Análise – Valco Wireless ANC Headphones

A Valco é uma startup finlandesa que se estreou na área do auscultadores com a promessa de qualidade em troca de um preço acessível.

Valco Wireless ANC Headphones
- Publicidade -

A experiência com a Valco começa bem antes de começar a ouvir música ou até de ligar os auscultadores, graças à proximidade que a marca tem com o cliente, com uma enorme dose de humor à mistura. Fundada por Henri Heikkinen (MSc Computer Science) e Jani Rajaniemi (PhD Administrative Sciences), o objetivo passa por desenvolver um produto de qualidade desejável de comprar e por um preço acessível. Caso não estejam satisfeitos, a diferença entre a Valco e as outras empresas da área é, segundo a marca: “if there is an issue with your headphones, you can email our CEO and tell him to go f*ck himself. With us you won’t be calling an outsourced customer service representant.”

Ao receberem o produto, este vem numa bolsa rígida própria em pele sintética com o nome da marca inscrito nela e duas etiquetas: uma com a apresentação do produto e outra com especificações e características do produto, que, à semelhança do site, são textos cheios de humor, tornando a experiência mais divertida.

Características

Estes auscultadores estão equipados com Bluetooth 5.0, facilmente conectável, com um alcance dentro da média e com o chipset Qualcomm QCC3008. Tem também, como o nome indica, Active Noise Cancellation, quatro microfones stereo de 40mm e amplificador Class AB (que é o melhor para auscultadores). Pesam 250 gramas e têm uma bateria de 1050mAh com uma autonomia de 45 horas de reprodução de música e 40 horas em chamada. O seu carregamento é feito na íntegra entre duas a três horas.

Para além disto, é compatível com a Siri e Google Home, pelo que poderão atender chamadas (sim, tem um microfone para fazer chamadas). Juntamente com os auscultadores, a bolsa traz ainda um cabo de carregamento Type-C e cabo de 3,5mm, o que permite continuar a ouvir música quando a bateria acabar.

Valco Wireless ANC Headphones

Design

Como já disse anteriormente, os auscultadores vêm numa bolsa rígida revestida de pele sintética, com um laço numa das extremidades (se por algum motivo quiserem pendurá-la). Ao abri-la, terão, de um dos lados, os auscultadores dobrados numa cavidade à medida para garantir que andam sempre seguros, e, do outro, os cabos e instruções num compartimento de rede com fecho.

A estrutura dos auscultadores é maioritariamente em plástico, sendo que, na zona de regulação da bandolete, onde as conchas dobram para guardar, tem um reforço em metal (transmitindo a sensação de durabilidade). Na bandolete, há ainda uma área enorme almofadada revestida de pele sintética, o que garante um ótimo conforto na forma como assenta na cabeça. Já as conchas, à semelhança da bandolete, são também almofadadas com revestimento a pele sintética, cujo conforto é fantástico. A parte externa das conchas tem uma película laminar em madeira com o nome da marca e o símbolo cravados, um pormenor bonito e único neste tipo de dispositivos, conferindo identidade à marca. Um extra agradável é o facto do interior das conchas que assenta nas orelhas ser também almofadado, adicionando pontos ao factor conforto.

Funcionalidades

O facto do Active Noise Cancellation estar equipado com quatro microfones permite filtrar de forma eficiente barulhos de fundo de baixas frequências. Ainda que não esteja sequer perto dos XM4 da Sony, consegue um ótimo isolamento sonoro.

Caso tenham os auscultadores conectados por Bluetooth (que é o normal), é possível controlar o que estão a ouvir através de botões mecânicos em ambas as conchas. Do lado esquerdo controla-se o Active Noise Cancellation (ligado acende uma luz verde) e, do lado direito, é possível pausar e começar a música, aumentar e diminuir o volume e avançar e recuar músicas.

Os elementos do stereo dinâmico de 40mm, combinados com o chip Qualcomm QCC3008 – o mais indicado para auscultadores -, foram programados e configurados à mão por Jasse Kesti (que trabalha há mais de 20 anos com o som a nível profissional), pelo que o resultado é muito positivo. A música soa muito bem (principalmente a eletrónica) com uma amplificação de baixos fantástica, os videojogos com os Valco vão ser uma experiência cristal clear, fazendo tanto ou mais que um bom headset a nível sonoro, e, para ver filmes ou séries, é garantido que dificilmente serão incomodados (já sabendo que conforto não falta).

Valco Wireless ANC Headphones

Só encontrei um defeito nos auscultadores, que não é bem nos auscultadores, pois prende-se com alguns modelos mais recentes de iPhone. Por algum motivo sobrenatural, quando conectados a iPhones de gama XS ou XR (que foram dois dos quatro modelos em que foram testados) o volume no máximo rompe todos os limites e torna-se extremamente alto, gripado e desconfortável. No entanto, usei os auscultadores no iPhone 6s e SE, num TCL 10 Plus, no meu MacBook, PlayStation 4 e Nintendo Switch e, mesmo com o volume ao máximo, o som esteve sempre impecável e crystal clear.

Ainda não obtive resposta da marca relativamente ao assunto, mas dá a sensação que esses modelos de iPhone conseguem fazer override ao limitador de volume dos auscultadores, fazendo com que estes atinjam um volume anormal, muito acima do que deveria ser possível. Posto isto, se tiverem um desses modelos de iPhone, recomendo que ouçam música quatro níveis de volume abaixo do máximo.

Veredito

Nos primeiros auscultadores desta modesta e engraçada marca finlandesa, pode-se dizer que entraram com o pé direito na indústria do som. O conforto é o mais ponto forte, seguido da qualidade do som (ainda que com aquele problema de configuração do volume com alguns iPhones, como referi acima) e durabilidade da bateria – ainda não os carreguei desde que chegaram e já vou na 37ª hora (a bateria está a meio, mas também não ouvi sempre no máximo). O aspeto e apresentação dos auscultadores e da bolsa também merecem destaque, convencendo-nos de que estamos perante um produto premium.

O Active Noise Cancelling precisa de ser trabalhado, ficando um pouco aquém de outras ofertas no mercado. No entanto, graças ao bom isolamento sonoro, podem estar à vontade que os sons externos passam um bocado ao lado.

Posto isto, posso garantir que se decidirem investir nestes Valco (preço base 149€), não irão ficar desiludidos. Porém, para já não vão ter sorte, visto que estão esgotados desde a semana passada. Em todo o caso, vão metendo olho no site oficial, nem que seja para ler tudo o que lá estiver escrito. Juro que é hilariante.

Nota: Muito Bom

Este equipamento foi cedido para análise pela Valco.

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Sigam-nos

12,406FansCurti
4,064SeguidoresSeguir
655SeguidoresSeguir

Relacionados

Análise – Jabra Elite Active 75t

A Jabra apresenta a sua nova gama para os fãs de desporto, agora com uma nova atualização disponível.

Corsair revela novos auscultadores desenhados para as Xbox

Os HS75 XB Wireless são compatíveis com a Xbox One, Xbox Series X e Series S.
- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Recentes

Análise – PonPu

Pato mutantes, ovos explosivos e personagens disformes – sejam bem vindos ao mundo de Ponpu!

Cyberpunk 2077 vai receber um modo de fotografia muito detalhado

Perfeito para admirar a nossa personagem e a cidade do jogo.

SwatchPAY! já funciona em Portugal

Para já, a parceria de pagamento contactless através da nova linha de relógios é exclusiva da Caixa Geral de Depósitos até 15 de janeiro.