Análise – Energy Sistem Smart Speaker 7

- Publicidade -

Uma coluna que serve na perfeição para festas… quando usada em volumes elevados.

Energy Sistem Smart Speaker 7

A Energy Sistem é uma marca espanhola dedicada a tecnologia relacionada com o áudio, tendo recentemente alargou a sua gama da produtos à área dos smart speakers (com quatro ofertas distintas). Estes vêm com a Alexa integrada (a assistente da Amazon), sendo este modelo testado, o Smart Speaker 7, é o mais “poderoso” da linha a nível sonoro.

Numa altura em que é cada vez mais comum controlar praticamente tudo o que temos em casa através do smartphone, os smart speakers são uma peça fundamental na mobília, cujo AI de assistente de voz traz mil e uma funcionalidades que nos facilitam, e muito, a vida. Isto aliado ao facto de serem um elemento de decoração, logo o aspeto é importante, e nisso a Energy Sistem não falha.

Características

A coluna Smart Speaker 7 está equipada com sistema de som estéreo 2.0, 40W de potência (2x20W full range e 1x5W de tweeter), bass reflex, resposta em frequência 30Hz ~ 19KHz, distorção harmónica total inferior a 1% e relação entre sinal e ruído superior a 90dB.

A conectividade pode ser feita através de Bluetooth classe 2, com 2,4GHz de frequência, potência de sinal <20dBm e raio de alcance até 30m em campo aberto (porque dentro de casa não é bem assim). Também é possível conectar através de Wi-Fi, cuja frequência e potência de sinal é semelhante.

É compatível com sistemas de áudio sem fios como o Airplay, o DLNA e o Spotify Connect. A conectividade por Wi-Fi está equipada com tecnologia multiroom, de forma a possibilitar o emparelhamento de vários dispositivos da marca em uníssono, entre os quais: Energy Multiroom Portable Wi-Fi; Energy Multiroom Tower Wi-Fi; Energy Smart Speaker 3 Talk; Energy Smart Speaker 5 Home; e Energy Smart Speaker 7 Tower.

Esta coluna não tem bateria, logo só funciona ligada à corrente, cujo cabo tem 1,5m de comprimento e o consumo médio de eletricidade é de 3Wh (podendo chegar aos 17Wh no máximo). Tem entrada para mini-jack de 3,5mm, mas não tem para cabo ótico. Para além disso, traz um telecomando com alcance até 10 metros e tem leitor de microSD até 128Gb.

Energy Sistem Smart Speaker 7

Design

A nível de design há pouco a apontar, sendo que o aspeto é um dos pontos mais fortes da Energy Sistem. Esta coluna não é exceção à regra, apresentando um design simplista em forma de paralelepípedo e cores leves que dão com tudo. A caixa é em madeira de cor branca e, a tapar os altifalantes, tem uma folha de pano cinzento azulado (tom de pastel). No topo, tem um painel com um led circundante cuja cor varia conforme a interação e vários botões de controlo (também representados no telecomando que vem com a coluna). Já na parte traseira da coluna é onde se encontram todas as entradas e botão de ligar/desligar a mesma, o que favorece a estética da Smart Speaker 7. O resto da linha de smart speakers da Energy Sistem segue o mesmo esquema de cores desta, logo, não fica a destoar caso tenham mais do que um dispositivo no mesmo espaço.

A única coisa que mudaria era mesmo o tipo de contacto dos botões no topo da coluna, visto que não são nada ergonómicos e a interação com eles não é prazerosa. É um pormenor irrelevante a nível de design, mas, a nível funcional, não é o tipo de botão mais agradável.

Funcionalidades

Potenciada pela Alexa, esta coluna de 40W não tem problemas em atingir um bom volume. É fácil recorrer à assistente da Amazon, seja através do botão no topo da coluna, no telecomando ou no smartphone e pedir de tudo: reproduzir determinada música, consultar tarefas da agenda, saber qual o tempo de forma a decidir o que vestir, criar rotinas ou definir alarmes, entre muitas outras skills que podem ser adicionadas através da app Amazon Alexa.

É possível reproduzir música via Bluetooth ou recorrendo ao Wi-Fi para criar um sistema multiroom com outras colunas compatíveis, graças à sua transversalidade de conectividade. O curioso é que tanto a ligação por Bluetooth como por WI-FI é bloqueada à aplicação em uso e não ao dispositivo, sendo possível estar a transmitir música do Spotify para a coluna e atender chamadas ou ver vídeos noutras apps, com a emissão de som a ser feita através do smartphone.

O sistema de estéreo permite, isto caso tenham mais colunas de forma a criar o sistema de multiroom, definir que canais querem ativar em cada uma delas. Se esquerdo e direito, só direito ou só esquerdo, criando, assim, um sistema de som “surround”.

Aconselho a lerem o manual de instruções de forma a que consigam colocar tudo a funcionar como deve de ser, porque sem ele é relativamente tricky. E claro, devem mesmo usar as aplicações “Energy WI-FI” e “Amazon Alexa” para explorar mais funcionalidades à posteriori.

Para além disso, é possível reproduzir ficheiros MP3 a partir de cartões microSD e Pen/discos USB (ambos até 128GB) ou “transferir” música para a coluna através da entrada de áudio para o cabo jack de 3,5 mm – caso tenham um iPod ou MP4 parado em casa, podem voltar a dar-lhe vida.

Para alternar entre WI-FI, Bluetooth, MicroSD, USB ou entrada analógica, basta usar o botão de função no topo da coluna ou a partir desse mesmo botão no telecomando. A mudança é relativamente rápida, se bem considero que poderia ser mais imediata.

Energy Sistem Smart Speaker 7

Veredicto Final

Enquanto que, a nível de aspeto, não há nada a apontar, bem como a nível de características técnicas, o mesmo não se verifica na conectividade, dado que esta não é tão simples e intuitiva como deveria ser. Dá também a sensação que a integração da assistente Amazon Alexa não está configurada a 100%, até porque esta coluna não ativa a Alexa com a voz, só manualmente (através do telecomando).

No que toca ao som, o volume que a coluna atinge é surpreendente, com muita intensidade nos baixos e uma dispersão relativamente boa. Contudo, quando comparado com outras colunas de potência semelhante, a definição do som não é impressionante. Fica a sensação que a intensidade dos baixos acaba por abafar o som cristalino.

No fim de contas, esta coluna serve na perfeição para festas, quando usada em volumes elevados, sendo que, em espaços amplos, consegue proporcionar uma boa experiência auditiva. Em contrapartida, quando usada em espaços pequenos e com o volume mais reduzido, o facto da intensidade dos baixos não se encontrar bem balanceada (e a app para regular isso não existir para iOS) deixa um bocado a desejar. Porém, se forem fãs de baixos intensos, a Smart Speaker 7 é uma boa aposta.

Nota: Bom

Este dispositivo foi cedido para análise pela Energy Sistem.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados