Com os Cartões de Jogo Virtuais, os jogadores poderão emprestar jogos digitais na Nintendo Switch e na futura Nintendo Switch 2.
Durante a mais recente Nintendo Direct, a Nintendo anunciou os Cartões de Jogo Virtuais, uma nova funcionalidade que permitirá aos jogadores emprestar jogos digitais a amigos por um tempo limitado, alterando a forma como os títulos digitais podem ser partilhados no ecossistema Nintendo Switch.
De acordo com a Nintendo, o processo será semelhante ao empréstimo de jogos físicos, no qual um jogador retira o seu cartão de jogo da sua Nintendo Switch e o segundo jogador acede ao jogo introduzindo-o na sua. Com uma atualização de software, os jogadores, com a sua biblioteca digital, poderão, em breve, fazer algo semelhante com os seus jogos, enviando uma licença temporária da sua cópia ao jogador a emprestar.
A Nintendo mostra o processo através do vídeo de apresentação, onde revela também um novo menu de organização de jogos para os “Virtual Game Cards”, pelo que será possível fazer gestão dos jogos e perceber quais foram, ou não, emprestados.
Ao serem emprestados a outro jogador, com a sua própria consola, o jogo só ficará ativo na consola a quem o jogo foi emprestado. No entanto, essa transferência de licença será temporária, com um limite máximo de 14 dias. Após esse período, a licença expira e o jogo regressará automaticamente à biblioteca do seu dono.
Outra limitação de segurança para este empréstimo é que é necessário um emparelhamento local entre as duas consolas, pelo menos na primeira vez que trocam de jogo; uma limitação que irá certamente impedir que amigos online emprestem os seus jogos entre si.
Esta novidade tem lançamento previsto no final de abril e ficará também disponível em sistemas Nintendo Switch 2.