Com um ambiente intimista e requintado, o IKEDA pretende ser uma extensão de Japão no Porto, apostando no conceito Izakaya, que é um tipo de bar japonês.
O IKEDA está dividido em quatro espaços: o balcão Kicchin, onde os clientes podem acompanhar de perto os chefs; o lounge Niwa, ideal para um cocktail antes da refeição, com lugar sentado para 20 pessoas; a sala privada Minka, onde um grupo de até 10 clientes pode viver uma verdadeira experiência japonesa, com um sushiman exclusivo para esse serviço e numa mesa baixa onde será necessário retirar o calçado; e ainda a sala IMA, um amplo e agradável espaço para 44 clientes, num ambiente decorado com 3000 origamis.
Estivemos no IKEDA e começámos a nossa experiência a provar uma Sangria de vinagre balsâmico com canela e pepino. Foi uma ótima combinação para o menu que se seguiu, uma vez que o gosto é suave e fresco, ficando ligeiros aromas a pepino na boca, permitindo “cortar” o sabor das peças provadas.
A carta de bebidas é extensa e conta com os tradicionais vinhos branco, verde, maduro, rosé, refrigerantes, chás frios, cervejas, gin’s, whisky japonês e diversos cocktails, todos eles com toques japoneses.
A lista de entradas conta com Sopa de soja, Arroz salteado, Grãos de soja, Salada de pepino laminado e Raviolis de frango e legumes. Depois seguem-se os pratos frios, entre eles o Maguro Tataki, que são fatias de atum braseado com molho miso picante, cebolinho e sésamo; o Chirashi, composto por 12 fatias de sashimi variado em arroz, ovas e algas; e Tártaro de salmão, composto por salmão picado com mostarda, kizami, cebolinho, caviar e gema de ovo de codorniz no topo. É uma combinação diferente do habitual, uma vez que o sabor do salmão perde destaque para a gema de ovo, o que poderá não ser do gosto de todos.
Provámos ainda Sashimi de lírio com caviar e kizami com aroma a lima e o Soft Shell Crab, que consiste num enrolado de salmão, arroz, tempura de caranguejo de casca mole, maionese picante, alho francês, sementes de sésamo e ovas tobiko, uma combinação fabulosa! Em todas as peças, destaca-se a qualidade das algas utilizadas: bem secas e estaladiças.
Destaca-se, também, o Rainbow (enrolado em arroz, salmão, atum, peixe branco, tempura de camarão, maionese e ovas), e diversos uramakis, como o Ebiten ou o famoso Califórnia.
Experimentámos ainda um bem apresentado Free-Style de 10 peças (cinco combinações diferentes) de variados sabores, degustámos Nigiris de enguia e ainda provámos o Nigiri Wagyu com Foie Gras (tendo sido apresentado como uma das melhores peças da casa), mas não ficámos muito fãs dada a quantidade de cebola que tinha.
Para terminar, nada melhor que uma Tarte de lima, com sabor intenso como se quer, e que veio bem acompanhada de frutos silvestres e uma rodela de lima, além de um delicioso Fondant de chocolate com cobertura de caramelo salgado, acompanhado de gelado Dashi.
Há ainda como opção a Panna cotta de matcha, Tiramisu, Gelado de sake, Yuzo ou então fruta laminada.
O IKEDA está situado no Porto, na Rua do Campo Alegre nº 416, e está aberto de terça a domingo ao almoço das 12h30 às 15h, das 20h às 23h de terça a quinta e domingos e até às 24h nas sextas e sábados.