A Rússia pode estar a preparar a sua própria consola

- Publicidade -

Xbox, PlayStation e Nintendo já não operam oficialmente em território russo.

Com o atual conflito entre a Rússia e a Ucrânia, da qual a Rússia invadiu território ucraniano, foram muitas as multinacionais que se fecharam ao país do presidente com complexo de ditador, incluindo companhias de videojogos como a Microsoft (Xbox), Sony (PlayStation), Nintendo, EA, entre outras.

Por causa disso, o suporte oficial de jogos e hardware na Rússia tornou-se inexistente e, aparentemente, para Vladimir Putin, surge uma oportunidade: a de criar a sua própria consola.

De acordo com o jornal de propaganda russo RT, Putin ordenou o processo de pesquisa e de desenvolvimento dos “custos e requisitos para organizar a produção de consolas estacionárias e portáteis na Rússia”.

De acordo com a fonte, esta ordem tem prazo até dia 15 de junho de 2024 e inclui também formas de desenvolver um sistema operativo e de serviços de Cloud para entregar jogos aos utilizadores russos.

Já o portal PC Mag afirma que este projeto de expansão da indústria de videojogos na Rússia estará a cargo da companhia detentora da rede social russa VKontakte, que atualmente não tem alegadamente acesso a componentes para a criação do hardware pedido para o projeto – dado que “os Estados Unidos estão a bloquear a importação” de chips avançados, ou acesso a um ecossistema de engenheiros e produtores capazes.

A mesma fonte refere também que, para atingir os seus objetivos, criar um projeto destes de raiz, ao nível do que a PlayStation e a Xbox oferecem, poderá demorar cerca de uma década.

Esta é mais uma forma que a Rússia procura para se autossustentar, também a nível cultural, agora que o mundo lhe fecha cada vez mais as portas.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados