Tecnologia utiliza inteligência artificial para reconhecer variedades de uva através de imagens dos cachos e bagos.
A Aveleda está a desenvolver um sistema de inteligência artificial capaz de identificar automaticamente castas de uva durante a receção na adega, numa iniciativa que poderá transformar os processos de classificação e rastreabilidade da matéria-prima no setor vitivinícola.
O projeto, que está a ser testado no centro de vinificação da empresa em Penafiel, na Região Demarcada dos Vinhos Verdes, recorre à análise de imagens dos cachos e bagos para reconhecer as diferentes variedades de uva sem necessidade de intervenção manual.
Atualmente, a identificação das castas é realizada por técnicos especializados através da observação visual. No entanto, esta tarefa pode tornar-se mais complexa quando as uvas chegam à adega sem folhas ou outros elementos que facilitem a sua distinção. A solução da Aveleda utiliza modelos de inteligência artificial capazes de analisar características como a cor, o tamanho dos bagos, a estrutura dos cachos e a textura da superfície das uvas.
Em vez de fornecer uma identificação absoluta, o sistema atribui níveis de probabilidade a cada classificação, aumentando a fiabilidade dos resultados em diferentes condições de vindima. Segundo José Carlos Fernandes, diretor de Viticultura da Aveleda, a tecnologia deverá permitir aumentar a consistência e a transparência do processo, além de criar bases para uma adega cada vez mais digitalizada.
A primeira fase do projeto já está em curso durante a vindima de 2026 e inclui a recolha de imagens, a criação de uma base de dados e o desenvolvimento dos primeiros modelos de inteligência artificial. Os resultados obtidos serão comparados com as avaliações realizadas por especialistas para medir a precisão do sistema.
A nova ferramenta integra-se num programa mais amplo de digitalização da receção de uvas, permitindo associar automaticamente informações como castas, datas, horários e histórico de entregas, reforçando a rastreabilidade ao longo de todo o processo produtivo. O desenvolvimento conta com recursos internos da Aveleda e com a colaboração das empresas Pendão & Prior, especializada em fotografia e iluminação, e da Splnet, dedicada ao desenvolvimento de soluções de inteligência artificial.
