O primeiro State of Play de 2024 trouxe-nos confirmações para 2025

- Publicidade -

Death Stranding 2: On The Beach foi o grande destaque da transmissão.

Chegámos ao fim de janeiro de barriga cheia no que toca a novidades de videojogos. Depois da Xbox revelar alguns dos seus pratos principais para 2024, a PlayStation chegou-se à frente com novidades para este ano e para o futuro.

Ao longo de 40 minutos neste primeiro State of Play de 2024, mais de uma dezena de jogos foram apresentados, alguns completamente novos e outros em estilo de atualização e de olhares mais aprofundados. Mas, agora, vamos aos destaques.

Death Stranding 2: On the Beach tem lançamento em 2025

A sequela de Death Stranding foi o que mais tempo ocupou no mais recente State of Play, ou não fosse este um jogo e trailer de Hideo Kojima.

Ao longo de 10 minutos, os fãs e curiosos puderam admirar a confusa e misteriosa premissa do jogo e puderam também a questionar tudo o que viam. Desde cameos inesperados como o de George Miller (realizador de Mad Max), passando por gatos com asas e tentáculos em vez de língua, uma marioneta com vida, ou batalhas entre ciborgues ninja.

O trailer apresentou três grandes e importantes novidades. O nome do jogo que se confirma Death Stranding 2: On the Beach; a confirmação de que mecanicamente será semelhante ao primeiro jogo, focado em entregas e viagens; e uma janela de lançamento, para 2025.

No fim da transmissão, Hideo Kojima revelou também planos para depois de Death Stranding 2: On the Beach, onde irá trazer o género da ação e espionagem aos seus projetos, com um jogo completamente novo e ambicioso que promete ser a culminação de tudo o que criou até à data. Terá o nome de código PHYSINT e será uma colaboração entre a Kojima Productions e a PlayStation Studios.

Dave the Diver mergulha na PlayStation e traz consigo Godzilla

O aclamado jogo indie da Mintrocket (que afinal não é bem um jogo indie), Dave the Diver, salta do PC e Nintendo Switch para as consolas PlayStation 4 e PlayStation 5.

A confirmação do jogo no ecossistema PlayStation foi acompanhada da revelação de um novo conteúdo adicional e gratuito, que chegará em maio, um mês depois deste novo lançamento. Chama-se Godzilla DLC – King of the Monsters e, acertaram, irá levar Godzilla às até à baia e profundezas de Blue Hole, o mundo de Dave the Diver.

Dragons Dogma 2 revela uma nova classe

Após uma década de espera, Dragons Dogma 2 está muito próximo e foi um dos destaques do State of Play. Neste novo olhar ao jogo, a Capcom revelou uma nova classe, ou vocação, o Warfarer.

Trata-se de um tipo de personagem, cujas habilidades são exclusivas ao protagonista do jogo, o Arisen, que será capaz de usar todo o tipo de armas e de aprender as habilidades básicas das outras vocações. É, de acordo com a Capcom, a “vocação derradeira”, uma vez que se pode especializar num pouco de tudo.

Apesar disso, o Warfarer sacrificará certas qualidades, com níveis de habilidade mais baixos e um número de poderes e de armas mais limitado, dando ao jogador a oportunidade de gerir o que é melhor para as suas aventuras.

O trailer revela também outros elementos da mitologia do jogo e volta a lembrar-nos do seu lançamento, já no dia 22 de março.

Judas recebe trailer de história

Ken Levine, o lendário produtor de sagas como System Shock e Bioshock, está de regresso com uma nova aventura que parece mesmo uma sequela espiritual dos seus projetos anteriores.

Judas foi revelado há um ano com a promessa de sair em 2025 e, com o mais recente trailer, assim se mantém. A grande diferença é que, desta vez, a Ghost Story Games revela um pouco mais da sua premissa.

Em Judas, voltamos até uma cidade embrenhada em caos, no espaço. Em Mayflower, os habitantes são treinados para espiar e duvidar uns nos outros, e as máquinas controlam todos os aspetos da sociedade. Uma receita perfeita para a desgraça, especialmente se formos o catalisador para a revolução.

Judas não tem data de lançamento, mas está em desenvolvimento apara a PlayStation 5.

Metro Awakening revelado para o PlayStation VR2

O PlayStation VR2 não tem tido o suporte merecido, mas talvez as coisas mudem com a nova aposta da DeepSilver para a plataforma de realidade virtual da PlayStation 5.

No State of Play tivemos o primeiro olhar para Metro Awakening, um novo jogo da icónica saga de ação e sobrevivência em ambiente soviético pós-apocalíptico, que promete uma imersão nunca antes vista na série.

