A sucessora da galardoada EOS M50.
A vontade global de criar, partilhar e ver conteúdo no Instagram, YouTube e Twitch não dá quaisquer sinais de abrandar e as pessoas dedicam cada vez mais tempo a explorar hobbies e a aprender novas habilidades. Na Europa, entre o terceiro trimestre de 2019 e o segundo trimestre de 2020, o TikTok registou um aumento de 93% na sua utilização mensal por parte de pessoas com idades registadas entre os 16 e os 64 anos.
Bom, ainda que isto se explique largamente devido à pandemia, com os respetivos confinamentos a provocarem um aumento no uso desta rede social, uma coisa parece certa: o TikTok veio para ficar. E tendo isto em conta, a Canon acaba de apresentar uma nova câmara dedicada a que faz conteúdos para as redes sociais.
Sendo a sucessora da galardoada EOS M50, a EOS M50 Mark II é uma câmara mirrorless pequena, mas poderosa, que promete facilitar mais do que nunca todo o processo entre o disparo das fotos e o carregamento dos ficheiros.
Capaz de captar cenários e vídeos verticais em 4K ou de realizar livestreams em Full HD diretamente para o YouTube, esta câmara permite aos criadores elevar o nível do seu conteúdo. Com uma entrada de microfone de 3.5mm e saídas limpas de HDMI e USB, possui todas as entradas e saídas de que um criador de conteúdo pode necessitar. Já o seu corpo é compacto, o ecrã é, naturalmente, tátil, de ângulo variável, e tem compatibilidade com uma variedade de objetivas Canon.
Com a sua saída limpa de HDMI, os utilizadores podem criar live streams de aspecto profissional e, graças ao EOS Webcam Utility Software (gratuito), têm a possibilidade de realizar streams casuais na Twitch ou videochamadas de qualidade com família e amigos. No que toca à conectividade móvel, surge melhorada graças à aplicação Canon Camera Connect, permitindo o controlo a partir de um dispositivo móvel com recurso ao Wi-Fi e Bluetooth.
Qualquer que seja o estilo ou necessidades, graças ao microfone integrado, esta câmara pode ser facilmente transportada para qualquer lugar ou até montada num gimbal, oferecendo flexibilidade aos utilizadores. Seja à frente ou atrás da câmara, o ecrã tátil de ângulo variável e o visor eletrónico (EVF) responsivo também permitem disparar em qualquer situação.
A EOS M50 Mark II permite aos criadores de conteúdo utilizar as gamas de objetivas EF-M e EF da Canon com um adaptador de encaixe, incluindo uma objetiva grande angular perfeita para vlogging, ou uma objetiva com profundidade de campo pequena para conseguir as selfies mais perfeitas.
A velocidade da câmara, o sensor APS-C de 24.1 megapixels e os modos Inteligente Auto e Deteção de Olhos também oferecem uma vantagem fotográfica aos criadores de conteúdo, pois possibilitam a captação de imagens nítidas que chamam a atenção de quem faz scroll nas redes sociais.
Resta falar no preço e disponibilidade. A Canon EOS M50 Mark II estará disponível a partir do final de março de 2021, mas já pode ser pré-reservada. O preço? 869€.