A promessa da Sodastream Art passa por transformar água corrente em água com gás, ou num refrigerante, em apenas alguns segundos.
Em julho, a Sodastream realizou um evento em Lisboa, que serviu para apresentar alguns novos produtos. Entre as novidades apresentadas, destacam-se algumas que visam fortalecer a presença da marca no mercado português e alinhar-se com as novas tendências. Assim, a empresa, que pertence ao Grupo PepsiCo, anunciou que tinha desenvolvido uma fórmula “para criar em casa o refrigerante preferido”, seja ele Pepsi, 7UP ou Mirinda.
Nesse evento, tivemos a oportunidade de testar algumas dessas novidades, mas a curiosidade em testar todo o potencial só foi respondida num contexto mais familiar, com a Sodastream Art – uma das várias máquinas da marca que permite transformar, em segundos, água simples em água com gás, ou num dos refrigerantes à nossa escolha.
Começo por destacar a incrível facilidade de utilização da Sodastream Art. Tudo o que é necessário fazer é encher a garrafa com água e ligá-la à máquina. Com esta máquina, é possível tornar água simples em água fresca, ou em água com gás, em apenas alguns segundos, sem necessidade de comprar outras bebidas do género mais caras. A máquina foi projetada a pensar nas cozinhas modernas, apresentando a tecnologia Quick Connect para a inserção rápida e fácil do cilindro de CO2.
Como começar a utilizar a Sodastream Art?
Antes de se começar a criar bebidas gaseificadas, é importante garantir que o cilindro de gás CO2 está corretamente ligado ao dispositivo. Este cilindro é responsável por adicionar a carbonização que cria aquelas bolhas refrescantes das bebidas. Assim que o gás CO2 acabar, é necessário garantir que o cilindro seja recarregado, ou substituído, para continuar a produzir mais bebida gaseificada. Felizmente, trocar o cilindro vazio por um cheio é bastante simples, através de compra online ou em lojas como o Auchan. Algo que facilita imenso na manutenção.
O uso da SodaStream Art passa apenas pelo processo de encher a garrafa de carbonização com água fria até à linha de enchimento, garantindo que não se adiciona mais nada. Depois, basta inserir a garrafa na máquina e pressionar a sua manivela para atingir o nível de efervescência desejado – uma pressão para efervescência leve, duas para média e três para forte. Ao atingir o nível de carbonização perfeito, basta remover a garrafa com cuidado e aproveitar a “nova” bebida! Com um processo tão fácil e personalizável, terão água com gás para qualquer ocasião em pouco tempo. Contudo, para qualquer dos refrigerantes, a empresa recomenda três pressões de efervescência.
Após a criação da água com gás, é possível adicionar um xarope com um sabor favorito, ou apenas apreciar a água com gás. No meu caso, aprecio a conveniência e a rapidez de todo o processo, especialmente quando estou com pressa ou preciso de me hidratar.
Uma preocupação que algumas pessoas podem ter é relativamente à segurança de utilizar uma máquina de carbonização em casa. No entanto, a Sodastream possui recursos de segurança para evitar uma carbonização excessiva ou quaisquer acidentes que possam resultar desse descuido. E a verdade é que basta seguir as instruções de forma cuidadosa e utilizar a máquina de forma correta.
Para a sua utilização, a Sodastream oferece uma vasta gama de sabores de refrigerante. Ao longo do meu tempo com a máquina, testei três das opções disponíveis, Pepsi, 7UP e Mirinda, e todas ofereceram um sabor muito próximo dos originais. Para os utilizadores mais preocupados com os níveis de açucar presentes nessas bebidas, a marca também oferece as variantes zero. Para além destas soluções, e apesar de não ter experimentado, a empresa também disponibiliza concentrado para água tónica. Cada embalagem do concentrado custa cerca de 7€ com capacidade de 440 ml, que prometem ser suficientes para produzir até 9 litros de bebida.
A Sodastream Art foi uma verdadeira revolução para mim e, como tal, só posso recomendar a quem for fã deste tipo de bebidas e tiver curiosidade em experimentar uma máquina destas. Para quem estiver à procura de uma alternativa mais saudável e ecológica aos refrigerantes comprados em lojas, a Sodastream é uma excelente escolha. Para além da sua facilidade de usar, considero também que é uma solução bastante económica, já que permite poupar a longo prazo, e a oferta de uma variedade de sabores é, neste momento, suficiente para satisfazer as minhas preferências.
Este dispositivo foi cedido para análise pela Sodastream Art.