Trata-se, como é obvio, de uma aposta na primeira pessoa, com foco na exploração e combate, que tirará partido de todas as capacidades do PlayStation VR2, e terá lançamento numa data a anunciar, ainda este ano.

Rise of Ronin recebe um olhar aprofundado ao combate e às escolhas do jogador

A Team Ninja regressa já em março com uma nova aposta um pouco diferente de tudo o resto.

Os mestres da ação, que nos trouxeram Nioh, Wo Long: Fallen Dynasty e Ninja Gaiden, apostam agora num jogo de ação num mundo mais aberto que, à primeira vista, pode enganar os mais casuais com as semelhanças a Ghost of Tsushima. Felizmente, o novo olhar a Rise of Ronin mostra o quão diferente pode ser.

O trailer apresenta-nos um mundo mais recente, numa era de conflitos no final do século 19, onde o jogador tem ao seu dispor um leque de gadgets e de oportunidades para navegar no mapa, seja pelos telhados de edifícios com recurso a um gancho, a cavalo ou, até, pendurado num glider.

Outro destaque do trailer vai para o combate descrito como “luta como um ronin”, usando não apenas uma catana, mas um leque de armas como lança-chamas, pistolas, espingardas e baionetas, que terão que ser usadas em combos de ataque e defesa em intensos combates 1vs1.

Por fim, o trailer também nos deixa espreitar um pouco a história, com foco nas decisões do jogador durante a sua aventura, como por exemplo que relações criar e que fações ajudar, que podem mudar o curso da narrativa.

Rise of Ronin tem lançamento a 22 de março em exclusivo na PlayStation 5.

Silent Hill 2 com novo trailer de jogabilidade e um spin-off novo já disponível e gratuito

A Konami levou Silent Hill ao State of Play com duas novidades. A primeira trata-se de um novo jogo da série, Silent Hill: The Short Message, que foi imediatamente lançado na PlayStation Store de forma gratuita.

Silent Hill: The Short Message é um jogo completo, mas também é descrito como uma “experiência” que fará com que os fãs se recordem imediatamente de P.T., o jogo cancelado de Hideo Kojima, pela sua perspetiva na primeira pessoa e pela exploração de corredores assustadores.

A segunda novidade é o primeiro olhar à jogabilidade do remake de Silent Hill 2, a cargo da produtora Bloober Team. Como seria de esperar, o jogo apresenta-se na terceira pessoa, com a promessa de ser fiel ao jogo original. Infelizmente, não ficámos a conhecer ainda a sua data de lançamento.

Sonic x Shadow Generations revelado

Sonic e Shadow estão de regresso com a remasterização de um dos jogos mais celebres de Sonic dos últimos anos.

A SEGA revelou a remasterização de Sonic Generations, agora chamado Sonic x Shadow Generations, que inclui uma expansão completamente nova, dedicada à infame “sombra” do ouriço azul.

Sonic x Shadow Generations será, então, uma versão atualizada de Sonic Generations, com novos níveis, novas histórias e com Shadow enquanto personagem jogável.

Tem lançamento no final do ano.

Stellar Blade com lançamento a 26 de abril

Enquanto a Square Enix não nos traz mais um Nier, a Shift Up parece querer entregar-nos uma espécie de sucessor espiritual de Nier Automata com Stellar Blade, um jogo passado num mundo sci-fi pós-apocalíptico, ao controlo de uma personagem sensual e extremamente ágil, que desce de uma colónia nos céus, para salvar a terra de ameaças robóticas.

Stellar Blade teve direito a um extenso novo olhar, onde os curiosos puderam conhecer a premissa do jogo, algumas personagens, localizações, inimigos e até alguns desbloqueios ao longo da aventura, onde se destacam fatos e habilidades para Eve, a protagonista.

Mais importante, no entanto, foi ficarmos a conhecer a data de lançamento de Stellar Blade, que não está muito distante e que será a 26 de abril, na PlayStation 5.

Until Dawn recebe uma remasterização

Until Dawn teve um regresso estranho e espontâneo em 2024. Primeiro ficámos a saber que o jogo da Supermassive Games vai ter direito a uma remasterização no PC e PlayStation 5.

Agora a cargo da Ballistic Moon, esta versão aumentada do jogo originalmente lançado na PlayStation 4 será recriada no Unreal Engine 5, com melhorias a nível de animações, modelos, texturas e outros visuais que prometem tornar a experiência ainda mais cinemática.

Until Dawn para PC e PlayStation 5 terá re-lançamento ainda em 2024.

Estas foram apenas algumas das novidades do State of Play, que poderá ser assistido na íntegra aqui em baixo.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados