David Fialho

Ao longo das diferentes gerações de consolas da Nintendo, a mascote da tecnológica japonesa, Mario, um pequeno canalizador italiano apaixonado por uma princesa em apuros, tem vindo a ter aventuras sempre mágicas e muito diferentes entre si.

Mas quando olhamos para a história de Super Mário, é nas plataformas 2D que a sua figura nos salta à vista.

New Super Mario Bros. U Deluxe é a mais “recente” aventura de Mário e companhia. Recente entre aspas porque esta nova entrada na Nintendo Switch é uma conversão da versão da Wii U, a quarta sequela de uma série de jogos de plataformas 2D inspiradas na era dos 8bit da NES.

Com uma perspetiva clássica, também a jogabilidade é mais simplificada e acessível quando comparada à profundidade e variedade que os jogos 3D de espaços abertos permitem.

Contudo, New Super Mario Bros. U Deluxe não é, por isso, “menos” que os outros. Neste formato tradicional, o objetivo do jogo não se prende só com a conclusão de uma história ou de uma aventura, mas sim na conclusão dos níveis com o mínimo de perdas de vidas possíveis para o colecionismo de moedas e itens especiais, como a exploração vertical e “multi-dimensional” dos níveis graças aos atalhos e caminhos alternativos que encontram.

A sua estrutura também tira notas aos jogos mais antigos pela forma como apresenta o mundo, onde há a oportunidade para escolher o próximo nível, ou fazer, até, pequenos mini jogos que prometem recompensas extra.

Também mais variada é a escolha de personagens. Em New Super Mario Bros. U Deluxe podemos jogar com Mario, Luigi, vários Toads, Nabbit e, apenas nesta versão, Toadette, que se estreia e que se pode transformar numa espécie de “clone” da princesa Peach, transformando-se na Peachette.

Com suporte até quatro jogadores em simultâneo, é possível competir ou cooperar em aventuras pelo Mushroom Kingdom, em sessões que podem resultar em momentos de pura diversão e galhofa.

Apesar da sua presença na Wii U, com a possibilidade de se jogar em modo portátil, a Nintendo Switch dá a New Super Mario Bros. U uma liberdade ainda maior ao jogador. Juntamente com os seus Joy Cons, fazer jogos partilhados não só continuam divertidos no pequeno, mas fantástico ecrã da consola, como se tornam muito mais práticos de se fazer.

Visualmente, New Super Mario Bros. U Deluxe é uma autentica delícia quer na televisão ou na consola, onde ostenta praticamente a mesma qualidade visual. Os desenhos são definidos, os mundos muito vivos e coloridos e a fluidez de imagem é sempre constante e impecável.

A jogabilidade é do mais simples que há e, mais uma vez, a Nintendo tem o cuidado de ir apresentando mecânicas e novidades com uma progressão constante e fácil de ler. Contudo, controlar as personagens pode dar, por vezes, uma estranha sensação de falta de gravidade e deslize pelas superfícies dos níveis, especialmente para quem já jogou outros jogos de Super Mario, algo que os jogadores vão ter que se habituar nos primeiros minutos de jogo.

New Super Mario Bros. U Deluxe é relativamente acessível e não muito difícil para quem observar bem os níveis e souber como estes se mexem com todos os seus obstáculos e criaturas, mas não deixam de ser super desafiantes quando surgem desafios secundários. New Super Mario Bros. U Deluxe é tão acessível a novatos, como desafiante para jogadores mais experientes. O balanço de dificuldade é ótimo, especialmente se considerarmos que não há opção de escolha de dificuldade.

New Super Mario Bros. U Deluxe é, também, a versão mais compreensiva e completa deste jogo até ao momento, para além das personagens extra e dos visuais adaptados à nova consola da Nintendo, conta com a integração de New Super Luigi U, um spin-off em separado lançado para a Wii U com uma campanha, níveis e desafios dedicados ao irmão de Mário.

Ainda que não se apresente como uma grande novidade, esta adaptação de New Super Mario Bros. U à consola da Nintendo Switch é um título muito completo, divertido e com algumas novas formas de jogar que não eram tão acessíveis no jogo anterior. Um jogo convidativo para os fãs da série e uma bela introdução a quem não conhece jogos Super Mario em 2D.

Este jogo foi cedido para análise pela Nintendo Portugal.

Deixar uma resposta

Também pode interessar

O Echo Boomer utiliza cookies para dar a melhor experiência possível aos nossos leitores. Aceitar Ler mais

%d bloggers like this: