Análise – Jabra Elite Active 75t

A Jabra apresenta a sua nova gama para os fãs de desporto, agora com uma nova atualização disponível.

Jabra Elite Active 75t
- Publicidade -

Ergonómicos, confortáveis e versáteis – assim são os Elite Active 75t, a nova aposta da Jabra para o mercado casual. Depois do lançamento dos Elite 75t, o modelo premium da gama, a Jabra, que continua a apostar no formato earbud, traz-nos um modelo perfeito para um estilo de vida mais ativo.

Com um formato elegante e cómodo, os Jabra Elite Active 75t são uma alternativa mais acessível que rivaliza com qualquer outro modelo atualmente no mercado, contando ainda com uma qualidade de som notável, novas funcionalidades e uma aplicação que expande as opções de personalização da Jabra.

Em todos os sentidos, os Elite Active 75t, bem como os anteriores Elite 75t, são uma evolução e um aperfeiçoamento do que vimos nos últimos anos. A nova aposta traz consigo dois earbuds, uma caixa de carregamento rápido, três acessórios para os ouvidos e várias opções de cores para todos os gostos. No geral, são mais ergonómicos e 22% mais pequenos que o Elite 65t, sendo também mais focados na resistência. Isto porque os Elite Active 75t são à prova de água (até um metro de profundidade (IP57)) e mais focados na redução de ruídos exteriores.

A caixa de carregamento, que mantém a aposta num design elegante, é pequena e fácil de transportar, e é difícil não notarmos no seu acabamento premium e no design minimalista. No interior, os dois earbuds encaixam perfeitamente, presos por ímanes, eliminando assim o perigo de caírem ou de saírem do sítio. A nível de carregamento, a caixa é acompanhada por um cabo USB-C que melhora o tempo de carregamento.

A atenção está nos pormenores, mas ficámos algo insatisfeitos com a qualidade dos botões em cada earbud. Apesar das suas opções – como atender chamadas, mudar de músicas ou levantar ou baixar o volume em poucos toques –, a qualidade deixa a desejar e parece que a qualquer momento vão partir e cair. No entanto, nunca deixaram de ser responsivos e o seu design facilita a sua utilização em movimento: perfeitos para uma caminhada ou corrida ao ar livre.

Jabra Elite Active 75t

Fora da caixa, os Elite Active 75t podem ser utilizados durante quase oito horas. O carregamento é muito rápido – um dos destaques deste novo modelo – e a caixa poderá ser utilizada até 28 horas sem necessitar de ser ligada a uma fonte de energia. Nunca sentimos que a bateria era incompatível com o nosso dia-a-dia e, com a sua aposta no conforto e com um peso médio de 5.5g, chegámos a um ponto em que nem nos apercebíamos que os estávamos a usar. A borracha em redor das colunas, de 6mm, encaixa perfeitamente nos ouvidos e prende os earbuds de forma confortável. Não existem dúvidas de que é uma boa opção para o consumidor casual, mas é no exercício e num dia-a-dia mais ativo que os earbuds se destacam.

No que toca à qualidade de som, temos mais uma vitória. É certo que não estamos perante o som mais definido e perfeito do mercado, mas tendo em conta o seu foco, o microfone surpreendeu pela positiva. Nos nossos testes, a qualidade de voz manteve-se muito forte, com cada sílaba a ser clara e bem definida, até mesmo em locais mais ruidosos. O microfone também demonstrou ser versátil com outros aparelhos e até com comandos de voz, com assistentes de voz como a Siri e a Alexa, funcionando perfeitamente.

Não estão, no entanto, livre de problemas. Se procuram uma nova forma de gravar voz, os Elite Active 75t não são a solução ideal, mas, se querem uma qualidade de som consistente, muito forte em baixos e confortável em sessões de exercício, então são uma compra que devem ponderar.

A qualidade mantém-se no software e na aplicação que acompanha este lançamento. Com a Jabra Sound+, que poderão descarregar gratuitamente, terão acesso a novas opções de personalização, um Equalizador intuitivo e vários perfis pré-definidos para diferentes ambientes – como urbano, transportes e lazer. Os perfis são uma boa opção para começarem, mas, com o tempo, as exigências aumentam e é aí que vão encontrar as vantagens do EQ. Com a possibilidade de aumentar e baixar as frequências e tons dos earbuds, podem construir a experiência de som que tanto procuram, até mesmo aprofundar ainda mais os tons baixos e graves deste modelo. A Jabra está disposta a dar-nos mais conforto, mas também mais liberdade de personalização e a presença da aplicação demonstra essa aposta refrescante da marca.

Mas não ficamos por aqui. Com a aplicação, a Jabra adicionou mais opções. A primeira é o modo HearThrough, que dá aos utilizadores a possibilidade de controlarem os sons de ambiente. Se quiserem manter os ruídos de fundos e não cortar com todos os sons exteriores, basta ativar o modo, através do earbud esquerdo – e com um só toque –, para equilibrar a vossa experiência de áudio. Se preferem ficar concentrados na música, basta desativar o HearThrough e ter acesso a um ambiente muito mais controlado, ainda que longe de perfeito. Para quem sofre de ansiedade ou necessita de relaxar entre exercícios, viagens e outras atividades, a aplicação disponibiliza 12 Soundscapes perfeitos para descontrair.

Jabra Elite Active 75t

De seguida, temos o MyControl, adicionado via atualização, que nos deixa personalizar e alterar os controlos nos dois earbuds, bem como acionar a opção mono onde apenas um dos aparelhos funciona. Já o MySound, outra opção adicionada, vai de encontro à criação de perfis únicos que podem personalizar de acordo com as várias situações do vosso dia-a-dia. Mais controlo e mais conforto.

Por fim, temos a chegada da tecnologia Active Noise Cancellation (ANC), que falhou, infelizmente, o lançamento original no início de 2020. A Jabra decidiu adiar a inclusão dessa novidade, mas tivemos finalmente a oportunidade de a experimentar em vários cenários possíveis. Em comparação com o cancelamento de ruído anteriormente disponível, que assumia um design mais passivo e não tão proeminente, a atualização trouxe-nos uma maior sensação de equilíbrio e de ambiente controlado. Os earbuds são capazes de cortar uma grande parte dos ruídos de ambiente, mas ficaram aquém do esperado. Temos de nos relembrar que estamos perante um modelo pensado para o exterior, mas é uma pena perceber que não são tão versáteis como pensávamos.

Em casa, o ANC é eficaz, cortando os sons de ambiente, ruídos do exterior e até mesmo sons provenientes de vizinhos. Nos transportes, o cenário é muito diferente e não fomos capazes de ter uma experiência tão cómoda, com o som do motor da camioneta e dos passageiros a nunca desaparecer. De facto, criou-se um ambiente confuso, pouco satisfatório, onde a qualidade de som dos Jabra Elite Active 75t quase foi posta em causa, criando uma mescla de sons. Pedia-se mais desta funcionalidade, especialmente depois do adiamento.

No geral, os Jabra Elite Active 75t são mais um passo certeiro na história da Jabra. A qualidade de som, as funcionalidades que apresentam, o design moderno e muito atrativo e a aposta na personalização criam uma experiência de som e conforto que irá, certamente, agradar aos consumidores mais exigentes.

Ainda não estamos perante os earbuds perfeitos, especialmente no que toca ao cancelamento de ruído, mas é um pacote muito completo que acaba de ficar melhor com as novas atualizações. São fáceis de conectar, graças ao Bluetooth 5.0, e de usar.

Nota: Muito Bom

Este equipamento foi cedido para análise pela Jabra.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Sigam-nos

12,483FansCurti
4,064SeguidoresSeguir
656SeguidoresSeguir

Relacionados

Análise – Valco Wireless ANC Headphones

A Valco é uma startup finlandesa que se estreou na área do auscultadores com a promessa de qualidade em troca de um preço acessível.
- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Recentes

Estado de Emergência. Eis as medidas para o Natal e passagem de ano

Basicamente, um prolongamento das medidas já em vigor.

Android Auto começa a chegar (de forma oficial) a Portugal

Em breve já não será preciso recorrer a plataformas alternativas para instalar a aplicação.