Análise – Forza Motorsport 7

por David Fialho

Este outono, os fãs da velocidade, adrenalina e dos videojogos têm muito por onde escolher. Project CARS 2 foi lançado em setembro, GT Sport está já ao virar da esquina, em novembro temos um novo Need For Speed, e, esta semana, chega Forza Motorsport 7.

Vamos tratá-lo apenas por Forza 7, um jogo da Turn 10, da Microsoft, que acelera na consola Xbox One e que marca a estreia da série de simulação automóvel nos PCs com a versão para Windows 10, versão essa que servirá, também, para tirar partido de todas as características dos computadores modernos.

Chamar-lhe um simulador não seria justo nem para os fãs, nem para o jogo. É para todos os efeitos um jogo que tenta replicar a adrenalina e o realismo das corridas automóveis, mas só com equipamentos preparados, como volantes, é que é possível chegar a esse ponto. Com o comando na mão, temos um jogo que é o mais desafiante possível para os mais habilidosos ou mais fácil e acessível para os mais casuais. Mas sempre com a diversão a falar mais alto.

Forza 7 é o sonho molhado para quem gosta de carros. No entanto, não precisam de ser necessariamente fãs de desportos motorizados ou modalidades específicas para jogar a este título. Há um pouco de tudo, seja para quem gosta de conduzir, para quem gosta de colecionar e até para quem gosta de fotografia. O que não faltam são maneiras diferentes de jogar.

Com mais de 700 carros e com uma carreira recheada de corridas e eventos especiais, como a Driver’s Cup, Forza 7 é dos jogos da série com maior e melhor sensação de progressão. As horas a correr vão ser muitas, as idas às boxes vão também multiplicar-se, mas é a recompensa e a subida para o sucesso que nos motiva a fazer só mais uma corrida. Quase como se jogássemos o Pokémon para “apanhá-los todos”, aqui vamos querer colecionar os carros todos.

A variedade e diversidade dos carros à nossa escolha também é vasta, com centenas de marcas e modelos diferentes. Podemos escolher o nosso carro do dia-a-dia, um carro de Formula 1, um camião TIR de corrida ou o mais recente Porsche, que dá a capa ao jogo. Não faltam escolhas.

Forza Motorsport 7Forza Motorsport 7Forza Motorsport 7

Quem preferir pode personalizar os seus carros, uma funcionalidade que já é tradição da série, e usá-los nas corridas no jogo e em partidas online. Correr com um carro único, que mais ninguém no mundo possui, é uma realidade.

Vasta é também a lista de localizações e de pistas, totalizando mais de 30 localizações. Forza 7 inclui novas localizações em relação a títulos anteriores e regressa com versões atualizadas de pistas que já tinham sido excluídas em jogos mais recentes. Os fãs da série ficarão certamente contentes por ver de volta pistas como Maple Valley ou o popular Circuito de Suzuka.

Este ano, a série Forza também introduz novas formas de jogar. Após anos e anos de pedidos da comunidade e restantes fãs, que olhavam para outros jogos com alguma inveja, temos pela primeira vez ciclos de dia e noite e alterações climáticas dinâmicas. Agora é possível começar uma corrida ao pôr-do-sol e terminar ao nascer do sol, ou vice-versa, enquanto pelo meio temos um dia bonito ou uma tempestade bíblica. Infelizmente estas características parecem estar limitadas apenas a uma porção das pistas, mas é um bom começo de algo que pode vir a ser atualizado no futuro.

Todavia, são as alterações do dia e das condições climatéricas que tornam Forza 7 especial. Graças aos visuais lindíssimos do jogo, com resolução nativa de 1080p na Xbox One (e até 4K no PC e na Xbox One X) e com uma estabilidade que roça a perfeição (60fps), conduzir carros altamente detalhados no meio de uma tempestade com relâmpagos a estoirar e as luzes dos nossos adversários a brilhar entre a chuva pode tornar-se numa experiência extremamente épica. Especialmente se tivermos em conta o comportamento do nosso carro em condições tão agressivas.

Estas funcionalidades podem ser alteradas manualmente ou podem ser dinâmicas, tornando o jogo mais emocionante, e obrigando-nos a puxar pela cabeça de modo a criar estratégias durante campeonatos.

Também pela primeira vez vamos poder ver os nossos pilotos fora do carro, escolher o seu género e a fatiota. Não é nada que altere o jogo, mas dá-lhe um toque extra de personalização, especialmente no online.

Forza Motorsport 7Forza Motorsport 7

Mas isto não é tudo. Forza 7 volta mais uma vez a dar uso da criatividade dos jogadores com um modo de fotografia e do Forzavista.

O Forzavista foi um modo introduzido em Forza 4 que permitia que o jogador pudesse olhar para os seus carros em grande detalhe abrindo portas e capots, espreitando entre as jantes e até entrando no carro e ligando o seu motor. Desde então, passámos de 25 carros para os mais de 700. Este modo não só acrescenta mais opções aos fãs de carros, como ainda alimenta a criatividade dos malucos pela fotografia que poderão dar uso deste modo para fazerem as experiências que quiserem. Ou simplesmente partilhar no Instagram o seu último Ferrari modificado.

Todas estas possibilidades de alterar os nossos carros, o nosso piloto, o numero de assistências e as condições de jogo tornam a experiência diferente sempre que pegamos no comando. Também tornam Forza 7 num jogo único de pessoa para pessoa, graças às capacidades de personalização e de partilha.

Não é, no entanto, um jogo perfeito. Mais uma vez, a produtora pretende aumentar o leque de oferta do jogo através de conteúdos pagos, seja através de DLCs a sair durante o próximo semestre ou pelas caixas de bónus vendidas dentro do jogo que nos ajudam na progressão. Também de lamentar são os inexplicáveis tempos de carregamento antes de cada prova, apresentando-se exageradamente longos, e que podem tirar a vontade de jogar para quem quer uma corrida rápida.

A versão PC, para já, também apresenta alguns problemas de otimização e de aquisição pela Windows Store, algo que uma atualização poderá resolver.

No fim do dia, Forza 7 é um excelente jogo.  comLindo de morrer, cheio de emoções fortes e carros espetaculares, é um jogo feito para todo o tipo de jogadores. E com conteúdo que nunca mais acaba.

Forza Motorsport 7 está disponível para PC, Xbox One e Xbox One X e encontra-se à venda três edições:

Forza Motorsport 7 Standard

Forza Motorsport 7 Deluxe Edition

Forza Motorsport 7 Ultimate Edition

O jogo foi cedido para análise pela Microsoft.

[amazon_link asins=’B07219WHDJ,B0742LW5Z2,B0721C1FN3,B071X43F6R,B071GKV1DL’ template=’ProductCarousel’ store=’echboo-21′ marketplace=’ES’ link_id=’b3b4b629-4651-11e8-ae5a-1bc5b8f629d7′]


 

Deixar uma resposta

Também pode interessar

O Echo Boomer utiliza cookies para dar a melhor experiência possível aos nossos leitores. Aceitar Ler mais

%d bloggers like this: